Android

Kotlin: A nova linguagem oficial para desenvolvimento Android

Conheça um pouco mais sobre Kotlin, a nova linguagem de programação que se tornou oficial para desenvolvimento Android.

há 6 anos 7 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Não é novidade para nós, desenvolvedores mobile, que a linguagem de programação Kotlin foi integrada ao time de linguagens oficiais para desenvolver apps Android. Agora o time conta com Java, C++ e Kotlin. Lembrando que a Kotlin é a nova linguagem oficial para desenvolvimento de aplicativos Android, ela não é substituta de nenhuma outra existente.

Kotlin com Android - Primeiros Passos
Curso Kotlin com Android - Primeiros Passos
Conhecer o curso

História

Kotlin é uma linguagem de programação criada em 2011 pela JetBrains, empresa conhecida pelas IDEs comercializadas. Esta linguagem recebeu o nome de uma ilha russa situada próximo à costa de São Petersburgo, onde a equipe Kotlin reside.

Em julho de 2011 a JetBrains revelou que estava trabalhando em uma nova linguagem (Kotlin) com o objetivo de suprir características que não eram encontradas em outras. No ano seguinte, o projeto Kotlin foi colocado sob a licença Apache de código aberto. Porém, apenas em 2016 foi lançada a primeira versão estável.

Aos poucos, ela foi conquistando seu lugar na comunidade de desenvolvedores de aplicativos Android, muito devido à sua qualidade e as ferramentas e IDEs que a atendem. E também, talvez um dos principais fatores, ela possui 100% de interoperabilidade com o Java. Ou seja, 100% compatível.

Contudo, a grande notícia veio em 2017, no Google I/O 17. Onde os engenheiros do Google Android anunciaram a Kotlin como a mais nova linguagem oficial da plataforma.

Principais características

Como mostrado anteriormente, uma das principais características do Kotlin, talvez a mais marcante, é a compatibilidade com o Java. Assim, todas as APIs que rodam no Java também rodam no Kotlin. Também é possível destacar outras características, como:

  • Compatível com o JDK 6, desta forma os programas escritos em Kotlin são compatíveis com qualquer versão do Android;

  • A linguagem é type-safe como o Java, e também null-safe, ou seja não admite valor null para as variáveis e caso precise informar um valor nulo é necessário definir isto de forma explícita;

  • Trabalha com os paradigmas de Programação Orientada a Objetos e Programação Funcional;

  • O Android Studio tem 100% de suporte a ela;

  • Utiliza inferência para definir tipos de dados quando o mesmo é evidente;

  • Os códigos getters e setters estão presentes de forma implícita, desta forma não é necessário criá-los na classe.

Por que desenvolver para Android com Kotlin?

Devido às suas características, ela demostra ser uma ótima opção para o desenvolvimento de aplicativos Android, trazendo todas as vantagens de uma linguagem moderna para a plataforma e sem apresentar novas restrições:

Compatibilidade: Kotlin é totalmente compatível com o JDK 6, garantindo que os aplicativos possam ser executados em dispositivos Android mais antigos, sem problemas. A ferramenta Kotlin é totalmente suportada no Android Studio e compatível com o sistema de compilação do Android.

Desempenho: um aplicativo Kotlin é tão rápido quanto um Java equivalente, graças a uma estrutura de bytecodes muito semelhante. Com o suporte da Kotlin para funções inline, o código usando lambdas geralmente é executado ainda mais rápido que o mesmo código escrito em Java.

Interoperabilidade: o Kotlin é interoperável a 100% com Java, permitindo usar todas as bibliotecas Android existentes em um aplicativo Kotlin.

Tempo de compilação: o Kotlin suporta compilação incremental eficiente, por isso, enquanto há algumas sobrecargas adicionais para construções limpas, as compilações incrementais geralmente são tão rápidas ou mais rápidas do que com o Java.

Curva de aprendizado: para um desenvolvedor Java começar com o Kotlin é muito fácil. O conversor automático Java para Kotlin incluído no plugin Kotlin ajuda com os primeiros passos.

Compatibilidade com o Android Studio

Atualmente Kotlin é 100% compatível com o Android Studio e para utilizá-lo basta instalar um plugin que se encontra disponível na área de plug-ins da IDE.

Pensando em mais praticidade para os desenvolvedores Android que utilizam esta IDE, em breve será lançada a nova versão do Android Studio (Android Studio 3.0 Canary) que trará nativamente suporte ao Kotlin, sem a necessidade de instalar plugins adicionais. Atualmente já está disponível para download o preview, que você pode ver no site oficial.

Quer aprender a desenvolver com Kotlin? Veja o nosso curso:

Kotlin com Android - Primeiros Passos
Curso Kotlin com Android - Primeiros Passos
Conhecer o curso

O que você acha sobre essa parceria entre Kotlin e Android? Compartilhe conosco a sua opinião. :)

Uma abraço e até a próxima!

Autor(a) do artigo

Daniel Viana
Daniel Viana

Instrutor, Desenvolvedor Android, Mestrando em Bioinformática pela UFMG, MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela UCAM, Graduado em Ciência da Computação pela FUNIP, Membro da SBC, ACM e AB3C.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos