Carreira

Dicionário básico para quem está iniciando na programação

Você está iniciando na programação e está perdido nos termos e siglas que você lê ou ouve falar por aí? Confira neste artigo um guia rápido para você começar a se familiarizar com esse universo da TI.

há 1 ano 1 mês


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Você está iniciando na programação e está perdido nos termos e siglas que você lê ou ouve falar por aí? Confira neste artigo um guia rápido para você começar a se familiarizar com esse universo da TI.

Vale lembrar que você não precisa estudar tudo isso pra ontem: este guia é para você entender o que é cada termo, seja para entender melhor um texto que está lendo ou até mesmo em uma conversa com algum desenvolvedor mais experiente. Vamos lá!

Algoritmo

Os algoritmos são um conjunto de passo-a-passo que devem ser seguidos para executar uma ação. Por exemplo, quando você faz um bolo ou até mesmo toma um banho, você faz algumas sequências sem ao menos perceber. No caso do computador, ele não sabe fazer certas coisas sozinho: ele precisa saber, de forma minuciosa, o passo a passo que ele deve seguir para atingir um objetivo. E é aí que você entra para fazer um algoritmo para informá-lo o que deverá ser feito.

API

APIs Rest - Fundamentos
Curso APIs Rest - Fundamentos
Conhecer o curso

Uma API (Application Programming Interface) pode ser definida como um conjunto de padrões que permite a construção de aplicativos, onde ele conecta aplicações, podendo ser utilizada nos mais variados tipos de negócios.

Com a API você tem uma interface para que um sistema se comunique com outro sistema, compartilhando suas ações e ferramentas. A comunicação é feita através de vários códigos, definindo comportamentos específicos.

Com certeza você já acessou um site onde tinha uma integração com uma API. Um exemplo é quando você faz uma compra e verifica quanto será o frete para entrega: aquilo é uma conexão com a API dos correios.

Back-End

O back-end é o que fica “por trás” da tela, o que nós não vemos. O desenvolvedor back-end trabalha nessa parte de “trás” da aplicação, onde ele é o responsável, em termos gerais, pela implementação da regra de negócio. O desenvolvedor back-end é quem irá manejar o banco de dados e integrar a comunicação do front-end com as informações armazenadas.

Clean Code

Clean Code e SOLID - Escrevendo código limpo e escalável
Curso Clean Code e SOLID - Escrevendo código limpo e escalável
Conhecer o curso

O famoso “clean code” (ou “código limpo”) é um estilo de desenvolvimento que tem como foco a escrita de código claro, conciso e de fácil manutenção posterior. Ter o código limpo e bem escrito facilita a leitura e é importante para o aumento da qualidade do software.

Commit / Commitar

Commit refere-se ao processo de tornar permanente um conjunto de alterações, ou seja, de efetivar as alterações. Quando o desenvolvedor termina uma feature, ele faz um commit para enviar dados ou códigos para armazenamento em um banco de dados, ou em um sistema de controle de versão (GIT).

Debug / Debugar

É o processo lento de encontrar erros que podem impedir que os códigos funcionem corretamente. Com ele, é possível determinar o que está ocorrendo dentro do código-fonte e obter sugestões de melhorias. Cada IDE tem sua própria ferramenta para debugar um código, onde através delas, você pode determinar quais são os pontos de parada (conhecidos como Break Points), para verificar o estado atual da aplicação.

DevOps

DevOps (junção das palavras “desenvolvimento” e “operação”) é um modelo que combina filosofias culturais, práticas e ferramentas que aumentam a capacidade de uma empresa distribuir seus serviços em alta velocidade. Essa é uma prática de engenharia de software para unir o desenvolvimento de software com a operação, ou seja, integrar essas áreas e alcançar uma maior qualidade nas entregas.

O DevOps hoje em dia é mais ressaltado devido aos processos de interação contínua e entrega contínua.

Feature

Feature é uma funcionalidade do sistema desenvolvida por um time de pessoas, que entrega um recurso extra ou resolve um problema.

Framework

Um framework é uma estrutura-base que contém um conjunto de funções e componentes pré-definidos. Funções e componentes que se relacionam para disponibilizar funcionalidades específicas ao desenvolvimento de software. Estas funções e componentes genéricos pré-prontos agilizam o processo, poupam tempo e evitam retrabalho para o desenvolvedor.

Front-End

Front-end é a tela que nós vemos e interagimos na web. O desenvolvedor front-end é responsável por “dar vida” à interface. Trabalha com a parte da aplicação que interage diretamente com o usuário. Por isso, é importante que esse desenvolvedor também se preocupe com a experiência do usuário.

Full-Stack

São os desenvolvedores que entendem tanto de front-end quanto de back-end. Podem atuar em várias partes de um projeto com diversas tecnologias.

Git e GitHub

Git - Fundamentos
Curso Git - Fundamentos
Conhecer o curso

O Git é um sistema de controle de versão de arquivos. É um software livre e muito utilizado no desenvolvimento de software onde diversas pessoas estão contribuindo simultaneamente, podendo criar e editar arquivos.

Já o GitHub é uma plataforma onde você pode armazenar seus projetos. É como se fosse uma rede social, só que de códigos, onde seus desenvolvedores podem disponibilizá-los para outras pessoas verem.

IDE

IDE ou Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) é um software que auxilia no desenvolvimento de aplicações, muito utilizado por desenvolvedores.

Para o desenvolvedor, é uma forma de criar aplicações de maneira mais rápida, uma vez que estas IDEs auxiliam em todo o processo de desenvolvimento de uma aplicação, provendo diversos benefícios, como a análise de todo o código a ser escrito para identificar bugs causados por um erro de digitação, autocompletam trechos de códigos, etc.

Alguns exemplos de IDE são o VS Code, Android Studio, Xcode, etc.

POO

POO é uma sigla para “Programação orientada a objetos”, onde este é um paradigma de programação baseado no conceito de “objetos”, que podem conter dados na forma de atributos e métodos.

Refatorar

Refatorar é reescrever um pedaço do código, mas de forma mais simples e que melhore sua estrutura interna, mas de maneira que não mude o seu comportamento externo. Isso serve para que o software fique bem projetado mesmo com o decorrer do tempo e as mudanças que ele virá a sofrer.

UI

UI ou User Interface, é um termo comumente utilizado para explicar como serão feitas as interações entre pessoas e softwares ou aplicativos.

Conclusão

Esperamos que este guia básico tenha ajudado você a entender alguns dos termos mais comuns na programação. Lembre-se de que este é apenas o começo e que sempre haverá mais para aprender! No entanto, com o tempo e a prática, você se tornará mais familiarizado com esses conceitos e poderá usá-los com confiança em seus próprios projetos.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos