Desenvolvimento Back-end Django

Criando um app com Django

Veja neste artigo como criar e configurar um app em um projeto Django.

há 4 anos 1 mês

Formação Full-stack: Desenvolvedor Django
Conheça a formação em detalhes

O Django é um ótimo framework para desenvolvimento de aplicações web. Com ele, conseguimos construir aplicações de alto desempenho, prezando pela legibilidade e reaproveitamento de código.

Por padrão, um projeto Django é dividido em diversas apps. Cada app é responsável por um módulo da aplicação e permite uma maior organização e legibilidade do projeto. Neste artigo, então, veremos como criar e configurar uma app em um projeto Django.

Criando o projeto

O primeiro passo para criarmos nosso projeto é configurar nosso ambiente de desenvolvimento, conforme mostrado no artigo como configurar nosso ambiente de desenvolvimento com Django, já que precisamos de uma série de ferramentas para que tudo funcione corretamente.

Basicamente, a configuração do ambiente se resume em instalar o Python, o PIP e o PyCharm. Todas estas ferramentas são necessárias para que possamos desenvolver nossos projetos sem dor de cabeça.

Feito isso, o próximo passo é a criação do projeto, conforme mostrado no artigo como criar o primeiro projeto Django utilizando o PyCharm. Após criar o projeto e executá-lo, teremos a seguinte tela como resposta:

Django - Fundamentos
Curso Django - Fundamentos
Conhecer o curso

Com o projeto criado, o próximo passo é criar nossa aplicação. Basicamente, o Django é dividido em diversas apps em um mesmo projeto. Isso facilita o reaproveitamento de código e organização do projeto como um todo.

Para criar uma app no Django, utilizamos o seguinte comando:

python manage.py startapp nome_da_app

Ao executar o comando acima (alterando o nome_da_app para o nome da sua aplicação), uma série de arquivos é criada:

Django - Módulo administrativo Django Admin
Curso Django - Módulo administrativo Django Admin
Conhecer o curso

Estes arquivos são:

  • Diretório migrations: Diretório responsável por armazenar os arquivos de migração para o banco de dados de uma aplicação Django.
  • admin.py: Arquivo responsável por definir os models a serem utilizados no módulo administrativo do Django.
  • apps.py: Arquivo responsável pela configuração da app do projeto Django.
  • models.py: Arquivo responsável por definir os modelos da aplicação. Basicamente, um modelo é a representação das tabelas a serem criadas no banco de dados.
  • tests.py: Arquivo responsável por definir as regras de testes da aplicação.
  • views.py: Arquivo responsável por definir as regras de negócio do app.

Ao criar a aplicação, precisamos registrá-la no arquivo settings.py do projeto. Isso fará com que o projeto Django saiba que essa app faz parte do projeto e que ele pode gerenciá-la. Para fazer isso, no arquivo settings.py, adicionamos o nome da app no array INSTALLED_APPS, como podemos ver abaixo:

INSTALLED_APPS = [
    'django.contrib.admin',
    'django.contrib.auth',
    'django.contrib.contenttypes',
    'django.contrib.sessions',
    'django.contrib.messages',
    'django.contrib.staticfiles',
    'app'
]

Feito isso, o projeto Django já sabe que a aplicação app faz parte do projeto e já estamos prontos para iniciar seu desenvolvimento, o que faremos no próximo artigo desta série :)

Até lá!

Autor(a) do artigo

Fagner Pinheiro
Fagner Pinheiro

Professor na TreinaWeb e graduado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. Apaixonado por desenvolvimento web, desktop e mobile desde os 12 anos de idade. Já utilizou todos os sistemas operacionais possíveis, mas hoje se contenta com o OSX instalado em seu desktop. Quando não está trabalhando, é IGL e Awper do time de CS:GO da Treinaweb. Até passou em uma peneira do Cruzeiro, mas preferiu estudar Python.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos