Desenvolvimento Front-end O que é PWA?

Veja neste artigo o que é PWA.

Ana Paula de Andrade 16 de dezembro de 2020

Progressive Web App ou simplesmente PWA é uma metodologia utilizada por desenvolvedores que busca oferecer ao usuário uma experiência similar ao uso de um aplicativo nativo sem a necessidade de instalação.

Em palavras mais simples, o usuário estará acessando uma página web utilizando o seu smartphone, porém vivendo a experiência de um usuário que está acessando um aplicativo nativo, já que os navegadores atuais colaboram com seus recursos modernos para tornar esta experiência ainda mais agradável e intuitiva.

PWA - Progressive Web Apps
Curso de PWA - Progressive Web Apps
CONHEÇA O CURSO

Principais características de um PWA

Diversas são as empresas que utilizam PWA, dentre elas: Pinterest, Twitter, Trivago, Lancôme, entre outras.

Dentre as suas diversas características listadas de acordo com o Google Developers, podemos citar:

  1. Progressivo: Funcional em qualquer que seja o contexto independente do navegador que o usuário esteja utilizando.
  2. Responsivo: Adaptação do site a qualquer tamanho de tela, seja um smartphone ou uma TV Smart, por exemplo.
  3. Independente de conectividade: Utiliza tecnologias que garantem o funcionamento das principais funcionalidades da aplicação sem a necessidade de conectividade, podendo também ser acessado por redes que possuem baixa qualidade.
  4. Semelhante a aplicativos: Como disse anteriormente, o usuário terá a mesma experiência que utilizar um aplicativo (mesma estrutura visual, por exemplo).
  5. Sempre atualizados: Como uma PWA nada mais é que um site que se adapta à tela do smartphone, todas as alterações feitas no site são refletidas na PWA.
  6. Seguro: Pois são fornecidas pelo protocolo HTTPS.
  7. Descobríveis: Aplicações PWA são reconhecidas facilmente pelos mecanismos de buscas como um App.
  8. Reenvolvente – Facilita o reengajamento com recursos como notificações push.
  9. Instalável: Mesmo não havendo a necessidade de instalação, caso o usuário queira fixá-lo em sua tela principal, é possível, dispensando assim a necessidade de abrir o navegador. O mesmo irá se comportar semelhante a um aplicativo (fixado em tela principal).
  10. Linkável: Compartilhado facilmente por URL.

Vantagens de um PWA

As características por si só já são bastante vantajosas na utilização do PWA, mas podemos incrementar esta lista com as seguintes vantagens:

  • A complexidade do desenvolvimento de um PWA comparado a um aplicativo nativo é um dos grandes atrativos em sua utilização, já que basta alguma alterações em uma página web para que ela se comporte como uma PWA;
  • Tempo estimado para o seu desenvolvimento é menor do que o tempo utilizado na construção de um aplicativo mobile;
  • Possui foco no baixo consumo de dados, permitindo que diversos usuários tenham acesso à aplicação sem consumir muita banda;
  • Menor custo para o desenvolvimento, já que, caso a empresa já possua um site, o mesmo poderá ser “transformado” em um PWA, diminuindo assim os custos com uma equipe de desenvolvimento mobile, entre outros.
JavaScript Básico
Curso de JavaScript Básico
CONHEÇA O CURSO

Desvantagem de um PWA

Como já dizia o ditado, “nem tudo na vida são flores”, e isso também pode ser aplicado ao PWA. As suas vantagens são diversas, como citadas acima, mas as desvantagens também existem e podemos listá-las como:

  • A principal desvantagem de um PWA é a limitação no uso de recursos de hardware dos dispositivos. Caso uma aplicação necessite acessar diversos deles, o aplicativo nativo seria o mais indicado;
  • Não constam em lojas de aplicativos e por isso não podem ser baixados diretamente por lá;
  • Por ser utilizado direto no navegador, não possuem integração com qualquer outro aplicativo;
  • Não possui interface tão fluida quanto a de uma aplicação nativa, entre outros.

Podemos concluir que…

O que devemos pensar é que o desenvolvedor não deve optar pela escolha de um PWA ou de uma aplicação nativa, mas sim analisar a sua situação como um todo na hora de se decidir qual utilizar.

A maioria das aplicações possuem as duas opções, tanto o PWA quanto a aplicação nativa, pois como vimos durante todo o artigo, as vantagens de uma aplicação nativa no momento também se sobressaem à criação de um PWA, já que o mesmo também possui algumas limitações.

Desta forma, entender as características de um PWA em relação a uma aplicação nativa é uma excelente forma de adequar às suas reais necessidades.

Uma aplicação nativa trará todos os recursos disponíveis do seu projeto, enquanto a PWA trará toda a velocidade e será acessível a todos os usuários (principalmente aos que possuem acesso limitado à conexão). Antes de se perguntar se deve transformar o seu site em um PWA, é importante analisar as suas reais necessidades em transformá-lo e adequar o seu negócio à necessidade do seu cliente, que é o mais importante a ser considerado! 🙂

Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Ana Paula de Andrade
    Ana Paula de Andrade

    Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados