Carreira

Como lidar com a sobrecarga de informações no mundo da tecnologia?

Confira nesse artigo algumas dicas para que você não tenha uma sobrecarga de informações e consiga extrair o que realmente é necessário.

há 3 meses 1 semana


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Nunca tivemos acesso a uma quantidade tão grande de informações como agora. Se por um lado isso é bom, por outro pode deixar quem está começando no mundo da tecnologia meio desnorteado, seja para saber no que confiar como também o que é realmente necessário para estudar e se manter atualizado.

Atualmente esse é um desafio comum, já que a evolução da área é muito rápida e a quantidade de dados disponíveis cresce a cada minuto. Por isso, veremos nesse artigo algumas dicas para que você não tenha uma sobrecarga de informações desnecessária e consiga extrair o que realmente é necessário.

Estabeleça prioridades

Para lidar com esse excesso de informação, estabelecer prioridades pode te ajudar a focar no que realmente importa e no que vai contribuir para sua evolução. Não é necessário aprender tudo, mas sim ter a clareza dos temas que são importantes para você, sejam profissionais ou pessoais.

Por isso, procure informações que sejam relevantes da sua área de interesse, seja para auxiliar no seu trabalho como também na parte acadêmica, caso você esteja cursando uma faculdade.

Você também pode consumir informações de outras áreas para ficar por dentro de tudo um pouco, mas dê preferência em sua área antes de explorar outras. Em vez de consumir superficialmente uma ampla gama de informações, escolha alguns tópicos específicos para aprofundar seu conhecimento.

Foque em fontes confiáveis

É fácil se perder nesse mar de informações e acabar perdendo tempo lendo coisas que não são relevantes ou até mesmo não confiáveis. Saber o que você está consumindo é essencial, por isso foque em sites renomados, que são reconhecidos na área e de pessoas que tenham propriedade no que estão falando. Evite consumir informações de qualquer fonte.

Estabeleça um tempo

Defina um momento para se atualizar, seja conferir notícias ou até mesmo estudar. Um dos motivos de sobrecarga de informações é quando você está o tempo todo consumindo e sua cabeça nem consegue absorver direito mais, portanto, não se esqueça dos intervalos.

Ter um momento para isso com um limite de tempo é importante, para principalmente não ficar nesse ciclo interminável. Essa é uma forma mais eficiente e ainda te ajuda a dar uma pausa digital para aliviar a mente. O segredo não é consumir menos informações, mas sim de um jeito saudável e que ainda consiga te deixar focado.

Aprenda a filtrar o conteúdo

Não é possível consumir toda a informação que está disponível, dada a quantidade abundante de dados disponíveis. Por isso, saiba filtrar o conteúdo pois isso reduz a sobrecarga. As dicas que vimos acima também vale aqui: consumir de fontes confiáveis e focar em assuntos de seu interesse.

Tire um tempo para descansar

Passar um tempo desconectado é ótimo e necessário para nossa saúde mental. Não temos um limite de informações que podem ser incluídas em nossa mente, mas querer assimilar milhares de uma só vez não faz muito sentido, até mesmo porque não conseguiremos aproveitar ao máximo o funcionamento do nosso cérebro, o que acaba nos sobrecarregando demais.

Sendo assim, tenha pausas nos estudos, tenha momentos de desconexão para se distrair e descansar a mente e o corpo.

Com essas pequenas práticas, podemos aproveitar o que a tecnologia tem a nos oferecer, mas sem nos sentir sobrecarregados, estressados e ansiosos.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos