Ferramentas

Conhecendo o Gerenciador de Pacotes Chocolatey

Neste artigo conheceremos o Gerenciador de Pacotes Chocolatey.

há 3 anos 19 horas


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Poderoso gerenciador de pacotes para o sistema operacional Windows, o Chocolatey foi lançado em meados de 2011 projetado para ser uma estrutura que fornece suporte a desenvolvedores, a fim de instalar mais rapidamente aplicativos e ferramentas, semelhantes a gerenciadores do linux, como o apt, por exemplo.

Afinal, o que é um gerenciador de pacotes?

Um gerenciador de pacotes é uma ferramenta utilizada para prover a instalação, remoção e atualização de programas. Neste caso, o Chocolatey serve como esta ferramenta para gerenciar pacotes no sistema operacional Windows.

De forma resumida, nada mais é que um facilitador para instalação, remoção e atualização de pacotes no sistema operacional. Estes pacotes vão desde um banco de dados, como o mysql, até ferramentas mais complexas, como o Docker.

Com um gerenciador de pacotes como o Chocolatey, não é necessário utilizar as instalações com interfaces gráficas do Windows que, apesar de facilitar todo o processo, não permite a automação de tarefas rotineiras, como a atualização ou remoção de diferentes pacotes.

Características do Chocolatey

O Chocolatey possui como principais características:

  • Facilidade na instalação de pacotes;
  • Similaridade com as gerenciadores de pacotes do linux “apt” e “yum”;
  • Uso simples;
  • Possui abordagem automatizada;
  • Universal para gerenciar todos os softwares do Windows, entre outras.

Como instalar o Chocolatey

A instalação do Chocolatey é bem simples. Para isso, basta abrir o Power Shell do windows (O power shell, não o cmd) em modo administrador. Depois disso, basta executar os seguintes comandos:

Set-ExecutionPolicy AllSigned

Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol = [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol -bor 3072; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://chocolatey.org/install.ps1'))

instalando_o_chocolatey

instalando_o_chocolatey

Os comandos acima irão permitir que o Chocolatey seja baixado e instalado em nosso computador. Ao final do processo, basta executar o cmd e digitar o comando choco para exibir a versão do Chocolatey instalado:

instalando_o_chocolatey

Como instalar um pacote

Agora que já estamos com o Chocolatey instalado, já podemos instalar pacotes utilizando a ferramenta. Para isso, basta executar o seguinte comando no cmd do Windows (em modo administrador):

choco install "nomedopacote"

O comando acima irá baixar o pacote e instalar em nossa máquina. Por exemplo, se desejarmos instalar o MySQL em nosso computador, basta executar o seguinte comando:

choco install mysql

E todo o processo será realizado utilizando a ferramenta. Muito mais simples (e mais automatizado) que a forma tradicional (next > next > finish).

instalando_pacote_chocolatey

Como remover um pacote

Para remover um pacote com o chocolatey, o processo é bem parecido. Para isso, basta executar o seguinte comando:

choco uninstall mysql

O comando acima irá remover completamente o mysql do nosso computador, com o retorno abaixo:

removendo_pacote_chocolatey

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos