Testes e Projetos

Ferramentas que auxiliam na gestão de projetos

Confira neste artigo algumas ferramentas, em sua maioria gratuitas, para auxiliar na gestão de projetos.

há 4 anos 10 meses

Formação Tester
Conheça a formação em detalhes

Planejamento em projetos é algo essencial e fazer uma gestão bem feita exige tempo para planejar e dedicação para acompanhar todo o andamento do projeto. Existem diversas ferramentas que ajudam no dia a dia do gerente de projetos e da equipe, fazendo com que o projeto seja melhor gerenciado, bem como o acompanhamento de tarefas e a gestão da equipe, confira nosso artigo sobre gerenciamento de projetos.

Esses tipos de ferramentas voltadas à gestão de projetos vêm para nos ajudar na hora de planejar, executar e documentar o projeto, fazendo com que consigamos otimizar os processos alinhando-os as metas, gerindo o tempo – ou seja, fazer as entregas dentro do prazo - e principalmente que consigamos ser bem mais produtivos.

Vamos abordar neste artigo algumas ferramentas – em sua maioria gratuita - que você pode utilizar para gerir seus projetos.

imagem analogia as fases do gerenciamento de projetos

Trello

O Trello é uma ferramenta bem conhecida para gestão de projetos. Tem sua versão gratuita e é também muito utilizado em projetos universitários, onde os alunos utilizam para gerir suas tarefas, prazos, enfim, gerir seu projeto acadêmico.

O Trello funciona através de quadros, cartões e checklists onde você consegue ver o que cada um está fazendo, assim pode organizar melhor as tarefas de cada um, saber o que está dentro do prazo, se tem alguém sobrecarregado… Com os cartões, você pode representar cada atividade, colocando nela a pessoa responsável, data de entrega, deixando tudo bem visível do que deve ser entregue. Você pode fazer todo esse acompanhamento de forma visual e intuitiva, além dele ser bem fácil de ser manuseado.

Kanban - Fundamentos
Curso Kanban - Fundamentos
Conhecer o curso

Slack

O Slack é uma plataforma de comunicação que você pode utilizar internamente na empresa. Com o Slack você consegue fazer com que todos os integrantes do time possam manter contato, fazendo com que a equipe tenha uma integração muito melhor. É gratuito, online e possui uma interface bem simples. Com ele você pode criar diversos canais, abertos ou privados, onde essas mensagens estarão visíveis somente para os participantes daquele canal. É uma forma de trocar mensagens e arquivos mais rapidamente, sem fazer o uso de e-mails ou reuniões desnecessárias.

Microsoft Project

O MS Project é uma ferramenta paga de gestão de projetos da Microsoft. Ele possui diversos recursos para que você consiga gerir e manter o controle de seus projetos de forma simplificada. Com ele você consegue gerenciar os três principais fatores de um projeto: tempo, recurso e escopo. Além de tarefas mais simples como acompanhar o progresso de atividades e afins, ele consegue fazer cronogramas bem detalhados, verificar cargas excessivas de trabalhos dos recursos, gerar relatórios e gráficos, fazer o monitoramento de recursos, maior controle sobre os recursos de pessoal e financeiro, e mais uma infinidade de coisas. Ele é um dos mais completos desse segmento e você pode conferir neste artigo sobre o Microsoft Project tudo mais o que ele tem a oferecer.

Uma recente novidade do Project é que agora ele integra o método Agile, dando suporte ao Scrum, Kanban e fluxos de trabalho personalizados.

Microsoft Project Intermediário
Curso Microsoft Project Intermediário
Conhecer o curso

Google Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem da Google. É uma forma eficiente de fazer troca de arquivos e informações, pois eles podem ser compartilhados de forma eficiente e fácil através de contas do Google. Você pode definir com quem irá compartilhar cada arquivo e o nível de permissão que essa pessoa irá ter, onde ela pode somente visualizar ou editar o arquivo. Você pode compartilhar documentos, apresentações, planilhas, anotações, formulários, vídeos… ao todo são mais de 30 tipos de arquivos que podem ser exibidos.

Prezi

Em projetos é muito comum termos que fazer apresentações, seja de dados importantes como também de como está o avanço do projeto. Com o Prezi você cria apresentações de forma dinâmica muito rapidamente, além de ser gratuito, fazendo com que você ganhe tempo. Tem um design profissional, além de ter vários modelos prontos.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos