Carreira

Dicas para ser um programador freelancer

Ser um programador freelancer é o sonho de muitos desenvolvedores. Veja algumas dicas.

há 7 anos 2 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Um dos maiores sonhos de boa parte das pessoas hoje em dia é poder trabalhar de casa, em vez de ter que se locomover diariamente para o local de trabalho.

Além de ter mais qualidade de vida, o freelancer tem liberdade para criar seus próprios horários e pode até mesmo viajar - já que é possível trabalhar remotamente.

Por conta dessa comodidade, boa parte dos profissionais que trabalham com programação atuam como freelancer.

Para conseguir alcançar esse objetivo temos algumas dicas.

Determine um foco

Para ser um programador, é preciso ter conhecimento em algumas linguagens, que combinadas o tornarão um profissional completo.

O primeiro passo é decidir se você pretende atuar como desenvolvedor front-end ou back-end.

Depois de definir, procure cursos, participe de fóruns e estude bastante as linguagens da área que você escolheu.

Processamento de linguagem natural - Desenvolvimento Chatbots com Python
Curso Processamento de linguagem natural - Desenvolvimento Chatbots com Python
Conhecer o curso

Faça cursos e estude bastante

Estude o máximo que puder sobre a linguagem escolhida. Crie uma rotina de estudos e pratique o conteúdo aprendido sempre que possível. As linguagens de programação estão em constante atualização. Por isso, é muito importante praticar e manter-se atualizado.

Crie um portfólio e divulgue seus serviços

Para conseguir bons clientes, é imprescindível ter um portfólio variado, mostrando o que você é capaz de fazer. Tome cuidado ao escolher os trabalhos que irão para o portfólio, um trabalho mal feito pode prejudicar sua imagem, mesmo que o cliente tenha pedido assim.

Caso não tenha trabalhos para expor, crie alguns por conta própria. Seu primeiro cliente com certeza gostará de ver algo que você tenha feito.

Utilize as redes sociais, cartão de visita e até mesmo crie sua própria página na internet para divulgar o seu portfólio. Deixe claro para o cliente o tipo de serviço que você disponibiliza.

Faça networking

Participe de eventos, palestras e fóruns online sobre a linguagem que você escolheu aprender. Estar em contato com outros profissionais da mesma área pode abrir portas e ajudá-lo a ir mais longe.

Também não se esqueça de seus clientes. Mantenha contato sempre que possível, mesmo que seja para enviar um e-mail de fim de ano ou até mesmo de aniversário. Afinal, seu cliente pode solicitar novos serviços e até mesmo indicar novos trabalhos. Procure fidelizá-lo.

Não desista

Provavelmente você passará por bons momentos, onde terá que recusar serviços devido à disponibilidade. Mas também, poderá passar por momentos ruins, e nestes deverá manter calma e não perder foco. O trabalho freelance muda a estrutura tradicional do mercado de trabalho, então esteja disposto a entrar neste meio.

ASP.NET Core - Fundamentos
Curso ASP.NET Core - Fundamentos
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Redação Treinaweb
Redação Treinaweb

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos