Python Django

Configurando ambiente de desenvolvimento Django no macOS

Veja neste artigo como configurar seu ambiente de desenvolvimento macOS para desenvolvimento rest com Django.

há 2 anos 11 meses

Formação Desenvolvedor Python
Conheça a formação em detalhes

A configuração do ambiente de desenvolvimento consiste na instalação de quatro ferramentas:

  • O Python, linguagem responsável pela execução do código;
  • Visual Studio Code, editor de código para desenvolvimento em diversas linguagens, incluindo o Python;
  • Insomnia, cliente HTTP para testar nossas requisições.

Instalação do Python

O processo de instalação do Python é bem simples. Basicamente, você deverá baixar seu instalador no próprio site da linguagem e seguir os passos descritos no vídeo abaixo:

Ao final do processo, o Python já se encontra instalado em sua máquina e já estamos prontos para criar scripts com a linguagem o/

Python - Fundamentos
Curso Python - Fundamentos
Conhecer o curso

Instalação do VSCode

Realize o download do instalador do VS Code, uma vez feito o download basta abrir o instalador e copiar o VS Code para a pasta applications do seu MacOS.

Depois que o VS Code estiver instalado em sua máquina iremos precisar adicionar uma extensão para adicionar um maior suporte para a linguagem Python, para realizar esse processo abra o VS Code e vá no menu de extensões que fica localizado na barra lateral esqeurda, ou, preciosnado o atalho Ctrl + Shift + X.

Com o menu de extensções aberto, você irá pesquisar pelo termo Python e então realizar a instalação da extensão de mesmo nome desenvolvida pela Microsoft.

Extensão do Python para o VS Code

Feito isso, o VS Code já estará instalado e pronto para ser usado no desenvolvimento de aplicações Python.

Instalação do Insomnia

Seguindo a mesma lógica do Python e do PyCharm, a instalação do Insomnia é bem simples. Seu download pode ser feito na própria página da ferramenta e a instalação pode ser vista no vídeo abaixo:

Autor(a) do artigo

Fagner Pinheiro
Fagner Pinheiro

Professor na TreinaWeb e graduado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. Apaixonado por desenvolvimento web, desktop e mobile desde os 12 anos de idade. Já utilizou todos os sistemas operacionais possíveis, mas hoje se contenta com o OSX instalado em seu desktop. Quando não está trabalhando, é IGL e Awper do time de CS:GO da Treinaweb. Até passou em uma peneira do Cruzeiro, mas preferiu estudar Python.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos