Estudos

O impacto da ansiedade no processo de aprendizagem dos profissionais da área de TI

Confira nesse artigo os impactos que a ansiedade pode causar em seus estudos.

há 4 anos 9 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O profissional da área de TI é muito requisitado pelas empresas. Mas, em contrapartida é um dos profissionais que mais deve se empenhar em ter um aprendizado constante, já que temos uma evolução de tecnologia muito rápida, o que fica até difícil de acompanhar. Às vezes acontece de você estudar determinada tecnologia e dias depois ser lançada uma nova versão com algumas mudanças.

Em relação às vagas da área de TI, vemos que muitas vezes elas exigem conhecimento em várias vertentes, o que é algo comumente reclamado pelos profissionais de TI, ainda mais quando eles analisam a quantidade de exigência X salário oferecido.

Com todos esses fatos, muitos profissionais de TI, principalmente quem está começando na área, se debate com várias dúvidas, sobre o que estudar, o que vale a pena, por onde começar, se realmente temos que saber tudo… afinal é tanta coisa que precisamos aprender e por conta disso acabamos nos deparando com a ansiedade nos estudos. No dicionário temos o seguinte significado para ansiedade: desconforto psíquico, aflição, angústia, impaciência, receio… Por isso, vamos abordar neste artigo o que a ansiedade de querermos aprender tantas tecnologias em pouco tempo e o mau que isso pode causar durante o nosso processo de estudos.

Pessoa Ansiosa

JavaScript Básico
Curso JavaScript Básico
Conhecer o curso

Ansiedade faz não ter foco no processo de aprendizagem

Ter foco é algo bem importante no processo de aprendizagem. Quando estamos ansiosos para aprender algo, seja para terminar logo ou porque temos muita coisa pendente para estudar, muito provavelmente não conseguiremos chegar ao final com êxito. Por isso, é muito importante fazer um plano de estudos e segui-lo, tentando o máximo possível só passar para a próxima etapa quando realmente tiver aprendido aquele assunto.

Ansiedade faz com que a pessoa não aprenda corretamente nenhuma tecnologia pela falta de foco e consequente profundidade

Ainda na mesma lógica acima, se temos uma pendência muito grande de estudos, podemos acabar passando muito rapidamente por elas. Mas isso é um grande erro. Mas vale você demorar mais do que não aprender corretamente. Ter um conhecimento mais profundo em tecnologias é interessante, ainda mais se é algo importante para o cargo/atuação que deseja, assim você conseguirá se destacar.

Além disso, quando você estuda superficialmente várias tecnologias, na hora de colocar em prática verá que não absorveu praticamente nada de suas horas de estudos.

React Native - Fundamentos
Curso React Native - Fundamentos
Conhecer o curso

Ansiedade faz mal e gera frustração, pois aprender de verdade naturalmente leva tempo… A pessoa pode ficar chateada consigo mesma por achar que está demorando para aprender uma nova tecnologia

Quando não conseguimos terminar algo no tempo que estimamos ou por achar que não estamos evoluindo podemos acabar ficando frustrados a ponto de querer jogar tudo para o alto. Mas, como já adiantamos no começo deste artigo, o estudo na área de TI é constante e ele leva tempo, precisamos de tempo para entender dos conceitos até a prática. De nada adianta já querermos chegar na parte prática se não soubermos o que está acontecendo por trás dos panos, o que quer dizer tal coisa… essas partes mais conceituais são muito importantes e não devem ser deixadas de lado. Sabemos que aprender de verdade em pouco tempo não existe, em relação a ansiedade de aprendizagem aconselho a leitura do nosso artigo sobre o que é mindfulness e como ele pode nos ajudar na área de TI.

Além disso, quando falamos de tempo de aprendizado, vale ressaltar que cada um tem seu tempo de aprendizado e isso é completamente normal. O tempo que você leva para terminar algo pode não ser igual ao do seu amigo e vice-versa.

Podemos destacar aqui dois pontos que são importantes para que você não deixe que a ansiedade atrapalhe seu processo de aprendizagem:

Mantenha o estudo constante e com qualidade: um pouco a cada dia e com um bom aproveitamento é melhor do que várias horas de estudos não tão bem aproveitadas 😉

Respeite seus limites: de nada adianta estudar várias horas ao dia se depois de um determinado tempo de estudos você não consegue ter o mesmo foco, pois assim você acaba fingindo para si mesmo que está “estudando” e isso não é legal. Saiba separar um tempo para os estudos e um tempo para fazer outras coisas que você goste.

Aconseilho a leitura de nossos artigos da categoria estudos e carreira.

Bons estudos pra você :D

Desenvolvedor Java
Formação Desenvolvedor Java
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos