Desenvolvimento Front-end CSS

Conhecendo o box model

Domine os fundamentos do CSS com o box model. Aprenda a controlar o layout e o espaçamento dos elementos para uma página da Web.

há 1 ano 2 meses

Formação Desenvolvedor HTML e CSS
Conheça a formação em detalhes

O box model CSS é crucial para o desenvolvimento Web, porque é ele que controla a aparência dos elementos e sua posição.

Além disso, conhecer o box model pode ajudar os desenvolvedores a corrigir problemas de layout rapidamente. Portanto, esse conceito é uma habilidade obrigatória para qualquer desenvolvedor. Além disso, é vital para criar um web design eficaz e eficiente.

HTML5 + CSS3 - Box model e Posicionamento de Elementos
Curso HTML5 + CSS3 - Box model e Posicionamento de Elementos
Conhecer o curso

O que é o box model

O box model, ou, modelo de caixa CSS, é um conceito fundamental no desenvolvimento da Web que determina como os elementos em uma página da Web são dimensionados e posicionados.

Para entender como os elementos são dimensionados e posicionados, precisamos entender os diferentes componentes do box model, largura, altura, preenchimento interno, bordas e margens. Cada componente desempenha um papel vital na criação do layout geral de uma página da web.

Representação do box-model, com margem, borda, espaçamento interno e conteúdo

Largura e altura do conteúdo

A primeira etapa para dominar o modelo de caixa CSS é entender como definir a largura e a altura de um elemento. Usando as propriedades width e height, os desenvolvedores podem determinar o tamanho de um elemento.

Por exemplo, definir o width de uma div para 200px e o height para 100px torna o elemento com 200 pixels de largura e 100 pixels de altura. Porém, é importante ter em mente que essas propriedades controlam apenas a área de conteúdo. Logo, elas não o tamanho total de um elemento.

As bordas

O segundo componente do modelo de caixa CSS são as bordas. Bordas são as linhas que cercam um elemento e podem ser definidas usando as propriedades CSS border-width, border-style e border-color. A propriedade border-width define a largura da borda. O border-style define o estilo da borda (como sólido, pontilhado ou tracejado). Já a propriedade border-color define a cor da borda.

As bordas podem ser uma ótima maneira de adicionar interesse visual aos elementos e separá-los do plano de fundo da página da web.

Preenchimento interno

O terceiro componente do modelo de caixa CSS é o preenchimento interno. Esse preenchimento é o espaço entre o conteúdo de um elemento e sua borda. Ele pode ser definido usando as propriedades CSS padding-top, padding-right, padding-bottom e padding-left. Também pode ser definido usando a propriedade abreviada padding, que permite definir o preenchimento para todos os quatro lados de um elemento de uma só vez.

Por exemplo, se definirmos o preenchimento de um elemento div para 20px, o conteúdo da div estará a 20 pixels de distância da borda em todos os quatro lados. O padding é uma ótima maneira de adicionar espaço entre o conteúdo e as bordas.

HTML5 + CSS3 - Web design responsivo
Curso HTML5 + CSS3 - Web design responsivo
Conhecer o curso

Margens

Por fim, são as margens. As margens criam espaço entre um elemento e os elementos ao seu redor. Podem ser definidos usando as propriedades CSS margin-top, margin-right, margin-bottom e margin-left.Assim como o padding, as margens também podem ser definidas usando a propriedade abreviada margin, para definir as margens para todos os quatro lados de um elemento de uma só vez.

Por exemplo, se um desenvolvedor definir a margem de uma div para 20px, isso criará um espaço de 20 pixels entre a div e os elementos ao redor. As margens são uma maneira eficaz de criar espaço entre os elementos e controlar o layout geral de uma página da web.

Entretanto, é preciso ter em mente que, para se manipular essas propriedades, é necessário ter conhecimento dos Seletores básicos CSS. Afinal, temos que saber como selecionar elementos do HTML e modifica-los no CSS.

HTML5 + CSS3 - Propriedades e seletores avançados
Curso HTML5 + CSS3 - Propriedades e seletores avançados
Conhecer o curso

Veja como o boxmodel funciona na prática:

Conclusão

Portanto, o modelo de caixa CSS desempenha um papel crucial no desenvolvimento web e é obrigatório entendê-lo. Para dominar o box model, o desenvolvedor deve estar familiarizado com esses conceitos básicos abordados nesse artigo.

Esses componentes trabalham juntos para criar o layout geral de uma página. Além disso, os desenvolvedores podem solucionar facilmente quaisquer problemas de layout que possam surgir.

Caso queiro saber ainda mais como trabalhar com o box model o curso HTML5 + CSS3 - Box model e Posicionamento de Elementos aborda tudo que você precisa saber com exemplos práticos.

Autor(a) do artigo

Amauri Blanco Corrêa
Amauri Blanco Corrêa

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apaixonado por tecnologia. Atualmente focado na área de front-end e iniciando uma grande e brilhante caminhada tanto profissionalmente quanto pessoalmente nesse universo que é a programação.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos