Amazon

Como instalar e configurar o AWS CLI

O AWS CLI é uma ferramenta em linha de comando capaz de gerenciar recursos na AWS. Com ela é possível listar todas as EC2 no seu ambiente, ou até mesmo criar um novo banco de dados com RDS com poucos comandos, tudo isso sem precisar acessar o console da AWS. Nesse artigo vamos acompanhar como é o processo de instalação e configuração do AWS CLI.

há 4 anos 2 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O AWS CLI é uma ferramenta em linha de comando capaz de gerenciar recursos na AWS. Com ela é possível listar todas as EC2 no seu ambiente, ou até mesmo criar um novo banco de dados com RDS com poucos comandos, tudo isso sem precisar acessar o console da AWS. Nesse artigo vamos acompanhar como é o processo de instalação e configuração do AWS CLI.

Instalação

Por ser uma ferramenta desenvolvida em Python e recentemente ter seu código fonte aberto, o AWS CLI pode rodar em qualquer sistema, seja uma distribuição Linux, macOS ou Windows. Para sua instalação no Linux ou no macOS podemos utilizar o pip, gerenciador de dependência do Python para instalar o AWS CLI com alguns poucos comandos.

Para sistemas Windows, você pode utilizar um instalador que, além de instalar o AWS CLI, inclui uma versão do Python compatível com o AWS CLI e também adiciona o caminho do executável na variável de ambiente de PATH do seu sistema, deixando tudo pronto para usar.

Amazon Web Services (AWS) - Fundamentos
Curso Amazon Web Services (AWS) - Fundamentos
Conhecer o curso

Para instalar o AWS CLI nos sistemas macOS e Linux, você precisa atender alguns requisitos mínimos. O AWS CLI requer pelo menos o Pyhton nas versões 2.7 ou 3.4 e versões superiores, e também que o pip esteja instalado. Você pode verificar a versão do Pyhton e do pip instalados no seu sistema utilizando os comandos:

$ python --version
Python 3.6.9

$ pip --version
pip 9.0.1 from /usr/lib/python3/dist-packages (python 3.6)

Podemos ver aqui que os requisitos foram atendidos. Em alguns sistemas, o Python e o pip podem estar disponíveis com os binários python3 e pip3. Caso esse seja seu caso, lembre-se de executar os comandos a seguir substituindo pelo comando disponível no seu sistema.

Para instalar o AWS CLI, vamos rodar então o comando do pip abaixo:

pip install awscli --user

Depois de instalado, é preciso adicionar o caminho onde o pip salva os binários no PATH do sistema. Isso vai variar dependendo do shell que você estiver utilizando. No meu caso, estudo usando o Bash com o Ubuntu 18.04, então vou adicionar a seguinte linha no final do meu arquivo ~/.bashrc:

export PATH=~/.local/bin:$PATH

Depois de recarregar o .bashrc (isso pode ser feito com source ~/.bashrc) ou abrir novamente o terminal, o AWS CLI já estará disponível para ser executado:

$ aws --version
aws-cli/1.17.4 Python/3.7.4 Linux/4.14.133-113.105.amzn2.x86_64 botocore/1.13

Para sistemas Windows, basta baixar e utilizar o instalador disponível nesse link e após executar o instalador, o AWS CLI estará disponível tanto no cmd como no PowerShell:

C:\> aws --version
aws-cli/1.17.4 Python/3.7.4 Windows/10 botocore/1.13

Configuração

Agora que temos o AWS CLI instalado, vamos configurar a linha de comando junto com a nossa conta da AWS. Vamos precisar de um access key e uma secret key que pode ser obtido a partir do console da AWS.

Para isso, faça o login com seu usuário no console da AWS e no canto superior direito, procure seu nome de usuário e selecione a opção My Security Credentials:

Menu para acessar My Security Credentials

Em seguida, procure a opção Access keys e gere uma nova access key para utilizar com o AWS CLI:

Opção para gerar uma nova access e secret key

É muito importante que você não compartilhe com ninguém esse access e secret key, pois com essas informações, qualquer um terá os mesmos privilégios que o seu usuário possui para executar ações dentro da AWS, incluindo criar recursos ou até mesmo excluir tudo que tem no seu ambiente, o que não é uma boa idéia.

Depois de gerar o access e secret key, você pode configurá-lo com o comando abaixo:

$ aws configure
AWS Access Key ID [None]: AKIAIOSFODNN7EXAMPLE
AWS Secret Access Key [None]: wJalrXUtnFEMI/K7MDENG/bPxRfiCYEXAMPLEKEY
Default region name [None]: us-west-2
Default output format [None]: json

Esse comando vai criar um diretório no home do seu sistema chamado .aws com dois arquivos: config e credentials. Esse último arquivo terá as informações que você acabou de utilizar com o comando aws configure:

# ls ~/.aws
config  credentials

# cat ~/.aws/credentials
[default]
aws_access_key_id = AKIAIOSFODNN7EXAMPLE
aws_secret_access_key = wJalrXUtnFEMI/K7MDENG/bPxRfiCYEXAMPLEKEY

Ressaltando, é importante você também proteger esses arquivos que estão salvos no seu usuário, pois a partir deles também é possível ter ao access e secret key da sua conta.

Amazon Web Services (AWS) - EC2 - Fundamentos
Curso Amazon Web Services (AWS) - EC2 - Fundamentos
Conhecer o curso

Passo a passo

Veja no vídeo abaixo o passo a passo sobre como instalar e configurar o AWS CLI. Esse vídeo mostra na pratíca todos os passos descritos aqui nesse artigo:

Autor(a) do artigo

Gabriel Machado
Gabriel Machado

Autor dos cursos de cloud computing da TreinaWeb. Graduado em Gestão de TI pela FATEC e quase bacharel em Sistemas de Informação pela UFSCar. Tem experiência em desenvolvimento backend com PHP, mas se encontrou trabalhando com DevOps. Microsoft Certified: DevOps Engineer Expert, Azure Solutions Architect Expert e Azure Data Engineer Associate, AWS Certified Solutions Architect - Associate, e Zend Certified Engineer (ZCE). @gmsantos

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos