Não seja um profissional “intolerante”

Todo profissional da área de TI já viu ou até fez parte de uma discussão com algum amigo ou colega de trabalho sobre o quão uma determinada tecnologia/linguagem/plataforma pode ser melhor do que a outra. É fácil darmos exemplos deste tipo de discussão: “Java vs .NET”, “Windows vs Linux”, “Android vs iOS”… Os exemplos são vários.

Essa discussão, obviamente, é muito bem-vinda! Uma discussão saudável é um dos melhores meios para aprendermos coisas novas e mudarmos paradigmas de pensamento. Mas, e quando a discussão torna-se, digamos, “acalorada” demais? E quando alguém simplesmente diz que a tecnologia/linguagem/plataforma que a pessoa em questão utiliza é melhor que todas as outras simplesmente por que a pessoa diz que é assim e pronto? Nesse momento, estamos diante de um profissional intolerante, pelo menos tecnicamente falando: é o famoso “xiita”. O final de uma discussão com um profissional intolerante? Geralmente, o festival de frases como “funciona porque é Linux”, “Java é que é linguagem de gente grande”, e por aí vai.

Discussões com “xiitas” acabam em nada

Esse tipo de discussão sempre acaba mais no emocional. No final, acabamos por ter pouca argumentação técnica e muito achismo e convicção pessoal. Não é que cada um não possa ter sua opinião e defendê-la, mas estamos em uma área onde é necessário que se prove o que se fala para que se possa ter um juízo correto. Porém, o profissional que é intolerante quase nunca vai dar valor a uma argumentação realmente técnica e, no final, ainda vai ficar com a opinião de que “o que importa é o que ele fala”. Uma pena, pois talvez uma grande oportunidade de aprendizado pode ter sido deixada para trás.

Oportunidades são deixadas para trás

Essa falta de flexibilidade por muitas vezes faz o profissional perder verdadeiras oportunidades de aprendizado e crescimento. Imagine a seguinte situação: você tem a possibilidade de participar de um super projeto legal, envolvendo várias pessoas ao redor do mundo, em uma empresa mundialmente reconhecida na área de TI e com uma excelente remuneração… Enfim, uma oportunidade para mudar uma vida! O grande ponto é que você curte desenvolver em Java, mas o projeto é em… .NET. E agora? Você deixaria a oportunidade única passar ou aceitaria o desafio?

Parece ser uma decisão relativamente fácil de ser tomada, mas não pra quem é inflexível. E, por incrível que pareça, não seria difícil de acreditar que alguém recusou a oportunidade. “Ah, recusei porque era .NET, C# não presta.”… Certamente esse seria provavelmente uma resposta que poderíamos com uma certa facilidade ouvir de alguém que preferiu recusar a oportunidade em questão. Parece absurdo, não? E, de certa forma é, mas infelizmente esse exemplo de intransigência também é comum. Mas sabemos que oportunidades que passam por nós raramente voltam e o arrependimento pode bater depois…

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Tecnologia da Informação serve para agregar valor ao negócio

Aqui vale aquela máxima: Tecnologia da Informação serve para agregar valor ao negócio, os deixando mais rápidos, eficientes, dinâmicos e adequados à realidade de velocidade extrema que temos hoje em dia com o menor custo operacional. Esse é o objetivo de qualquer projeto de software, no final. E isso, muitas vezes, quer dizer que o cliente não quer saber muito se a solução a ser desenvolvida utilizará Java, .NET, Ruby ou até mesmo Cobol. Ele quer que a solução seja eficiente e se adeque à sua realidade de negócio. Não adianta, por exemplo, utilizar Ruby em uma empresa onde o Java predomina. E essa comparação serve para qualquer linguagem/framework/tecnologia.

A ferramenta a ser utilizada é quem tem que na maioria das vezes se adaptar ao cliente, e não o contrário. E, justamente pela heterogeneidade entre os diferentes ambientes de negócio, não dá para cravarmos uma “bala de prata” para todos os cenários. Existem clientes onde .NET será mais adequado, outros onde o Java será mais adequado, outros onde até o Delphi será mais adequado à realidade de negócio do cliente! Aqui, o “xiitismo” acaba não tendo muita vez…

Esse tipo de discussão é muito chato!

Convenhamos: esse tipo de discussão na verdade é improdutiva e chata demais, justamente porque não leva a lugar algum de fato. Fora que, de fora, os participantes acabam por parecer profissionais que não sabem lidar com opiniões e experiências divergentes… Isso quando a pessoa não chega a parecer de fato uma criança birrenta!
Ninguém é obrigado a aceitar a opinião de outra pessoa como se fosse a verdade absoluta (por isso que uma discussão sadia e produtiva é sempre muito bem-vinda!). Agora, temos que ter maturidade e aceitar o fato de que alguém pode ter experiências e ideais diferentes dos nossos. E o fato de alguém pensar diferente não significa que existe alguém inferior ou errado na história na maioria das vezes. São somente… Diferenças! Temos que aprender a conviver com elas. E isso vale também para nós como profissionais da área de TI.

