Desenvolvimento Front-end

O problema do iPhone X e a Web

Com o lançamento do iPhone X, alguns problemas podem "aparecer" em suas páginas web. Saiba quais são e veja como resolvê-los.

há 6 anos 5 meses

Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conheça a formação em detalhes

Olá, Web Developers!

Estamos cada vez mais próximos do lançamento oficial do iPhone X, e já apareceu um problema que pode ocorrer no layout de muitos sites.

JMeter - Fundamentos
Curso JMeter - Fundamentos
Conhecer o curso

Há algum tempo, empresas como Samsung, vêm investindo na ideia de fazer com que seus smartphones possuam uma tela mais ampla e, para isso, veio a ideia de remover o botão home físico da parte da frente.

A Apple seguiu a ideia. Porém, ela decidiu ir além, deixando a tela ainda mais expandida, cobrindo quase toda a parte frontal, exceto pelo espaço ocupado pela câmera, como podemos ver na imagem abaixo:

(Jogo sendo executado em um iPhone X)

Isso pode resultar em situações um pouco estranhas ao navegar pela web. Quando o iPhone está na vertical, não há problemas, mas, quando se está com ele na horizontal, para poder acomodar bem as páginas web e evitar que o espaço da câmera cubra algum conteúdo (como o jogo mostrado acima), é criada uma “área de segurança”.

Em muitos sites isso pode resultar em bordas brancas indesejadas, como o exemplo abaixo:

Há pessoas que já reclamaram, dizendo: “Steve Jobs nunca deixaria isso acontecer”. Sendo verdade ou não, é uma realidade.

Temos duas formas de arrumar isso. Veremos abaixo.

Com background-color

Caso a sua página tenha uma única cor como fundo, a solução é a mais simples de todas. Há pessoas que criam um container para a aplicação e inserem a cor de fundo nele. Para resolver o problema, simplesmente coloque a cor de fundo na propriedade background-color da tag <body>.

A sua página vai continuar com as bordas laterais, mas agora ela terá uma cor igual ao do fundo da página, que a tornará imperceptível para o usuário.

Porém, se sua página possui vários fundos, isso não irá resolver. Na home do site do TreinaWeb temos cores diferentes, então, colocar uma só cor no fundo não é uma opção.

Com viewport-fit

Caso você tenha vários fundos, ou uma imagem/vídeo como fundo, ou se ainda quiser ter mais controle do layout, background-color não irá te ajudar.

Neste caso, podemos aproveitar o viewport-fit:

<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0, viewport-fit=cover">  

Isso fará com que sua página ocupe toda a área da tela do dispositivo:

Isso fará com que parte da sua página passe por baixo da área da câmera, mas agora você tem mais controle e pode definir margens para o seu conteúdo ser exibido corretamente.

As constantes safe-area-inset-*

O Safari do iOS 11 também inclui algumas constantes que podem ser usadas quando usamos o viewport-fit=cover.

  • safe-area-inset-top
  • safe-area-inset-right
  • safe-area-inset-bottom
  • safe-area-inset-left

Essas constantes podem ser usadas nas propriedades CSS margin, padding e top, left, right e bottom quando a posição do elemento for position: absolute.

.my-container{
    padding: constant(safe-area-inset-top) constant(safe-area-inset-right) constant(safe-area-inset-bottom) constant(safe-area-inset-left);  
}

Por que devo dar atenção a isso?

Muitos desenvolvedores pensam nesses ajustes como as antigas “gambiarras” que tínhamos que fazer para que um layout moderno funcionasse em versões específicas do Internet Explorer, usando variáveis e funcionalidades específicas de um único navegador.

Porém, também devemos pensar que haverá usuários com esses dispositivos e eles não culparão o aparelho. Eles irão pensar: “há algo errado com esta página”.

Alguns desenvolvedores estão até aproveitando para brincar com o espaço ocupado pela câmera:

React Native - Armazenamento e Sincronia com Firebase Firestore
Curso React Native - Armazenamento e Sincronia com Firebase Firestore
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Akira Hanashiro
Akira Hanashiro

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-graduado em Projetos e Desenvolvimento de Aplicações Web e MBA em Machine Learning. Especializado em Front End e curte desenvolvimento de jogos.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos