Python Django

O que é Django?

Neste artigo conheceremos o que é Django, principal framework Python para desenvolvimento web.

há 5 anos 3 dias

Formação Desenvolvedor Python
Conheça a formação em detalhes

O Django é um framework gratuito e de código aberto escrito em Python para desenvolvimento web. Sua utilização permite a construção de aplicações web de alto desempenho.

O que é um Framework?

O framework é um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações, e sem dúvida, sua utilização poupa tempo e custos para quem utiliza, pois de forma mais básica, é um conjunto de bibliotecas utilizadas para criar uma base onde as aplicações são construídas, um otimizador de recursos. Tem como principal objetivo resolver problemas recorrentes com uma abordagem mais genérica. Ele permite ao desenvolvedor focar nos “problemas” da aplicação, não na arquitetura e configurações.

História do Django

Lançado em 2005 sob a licença BSD (de código aberto), o Django foi desenvolvido inicialmente como um sistema de gerenciamento de um site jornalístico. Tem como seus co-criadores os desenvolvedores Adrian Holovaty e Simon Willison. A escolha do nome “Django” foi inspirado no músico de jazz Django Reinhardt, considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos. \o/

Padrão MTV

O Django utiliza o padrão de projeto MTV (Model, Template e View), que é basicamente:

Model: Onde acontece toda interação com o banco de dados;

Template: Onde acontece a renderização dos dados para uma visualização mais intuitiva, em outras palavras, a interação do usuário com o site em Django;

E a View: Lógica sobre os dados. A camada responsável pelas regras de negócio do sistema Django.

Fluxograma padrão MTV

Por ser popular, o Django possui uma grande comunidade de desenvolvedores. Com isso, fica muito mais fácil encontrar materiais de estudo e programadores dispostos a se ajudarem.

Utiliza o princípio Don´t Repeat Yourself ou simplesmente DRY, permitindo que as aplicações sejam desenvolvidas com a maior quantidade de aproveitamento de código possível.

Concluindo:

Com isso, vimos algumas das principais características do Django, o que o torna um framework muito utilizado e que, com certeza, você deve levar em consideração quando iniciar um projeto. =)

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos