Tecnologia

O que são dados estruturados e não estruturados?

Confira neste artigo o que são dados estruturados, não estruturados e semiestruturados.

há 3 anos 5 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Dados são essenciais e saber utilizá-los é primordial para a sobrevivência de qualquer empresa. Quando falamos sobre dados ou análises, os termos dados estruturados e não estruturados aparecem frequentemente. Um dado é a representação utilizada para gerar uma informação. Os dados sozinhos não correspondem a nenhum valor, eles precisam ser analisados em conjunto para se chegar a alguma informação.

Para que esses dados possam ser utilizados em sua totalidade, temos tecnologias como o Big Data, Data Science e Data Analytics. Mas, para fazer um bom uso dos dados, você precisa primeiramente saber a diferença entre esses tipos de dados.

Classificação dos dados

Os dados podem ser classificados em: estruturados, semiestruturados e não estruturados.

Estruturados

Os dados do tipo estruturados tem um padrão pré definido, uma estrutura bem definida e rígida. Essa estrutura é pensada antes mesmo da existência do dado.

Um exemplo mais típico é um banco de dados, onde os dados podem ser organizados através de linhas e colunas. Por ter essa estrutura, em um banco de dados por exemplo, não é permitido que tipos de dados diferentes das estruturas preestabelecidas sejam carregados. Se a coluna de uma tabela foi criada para ser numérica, ela não aceitará dados textuais.

R - Introdução a Data Science
Curso R - Introdução a Data Science
Conhecer o curso

Não estruturados

Ao contrário dos dados estruturados, os dados não estruturados possuem uma estrutura totalmente inversa e não podem ser organizados em tabelas.

Esse tipo de dados não tem uma estrutura bem definida, não tem um padrão pré-estabelecido. São dados flexíveis e dinâmicos, podendo ser compostos por diversos elementos diferentes dentro um todo.

Um exemplo simples de dados não estruturados são os dados de redes sociais. Esse é um típico exemplo, pelo grande número de textos, imagens, vídeos e diversos outros que são criados diariamente a partir do uso das tecnologias.

Na verdade, a maior parte dos dados gerados no mundo todo são dados não estruturados, tendo aproximadamente o percentual de 80%. Esses dados têm uma complexidade um pouco maior para análise, já que são informações de difícil processamento e recuperação, pois não contam com componentes necessários para a sua identificação. Porém, com a disponibilização de tecnologias que nos ajudam nesse quesito, essa complexidade da análise de dados tem diminuído.

Semiestruturados

Temos uma outra categoria ainda: os dados semiestruturados. Eles são uma mistura dos dois acima, tendo uma representação estrutural heterogênea. Possuem algumas características definidas, sendo parcialmente estruturados, mas não se limitam a uma estrutura rígida.

Os esquemas para dados semiestruturados são usualmente definidos após a existência dos dados, utilizando como base buscas e análises de suas estruturas particulares, similaridades e diferenças.

Algumas propriedades de metadados ou tags semânticas são utilizadas para torná-los mais gerenciáveis, no entanto, ainda contêm alguma variabilidade e inconsistência.

Em banco de dados semiestruturado, as informações não são guardadas em tabelas e sim em outras formas, como o XML por exemplo.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos