Desenvolvimento Back-end Tecnologia Python

O que é Python?

Veja neste artigo o que é Python e suas principais características.

há 4 anos 1 semana

Formação Desenvolvedor Python
Conheça a formação em detalhes

Criado por Guido Van Rossum em meados dos anos 90, o Python é uma linguagem de programação de alto nível, que possui as seguintes características:

  • Interpretada - O código criado com o Python não é compilado;
  • De script - Com o Python podemos criar scripts para automatizar diversas tarefas repetitivas;
  • Orientada a objetos - O Python nos permite criar programas utilizando um dos paradigmas mais utilizados no mercado, a orientação a objetos;
  • De tipagem dinâmica - As variáveis no Python podem armazenar qualquer tipo de dados, independente do seu valor atual.

É uma linguagem de programação multiparadigma, ou seja, suporta diversos paradigmas de desenvolvimento, como, orientado à objetos, funcional, imperativo, interpretado, entre outros. Desta forma, com o Python um mesmo programa pode ser feito utilizando diferentes paradigmas ou um único programa poderá ser desenvolvido utilizando mais de um paradigma.

Multiplataforma e open source, é uma linguagem que ganhou destaque nos últimos anos por possuir uma ótima curva de aprendizagem, ser uma linguagem leve e ter se tornado uma das principais linguagem para o desenvolvimento de IA, Machine Learning e Big Data, áreas em grande crescimento nos últimos anos.

Aprender Python em 2020 tem sido uma excelente escolha, pois segundo o StackOverflow, foi uma das linguagens de programação mais estudadas no ano de 2019.

Aplicações do Python

Como dito anteriormente, seu uso tem se tornado destaque em áreas atuais como: Machine Learning, Data Science, Big Data e Desenvolvimento Web.

  • Para o desenvolvimento web, podemos contar com uma poderosa e simples linguagem, que possui dois importantes frameworks, o Django e o Flask. Com esses dois frameworks, podemos desenvolver aplicações web poderosas e que, com certeza, irão atender todas as demandas do mercado.

Django - Fundamentos
Curso Django - Fundamentos
Conhecer o curso

  • O Python também é uma das principais tecnologias para trabalhar com Data Science. Muito disso por conta de sua simplicidade e bibliotecas para trabalhar com análise de dados, como o Pandas, uma das principais e mais poderosas do mercado.

  • Big Data é a análise e interpretação de grandes volumes de dados. É, sem dúvidas, uma ferramenta fundamental para que as empresas possam obter vantagens competitivas em diversos segmentos. Assim como o Data Science e Machine Learning, o Python possui diversas bibliotecas para trabalhar com Big Data, já que estas áreas estão estritamente relacionadas. Várias são as bibliotecas para trabalhar com Big Data no Python, como a Pandas (citada anteriormente), NumPy, Matplotlib, Scikit-Learn, entre outras.

  • Machine Learning, ou em sua tradução livre “Aprendizado de máquina”, é a área da ciência da computação que tem como objetivo a análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Assim como o Big Data, o Python é uma das principais tecnologias para trabalhar com Machine Learning, uma área de grande crescente na última década.

Vantagens de utilizar o Python

Aprender Python possui diversas vantagens, dentre elas podemos citar as seguintes:

  • Possui uma grande comunidade;
  • Multiplataforma;
  • Possui uma curva de aprendizagem baixa;
  • Pode ser utilizada em diversos segmentos;
  • É amplamente utilizado em diversas empresas, entre outras.

Python - Orientação a objetos
Curso Python - Orientação a objetos
Conhecer o curso

Sintaxe do Python

Conhecido por possuir uma sintaxe simples, o Python possui algumas características marcantes da linguagem:

  • Não utiliza ponto e vírgula (;)para finalizar uma instrução;
  • Utiliza indentação por espaços;
  • Uma variável pode armazenar diferentes tipos de dados;
  • Não há chaves ({}) para delimitar o início e final de um bloco de código.

No código escrito em Python abaixo pode-se visualizar algumas das características citadas acima:

print("Meu primeiro programa em Python")
nome_variavel = 5

if nome_variavel == 5:
    print("O número é 5")
else:
    print("O número não é 5")

Você sabia que consegue executar o código acima utilizando o OnlineGDB? Uma ferramenta para executar códigos de diferentes linguagens de programação. Não deixe de conferir! =)

Podemos concluir que…

O Python, hoje, é umas das principais linguagens de desenvolvimento do mercado. Como vimos neste artigo, com o Python podemos desenvolver desde aplicações web até inteligências artificiais, o que a torna uma excelente opção de linguagem para aprender e trabalhar.

Desenvolvedor Python
Formação Desenvolvedor Python
Conhecer a formação

Se você quer conhecer mais sobre Python, acesse nosso guia da linguagem.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos