Python Django

Estilizando formulários automáticos do Django com Bootstrap

Veja neste artigo como estilizar, de forma automática, formulários do Django com Bootstrap.

há 5 anos 2 meses

Formação Desenvolvedor Python
Conheça a formação em detalhes

No artigo passado “Criando formulários automaticamente com Django”, vimos o quão simples é a criação de formulários automáticos com o Django. Porém, os formulários gerados utilizam HTML puro, ou seja, não há nenhuma estilização para melhorar o visual da aplicação. Sendo assim, neste artigo veremos como estilizar os formulários gerados automaticamente com o Django utilizando o Bootstrap.

Django - Fundamentos
Curso Django - Fundamentos
Conhecer o curso

Instalando e configurando o crispy-forms

O primeiro passo para estilizar os formulários de uma aplicação é instalar a biblioteca crispy-forms, é ela quem irá estilizar os formulários da nossa aplicação. Para isso, vamos até a aba Project Interpreter do PyCharm, buscamos por django-crispy-forms e instalamos a biblioteca:

Após isso, vamos até o arquivo settings.py do projeto e registramos a biblioteca. Para isso, no array INSTALLED_APPS, adicionamos a seguinte linha:

INSTALLED_APPS = [
	...
    'crispy_forms',
    'app',
]

Com isso, indicamos ao nosso projeto que faremos uso da biblioteca crispy-forms. O próximo passo é determinar qual framework utilizaremos para estilizar nossos formulários. O crispy-forms possui suporte aos seguintes:

  • bootstrap
  • bootstrap3
  • bootstrap4
  • uni-form
  • foundation

Para definir qual será utilizado, precisamos adicionar a configuração CRISPY_TEMPLATE_PACK logo após o array INSTALLED_APPS do arquivo settings.py e determinar qual framework será utilizado. Neste artigo usaremos o bootstrap4, conforme podemos ver abaixo:

INSTALLED_APPS = [
    ...
    'crispy_forms',
    'app',
]
CRISPY_TEMPLATE_PACK = 'bootstrap4'

Estilizando os formulários

Após instalar e configurar o crispy-forms, precisamos configurar o formulário para utilizar o bootstrap4. Para isso, no arquivo responsável por renderizar o formulário de cadastro de usuários, precisamos carregar a biblioteca crispy-forms, importar o bootstrap via CDN e, por fim, indicar que usaremos o a biblioteca para estilizar o formulário do Django. No final, o conteúdo do formulário possuirá a seguinte estrutura:

<!DOCTYPE html>
{% load crispy_forms_tags %} ## Carregando a biblioteca
<html lang="en">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <title>Cadastro</title>
    <link rel="stylesheet" href="https://stackpath.bootstrapcdn.com/bootstrap/4.1.3/css/bootstrap.min.css" integrity="sha384-MCw98/SFnGE8fJT3GXwEOngsV7Zt27NXFoaoApmYm81iuXoPkFOJwJ8ERdknLPMO" crossorigin="anonymous"> ## Importando o bootstrap
</head>
<body>
<main class="container">
{{ form|crispy }} ## Determinando que usaremos o crispy forms
<button class="btn btn-primary">Cadastrar</button>
</main>
</body>
</html>

Ao final, o formulário que antes era assim:

Será renderizado assim:

Tudo isso, novamente, de forma automática e sem escrever uma única linha de código HTML. :D

Django - Fundamentos
Curso Django - Fundamentos
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Fagner Pinheiro
Fagner Pinheiro

Professor na TreinaWeb e graduado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. Apaixonado por desenvolvimento web, desktop e mobile desde os 12 anos de idade. Já utilizou todos os sistemas operacionais possíveis, mas hoje se contenta com o OSX instalado em seu desktop. Quando não está trabalhando, é IGL e Awper do time de CS:GO da Treinaweb. Até passou em uma peneira do Cruzeiro, mas preferiu estudar Python.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos