Controle de versão Git

Git e GitHub: quais as diferenças?

Veja neste artigo o que realmente vem a ser o Git e o GitHub.

mais de 2 anos atrás

Muitas pessoas pensam que Git e GitHub são a mesma coisa. Isso é uma dúvida comum principalmente de quem está começando. Entender cada um deles e como eles funcionam é importante, pois se não agora, uma hora você vai precisar.

Git e GitHub - Controle de versão
Curso Git e GitHub - Controle de versão
Conhecer o curso

O que é o Git?

O Git é um sistema de controle de versão de arquivos. É um software livre e muito utilizado no desenvolvimento de software onde diversas pessoas estão contribuindo simultaneamente, podendo criar e editar arquivos. Sempre quando alguém disponibiliza sua parte do projeto no Git, ele gerencia as alterações feitas e guarda um histórico. Isso é importante pois se houver algum problema você pode desfazer as alterações e voltar para a versão que estava estável.

O Git foi projetado e desenvolvido pelo Linus Torvalds para o desenvolvimento do Linux e foi adotado por muitos outros projetos.

Existem sites que provêm hospedagem gratuita de código fonte para repositório Git, um deles é o GitHub.

O que é o GitHub?

O GitHub é uma plataforma onde você pode armazenar seus projetos. É como se fosse uma rede social, só que de códigos, onde seus desenvolvedores podem disponibilizá-los para outras pessoas verem.

Quando seu projeto está no GitHub, você pode facilmente baixar uma cópia em outro computador. É uma plataforma gratuita e armazena milhões de projetos, tanto open source, pessoais e até mesmo comerciais. Alguns projetos bem conhecidos são o WordPress e o Linux. Hoje o GitHub pertence a Microsoft, que o adquiriu no ano de 2018.

Muitas pessoas utilizam o GitHub como portfólio de seu trabalho para que empresas possam vê-lo. Se você ainda não possui um GitHub e quer fazer parte, basta criar uma conta e um repositório.

O GitHub só suporta o Git, então para você subir seus projetos deve utilizá-lo, mas a integração entre eles é bem fácil. Agora caso queira utilizar somente o Git, não tem problema. Ao contrário do GitHub, o Git não depende do GitHub para ser utilizado.

Se você quiser aprofundar seus conhecimentos no Git e GitHub, conhecer os comandos e tudo mais, dá uma conferida no nosso curso 😊

Git e GitHub - Controle de versão
Curso Git e GitHub - Controle de versão
Conhecer o curso

Até mais!

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos