Curso de Swift - Criação de aplicações móveis para IOS Básico

Conheça a linguagem Swift e comece a aprender a desenvolver aplicativos para o iOS.

Nível Iniciante Categoria Desenvolvimento Mobile

  • Curso com 06h54 de videos
  • Certificado com 22 horas
  • 31 exercícios

Sobre o curso

Conheça a linguagem Swift e comece a aprender a desenvolver aplicativos para o iOS.

Umas das plataformas que tem a maior responsabilidade pela transformação do conceito "smartphone/celular" é a Apple com o iPhone, aparelho que muitas vezes é visto como sonho de consumo e que vem ficando cada vez mais popular e acessível.

Sendo assim, é essencial para desenvolvedores mobile que estes sejam capazes de criar aplicativos para a plataforma da Apple. Hoje, raramente um aplicativo é lançado somente para a plataforma Android, sendo que em quase 100% dos casos o lançamento é feito simultaneamente para Android e para iOS. Isso quando o lançamento não ocorre inicialmente para o iOS, para depois chegarem para as demais plataformas.

Se você deseja desenvolver nativamente para a plataforma da Apple hoje em dia, você precisará aprender uma linguagem nova: o Swift.

O que irá aprender?

Neste curso abordaremos tudo o que você precisa saber para compreender a estrutura básica do Swift e conceitos básicos do iOS. São vídeo aulas e apostilas que mostram os conceitos do Swift e a criação de uma aplicação iOS. Também serão passados exercícios para que você possa fixar, praticar e aplicar o conteúdo aprendido.

Dentre várias outras coisas, você:

  • Entenderá os requisitos mínimos para o desenvolvimento para a plataforma Apple com o Swift;
  • Aprenderá a configurar o ambiente para o desenvolvimento com o XCode;
  • Aprenderá conceitos básicos do Swift, como tipos de dados, operações aritméticas e lógicas, estruturas condicionais e de repetição e arrays;
  • Aprenderá a aplicar conceitos de orientação a objeto com o Swift;
  • Entenderá o padrão MVC que é aplicado por padrão ao desenvolvermos aplicações para o iOS;
  • Entenderá como funciona o Cocoa Touch, o framework para desenvolvimento de interfaces da Apple;
  • Entenderá conceitos como outlets, storyboards e actions no Swift com o Cocoa Touch.

Pra quem é esse curso?

Este curso é voltado para desenvolvedores que desejam iniciar seus estudos sobre o Swift e também desejam aprender os conceitos básicos para desenvolvimento de aplicações para o iOS.

Quais os pré-requisitos para esse curso?

Os pré-requisitos não são obrigatórios, são apenas sugestões. Eles dão uma base de parte do conhecimento que é interessante ter para um bom aproveitamento nesse curso.

Metodologia

  • Videoaulas
  • Texto e imagens
  • Início Imediato
  • Testes de aprendizado

Ambiente do curso

  • iOS 9.1 ou superior
  • Xcode 7.1.1 ou superior
  • Swift 2

Sobre o professor

Cleber Campomori

Cleber Campomori

Cleber é pós-graduado em Projeto e Desenvolvimento de Aplicações Web, além de Microsoft Specialist (HTML5/CSS3), Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA) Web Applications e Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD) Web Applications. Fascinado por Arquitetura de Software, Programação Funcional, Machine Learning e educação em geral. Também é conhecido como "o boladão".

Conteúdo programático

  1. Introdução

    Nesta aula, vamos ter uma visão geral sobre a plataforma de desenvolvimento da Apple e o Swift.

    4 aulas
    • A plataforma de desenvolvimento Apple e o Swift
    • O sistema operacional iOS
    • Swift
    • Por onde começar?
  2. Preparando o Ambiente

    Nesta aula, veremos como preparar o ambiente de desenvolvimento.

    2 aulas
    • Preparando o Ambiente
    • Baixando e instalando o Xcode
  3. Fundamentos do Swift: variáveis, constantes, tipos de dados e conversões

    Nesta aula, vamos aprender as estruturas básicas da linguagem: declaração de variáveis e constantes, tipos de dados suportados, conversões de tipos de dados e manipulação de strings, assim como alguns aspectos técnicos da linguagem.

    11 aulas
    • Variáveis e constantes
    • Tipos de dados
    • Conversões de dados
    • Variáveis nullable ou opcionais
    • Comentários
    • Ponto-e-vírgula
    • Conhecedo o Swift e o Xcode
    • Var, let e tipagem de dados
    • Conversões de dados
    • Operadores "?" e "!"
    • Questionário
  4. Operadores aritméticos

    Nesta aula, vamos aprender os operadores aritméticos do Swift.

    6 aulas
    • Operadores aritméticos
    • Precedência de operador
    • Operadores reduzidos e de incremento e decremento
    • Operadores matemáticos e lógicos
    • Strings: concatenação e interpolação
    • Questionário
  5. Estruturas condicionais

    Nesta aula, vamos aprender as estruturas condicionais do Swift.

