Tecnologia

Ferramentas para trabalhar em equipe remotamente

Neste artigo veremos como as aplicações podem ajudar na comunicação entre equipes remotas.

há 5 anos 3 semanas


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Trabalhar em equipe exige comprometimento e dedicação, desta forma, a comunicação torna-se elemento essencial para um bom desempenho na realização de um projeto.

Atualmente, o trabalho remoto tem se tornado cada vez mais comum, e as ferramentas estão cada vez mais preparadas para auxiliar as equipes nestes trabalhos, para que tudo possa fluir de maneira esperada.

Mas, não trabalho ainda. Estas ferramentas também podem me ajudar?

Sim! Em trabalhos da faculdade, por exemplo, é uma ótima forma de manter a comunicação ativa entre grupos, tornando a execução de um projeto muito mais eficiente, já que um dos principais problemas em sua realização é a falta de comunicação entre os membros de uma equipe.

Git e GitHub - Controle de versão
Curso Git e GitHub - Controle de versão
Conhecer o curso

Desta forma um conjunto de ferramentas para auxiliar na comunicação e na organização de ideias de maneira mais profissional é, sem dúvidas, um elemento essencial. Neste artigo veremos algumas destas ferramentas e como elas podem auxiliar o processo de execução de um projeto.

Slack

logo do Slack

A ferramenta Slack permite que equipes possam se comunicar através de canais criados para determinados assuntos. Possui integração com diversas outras ferramentas, tais como: Google Drive, Tiwitter, GitHub, Dropbox, Evernote,Trello, etc.

No Slack também é possível a criação de canais a partir de sua privacidade, como canais públicos (abertos) ou privados (somentes membros com permissão).

O envio de arquivos também é uma ótima forma de compartilhar seus projetos, onde membros destes canais poderão comentar ou auxiliar em sua realização.

Sendo assim, o Slack é uma ótima forma de manter sua equipe sempre em comunicação.

Evernote

logo do evernote

O Evernote é, sem dúvidas, uma verdadeira “mão na roda” para manter seus arquivos e te auxiliar em dias de sufoco!

É um software que irá te ajudar na organização de suas ideias, substituindo os blocos de anotações espalhados por todo canto. Nele você poderá realizar anotações de todos os tipos e compartilhá-las com quem quiser. Você também poderá guardar textos, artigos, notícias, imagens, sons, enfim, qualquer arquivo que poderá ser utilizado em seus projetos ou para leitura futura.

Trello

logo do Trello

O Trello é um excelente gerenciador de tarefas. Com ele é possível acompanhar todo processo do seu projeto através do uso de cartões. Neste cartões, pode ser adicionado o membro que irá realizar determinada tarefa, inserir uma data limite para entrega, e mover este cartão para listas criadas, como, por exemplo, para acompanhar o andamento deste projeto (Concluído, em atraso, cancelado, entre outros).

Desta forma é possível acompanhar as tarefas que estão sendo realizadas de maneira mais ampla e super simples.

Slack + Trello + Evernote

logo do slack, trello e evernote

As ferramentas citadas acima, podem ser configuradas para funcionarem de forma integrada.

Com uma conta do Slack, do Trello e do Evernote criadas, teremos que configurar o Slack para que tenha permissão de acesso nos outros aplicativos (Evernote e Trello). Para isso, no Slack clicamos no “Apps +” para instalar uma nova aplicação:

Área “apps” no slack

Após isso, buscaremos as aplicações que queremos integrar com o Slack, e clicamos sobre o botão “Install” ao lado do aplicativo desejado (Neste caso usaremos o Trello):

Tela de localização de apps do slack para instalação

Seremos redirecionados para página de configuração do aplicativo desejado.

Instalação da integração do trello ao slack

Feito isso, o Trello estará integrado ao Slack.

Conversa do slack com integração do Trello

O próximo passo é configurar as notificações de modificação do Trello no Slack, para que cada alteração realizada seja exibida.

Para isso, devemos ir até ao Trello, no cartão que deverá exibir suas modificações no Slack. Sendo assim, na página do cartão do Trello, na barra lateral direita, clicamos no botão “Power-Ups” para habilitar a exibição de aplicações no Slack.

Power UPs Trello integração com Slack

Tela de apps integrados ao Trello

Ao clicar no botão “Adicionar” precisamos determinar em qual canal do Slack estas notificações do Trello serão exibidas.

Tela para selecionar canal do Slack

O último passo é confirmar as permissões de acesso do Trello no Slack:

Tela de confirmação de acessos do Trello no Slack

Agora, toda modificação feita no Trello, é exibida no canal desejado do Slack.

Canal slack exibindo notificaçõs do Trello

Este processo é similar para a integração com outras aplicações (Evernote, GitHub, Google Drive, entre outros). =)

Concluindo

Desta forma, concluímos que não é difícil manter a comunicação em grupo remotamente. As ferramentas utilizadas de maneira adequada, nos auxiliam em todo processo.

Desenvolvedor Java
Formação Desenvolvedor Java
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos