Criando páginas para repositórios com o GitHub Pages

O GitHub é uma das maiores ferramentas para armazenamento e gestão dos nossos projetos. Ele possui um recurso bem interessante que facilita a divulgação e apresentação dos projetos lá hospedados. Este recurso é o GitHub Pages, que permite que criemos uma página web para nossos repositórios totalmente gratuita. Legal né? Então fica ligado que neste artigo veremos como criar uma página de apresentação para um repositório.

Criando o repositório:

A primeira coisa a se fazer é criar um repositório no GitHub para que consigamos gerar a página web para ele. Para isso, vamos até a rota https://github.com/new e configuramos todas as suas preferências:

Nesta página vamos informar o nome do repositório, sua descrição e o tipo de visibilidade (público ou privado). Feito isso, clicamos no botão verde “Create repository”.

Ativando o GitHub Pages:

Após isso, o repositório será criado e seremos redirecionados para sua tela inicial. Lá, clicamos no botão “Settings” no menu superior da tela. A partir disso, seremos redirecionados para a tela de configurações do repositório que, dentre diversas configurações, existe uma seção chamada “GitHub Pages”, conforme podemos ver abaixo:

Nesta seção há duas opções. Podemos criar uma página a partir de um código presente no próprio repositório ou por meio de um modelo disponibilizado pelo próprio GitHub. Caso você queira desenvolver sua própria página, selecione a branch que você quer salvar seu arquivo index.html e clique no botão save (primeira parte da seção).

Selecionando o tema

Para este artigo, vamos selecionar um modelo disponibilizado pelo próprio GitHub. Sendo assim, clicamos no botão “Choose a theme”. Feito isso, uma nova página será aberta onde podemos ver a lista de todos os temas disponíveis para uso:

Agora é só selecionar o que você prefere e clicar no botão verde “Select Theme”. Feito isso, uma janela para que possamos customizar a página do nosso repositório será aberta. Vale lembrar que as informações são escritas em Markdown, por isso precisamos seguir este formato.

Após editar o conteúdo da nossa página, vamos até o final da mesma e clicamos em “Commit Changes”. Isso irá gerar um novo commit com as mudanças feitas.

Finalmente, após todos estes passos, já podemos acessar a página do repositório através da rota:

https://treinaweb.github.io/repositorio_teste_github_pages/

Concluindo:

Com isso, notamos o quão fácil é criar uma página de apresentação para nossos repositórios de forma totalmente gratuita. Podemos, também, utilizar projetos um pouco mais complexos utilizando HTML, CSS e JavaScript, mas isso fica para um próximo artigo, ok? 🙂

Um abraço e até lá!