Se as discussões são chatas, os envolvidos automaticamente passam a ser chatos também

Profissionais intolerantes são automaticamente classificados como chatos e até mesmo muitas vezes arrogantes. Isso acontece porque simplesmente ninguém consegue conviver com uma pessoa que é completamente intransigente e não aceita que podem existir outras maneiras de se enxergar as coisas. Quando há algum fator emocional envolvido, a convivência pode até ser tolerada. Mas, como estamos falando do âmbito profissional e de maneira específica à nossa área de TI (mesmo que isso tudo não sirva somente para quem trabalha com tecnologia), muitas vezes isso acaba não valendo.

A certeza na área de TI é muito temporal

Temos sempre que nos lembrar que a nossa área é completamente mutante. Tecnologias novas sempre estão surgindo, frameworks novos e diferentes são lançados todos os dias praticamente… Essa interessante mutabilidade (que é o que pra mim faz a nossa área ser tão legal) também traz uma consequência: praticamente nenhuma verdade é absoluta por muito tempo.

Linguagens e frameworks nascem e são deixados de lado praticamente com a mesma velocidade com que foram adotados. Até algum tempo atrás, ninguém pensava em utilizar JavaScript do lado do servidor, até aparecer o Node.js… Delphi era considerada uma linguagem moderna e de ponta, hoje nem sequer é considerada (para mim, em alguns cenários, de maneira injusta) ao se desenvolver um novo projeto… Ninguém pensava em desenvolver aplicações mobile híbridas com HTML, CSS e JavaScript… Temos sempre que nos lembrar: o que sabemos hoje pode ser considerado completamente antiquado e ultrapassado daqui alguns anos. Sendo assim, pra quê perder tempo e energia com intransigência? Linguagens, frameworks e arquiteturas se foram, se vão e continuarão indo embora.

Cabe a nós nos desprendermos das convicções pessoais “intocáveis” e corrermos atrás.

Essa discussão não é uma bobeira ou qualquer coisa assim por envolver aspectos humanos

Infelizmente, é comum na área de TI encontrarmos pessoas que acham que basta ter um super conhecimento e ser alguém que manje horrores do aspecto técnico é mais do que suficiente. Mas não, isso não é suficiente.
Nós não somos máquinas, nem vivemos como se fôssemos. O ser humano é social por definição e, por isso, vive através de interações humanas. É impossível uma pessoa viver completamente reclusa de outras pessoas. Nós precisamos de contato para viver.

Se isso vale para a vida de maneira geral, por que não serviria para o aspecto profissional? Do que adianta termos um profissional super capacitado tecnicamente se este profissional não consegue se comunicar e interagir com os outros profissionais ao redor? A capacitação técnica, em algum momento, não vai ser suficiente por si só. Habilidades sociais hoje, além de necessárias como sempre foram, são também ferramentas profissionais. É preciso saber conversar, ouvir e conviver com outras pessoas, que por muitas vezes pensarão de maneira diferente e enxergarão as coisas por outra óptica. Isso é uma ferramenta de sobrevivência não somente profissional, mas também pessoal.

Mas as coisas não precisam ser chatas…

Não estou tentando pregar regras de convivência profissionais e pessoais, nem tenho esse direito, na verdade. Muito menos estou aqui para julgar. Isso é apenas uma reflexão sobre uma situação muito comum na área de Tecnologia da Informação. Lógico que aquela tiração de sarro e aquela “zueira” com o amigo que programa em alguma linguagem ou utiliza algum framework é super bem-vinda. Lógico que nós podemos ter a nossa opinião, inclusive temos o direito (e até mesmo o dever) de defendê-la. Nós, por muitas vezes, também acabamos por ser intransigentes e passamos dos limites… E isso é normal.

Aqui, a intenção foi falar sobre aquelas pessoas que adotam a intolerância como uma filosofia de vida. Falamos sobre pessoas que acham que ninguém pode pensar de maneira diferente e/ou discordar. E o ponto maior não é a pessoa ser chata ou qualquer coisa assim: o cerne da questão é a pessoa não perceber que na verdade ela está se prejudicando… O grande ponto é a pessoa não perceber que ela poderia ser um profissional muito melhor se deixasse essa falta de flexibilidade de lado e abrisse a mente para tudo que ela poderia aprender se ouvisse com mais atenção o que os outros têm a dizer! o/

E você? Concorda com este post? Já passou por alguma situação onde já precisou trabalhar com um profissional intransigente? Sinta-se à vontade para comentar com a gente nos comentários! =)

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Líder de Conteúdo/Inovação. Pós-graduado em Projeto e Desenvolvimento de Aplicações Web. Certificado Microsoft MCSD (Web).