    7 aulas
    • Estruturas condicionais
    • Operadores condicionais
    • O condicional if-else
    • O condicional IF
    • O condicional switch
    • O condicional SWITCH
    • Questionário
  6. Laços ou estruturas de repetição

    Nesta aula, vamos aprender as estruturas de repetição do Swift.

    7 aulas
    • Laços ou estruturas de repetição
    • Laço for
    • O laço FOR
    • Os laços while e do-while
    • O laço WHILE
    • Break e Continue
    • Questionário
  7. Arrays

    Nesta aula, vamos entender o que são arrays e veremos como declarados no Swift.

    4 aulas
    • Arrays
    • Declarando arrays com o Swift
    • Criando conjuntos de elementos com arrays
    • Questionário
  8. Orientação a Objetos com Swift – classes, atributos, métodos e visibilidade

    Nesta aula, vamos entender como os principais conceitos de orientação a objetos são implementados no Swift.

    14 aulas
    • Orientação a Objetos com Swift – classes, atributos, métodos e visibilidade
    • O que é uma classe?
    • Atributos e propriedades
    • Métodos e inicializadores
    • Atributos de visibilidade
    • Orientação a Objetos com Swift: criando classes
    • Orientação a Objetos com Swift: atributos
    • Orientação a Objetos com Swift: métodos
    • Orientação a Objetos com Swift: utilizando nossas classes no playground
    • Orientação a Objetos com Swift: métodos observadores
    • Orientação a Objetos com Swift: propriedades computadas
    • Orientação a Objetos com Swift: estruturas estáticas
    • Orientação a Objetos com Swift: parâmetros nomeados
    • Questionário
  9. Orientação a Objetos com Swift - Herança, sobrescrita e sobrecarga de métodos

    Nesta aula, vamos entender como os conceitos de herança, sobrescrita e sobrecarga de métodos são implementados no Swift.

    9 aulas
    • Orientação a Objetos com Swift - Herança, sobrescrita e sobrecarga de métodos
    • Herança
    • Sobrescrita de métodos
    • Sobrecarga de métodos
    • Orientação a Objetos com Swift: herança - Parte 1
    • Orientação a Objetos com Swift: herança - Parte 2
    • Orientação a Objetos com Swift: sobrescrita de métodos
    • Orientação a Objetos com Swift: sobrecarga de métodos
    • Questionário
  10. Orientação a Objetos com Swift - Protocolos

    Nesta aula, veremos o que são protocolos e como eles são implementados no Swift.

    7 aulas
    • Orientação a Objetos com Swift - Protocolos
    • Orientação a Objetos com Swift: protocolos
    • Princípio da Substituição de Liskov (LSP) e o Swift
    • Value-Types e Reference-Types
    • Structs
    • Swift e type-casting
    • Questionário
  11. Outras estruturas do Swift - Enumeradores

    Nesta aula, conheceremos os enumerados e veremos como implementá-los.

    4 aulas
    • Outras estruturas do Swift - Enumeradores
    • Tratamento de erros e o Swift - Parte 1
    • Tratamento de erros e o Swift - Parte 2
    • Questionário
  12. Conhecendo o iOS

    Nesta aula, iremos começar a desenvolver aplicações iOS com o Swift.

    9 aulas
    • Paradigma Model-View-Controller
    • Variáveis “outlet”
    • Actions – Adicionando interação na aplicação
    • Primeiro projeto para iOS - criando o projeto
    • Primeiro projeto para iOS - executando o projeto pela primeira vez
    • Primeiro projeto para iOS - storyboards e o Cocoa Touch
    • Primeiro projeto para iOS - criando outlets
    • Primeiro projeto para iOS - criando as actions
    • Questionário
  13. Projeto final Super-Calculadora

    Nesta aula, veremos como criar um projeto completo para o iOS.

    7 aulas
    • Criando o projeto
    • Desenhando os storyboards
    • Especificando os protocolos
    • Aplicando o design pattern "Template Method"
    • Implementando as operações matemáticas
    • Aplicando o design pattern "Simple Factory"
    • Integrando as classes do projeto com os outlets e as actions
Download da ementa

Cursos relacionados

    Utilizada e amada por milhares! Veja mais opiniões reais

    Plano de acesso total!

    Tenha um ano de acesso completo a todos os cursos da plataforma, incluindo novos lançamentos, mentoria de carreira e suporte direto com os professores!

    Um ano de acesso completo

    Contrate agora e tenha acesso ilimitado a todo o nosso portfólio. Isso inclui:

    • 1 ano de acesso a todos os cursos
    • Cursos novos toda semana
    • Suporte direto com professores
    • Aplicativos para Android e iOS
    • Plano de carreira personalizado
    • Certificados digitais inclusos
    • Suporte com SLA de 4 horas úteis
    • Acesso offline através dos apps
    R$ 97,00 ECONOMIZE R$ 360,00
    12x R$ 67,00 ou R$ 804,00 à vista
    Matricule-se agora
    Garantia incondicional de satisfação
    Garantia incondicional de satisfação

    Confiamos tanto nos resultados dos nossos cursos, que criamos uma garantia incondicional de satisfação para você, que são 7 dias de teste!