Desenvolvimento Front-end

O que é Electron?

Veja neste artigo o que é o Electron.

há 3 anos 11 meses

Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conheça a formação em detalhes

Sabemos que o JavaScript é uma das principais linguagens de desenvolvimento do mundo, porém, muitos acreditam que só é possível desenvolver aplicação web e mobile com esta tecnologia. Pensando nisso, a equipe do Github lançou o Electron, uma tecnologia que permite a criação de aplicações desktop utilizando tecnologias web (HTML, CSS e JS).

O que é o Electron

O Electron é um framework de código aberto para desenvolvimento de aplicações desktop utilizando tecnologias web (HTML, CSS e JS). Originalmente criado por Cheng Zhao, é atualmente mantido pela equipe de desenvolvimento do Github e por toda a comunidade.

Atualmente na versão 4.0, e mantido sob a licença MIT, o Electron permite a criação de aplicações multiplataforma (Windows, macOS e Linux) utilizando uma mesma tecnologia e com interfaces nativas. Por utilizar JavaScript, possui diversos adeptos pelo mundo, já que esta linguagem é amplamente utilizada.

Electron - Criação de aplicações desktop
Curso Electron - Criação de aplicações desktop
Conhecer o curso

Principais vantagens

Dentre diversas vantagens do uso do Electron, podemos citar como principais as seguintes:

  • Multiplataforma: O app desenvolvido com Electron poderá ser executado em Windows, macOS ou Linux;
  • Open source: O Electron é desenvolvido pela equipe do Github e mantido pela comunidade, tendo seu código-fonte totalmente aberto;
  • Instaladores: Com o Electron, podemos criar instaladores personalizados para as aplicações;
  • Tecnologias web: Com o Electron, criamos aplicações utilizando HTML, CSS e JS, tecnologias bem difundidas e utilizadas por vários desenvolvedores;
  • Interfaces nativas: Com o Electron, podemos criar interfaces que se adaptem ao sistema operacional que está executando o software.

Principais aplicações

O Electron é muito utilizado no mercado. Diversas são as empresas que utilizam esta tecnologia para desenvolver suas aplicações Desktop.

JavaScript Básico
Curso JavaScript Básico
Conhecer o curso

Dentre estas diversas empresas, podemos citar as seguintes:

  • Slack: Um dos principais serviços de chat do mundo. Feito especialmente para comunicação entre times de diversos segmentos;
  • Visual Studio Code: Um dos principais editores de textos utilizado para criação de aplicações web. Criado pela Microsoft, o VSCode é tão completo que é constantemente confundido com uma IDE;
  • Hyper: Interface de terminal para substituir o prompt de comandos ou o terminal do macOS e Linux;
  • Insomnia: Aplicativo para testes de APIs RESTful;
  • Atom.io: Editor de textos utilizado para criação de aplicações web desenvolvido pelo Github. É, atualmente, um dos projetos com maior número de contribuidores da comunidade;
  • Discord: Um dos principais chats do mundo. Muito utilizado por jogadores de jogos eletrônicos para se comunicar durante as partidas.

Acessibilidade - Criando Interfaces  e Conteúdos Acessíveis
Curso Acessibilidade - Criando Interfaces e Conteúdos Acessíveis
Conhecer o curso

Podemos concluir que…

Com o Electron, é possível desenvolver qualquer tipo de aplicação desktop, desde um chat para comunicação até um substituto para o prompt de comandos o Windows, utilizando tecnologias web (HTML, CSS e JS), tornando uma ótima opção para desenvolvedores que já possuem conhecimento em tecnologias web e desejam desenvolver aplicações desktop.

Desenvolvedor Especialista Front-end
Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos