PHP

Configurando o ambiente de desenvolvimento PHP Laravel no Linux

Aprenda como instalar e configurar o ambiente de desenvolvimento PHP Laravel no Linux.

há 2 anos 10 meses

Formação Desenvolvedor PHP
Conheça a formação em detalhes

A configuração do ambiente de desenvolvimento Laravel, consiste basicamente na instalação do executável do PHP e o composer. Nesse post vamos também instalar outras ferramentas como editor de texto, cliente de banco de dados e cliente HTTP, desse modo você terá o ambiente completo para trabalhar com aplicações web e APIs.

Instalaremos os seguintes recursos:

Instalação do PHP

O processo de instalação do PHP no Ubuntu consiste em adicionar o repositório que contem a versão mais nova do PHP e em seguida instalar via apt-get:

sudo apt install software-properties-common

sudo add-apt-repository ppa:ondrej/php

sudo apt update

sudo apt install php8.0

sudo apt install php8.0-mbstring php8.0-xmlrpc php8.0-soap php8.0-gd php8.0-xml php8.0-cli php8.0-zip php8.0-bcmath php8.0-tokenizer

sudo apt install php8.0-sqlite3

Ao final do processo, o PHP já se encontra instalado em sua máquina e já estamos prontos para criar scripts com a linguagem o/

Instalação do composer

A instalação do composer no Ubuntu é feita também via linha de comandos usando o passo a passo da página da ferramenta, conforme mostrado no vídeo:

Instalação do Visual Studio Code

O processo de instalação do Visual Studio Code é bem mais simples do que do PHP e Composer. Além do editor vamos também instalar 2 extensões, você pode ver o processo completo abaixo:

Instalação do DBeaver

A instalação do DBeaver será feita através do snap, processo de instalação pode ser visto no vídeo abaixo:

Instalação do Insomnia

Seguindo a mesma lógica do Visual Studio Code, a instalação do Insomnia é bem simples. Seu download pode ser feito na própria página da ferramenta e a instalação pode ser vista no vídeo abaixo:

Criando o projeto

Agora que já temos as ferramentas do ambiente instaladas, vamos criar um projeto Laravel para verificar se está tudo certo:

Ao instalar as ferramentas citadas acima, seu ambiente de desenvolvimento PHP Laravel para criação de aplicações web e APIs está pronto.

Desenvolvedor PHP
Formação Desenvolvedor PHP
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Elton Fonseca
Elton Fonseca

Professor e desenvolvedor. Formado em análise e desenvolvimento de sistema, pós graduado em engenharia e arquitetura de software. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel. @eltonfonsecadev

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos