Computação em nuvem

Firebase: descubra no que esta plataforma pode te ajudar

O Firebase é uma plataforma do Google que contém um conjunto de ferramentas e infraestrutura para ajudar no desenvolvimento web e mobile.

há 7 anos 2 meses

Formação Administrador AWS
Conheça a formação em detalhes

O Firebase é uma plataforma do Google que contém várias ferramentas e uma excelente infraestrutura para ajudar desenvolvedores web e mobile a criar aplicações de alta qualidade e performance.

Esta plataforma contém quatro seguimentos de serviços: Analytics, Develop, Grow e Earn. Veja um pouco sobre cada um deles.

Android - Segurança e criptografia nas aplicações
Curso Android - Segurança e criptografia nas aplicações
Conhecer o curso

Analytics

O Firebase Analytics é uma solução gratuita e ilimitada, considerado o coração do Firebase, é utilizado para gerar as métricas da aplicação, mensurar o comportamento do usuário. Atualmente é disponibilizado para aplicações iOS e Android.

Develop

Com a missão de poupar tempo e fornecer um aplicativo de alta qualidade, esta plataforma contém vários recursos para os desenvolvedores, são eles:

  • Cloud Messaging: O Firebase Cloud Messaging – FCM permite a entrega/recebimento de mensagens e notificações entre as plataformas iOS, Android e Web.

  • Authentication: Este recurso de autenticação é fundamental para as aplicações onde é necessário saber a identidade do usuário e manter o controle do acesso ao app. Também, com o Firebase Authentication, é possível utilizar provedores de identidades federais para autenticação como as contas do Google, Facebook, Twitter e GitHub.

  • Realtime Database: O Firebase também disponibiliza um banco de dados NoSQL (Firebase Realtime Databse) hospedado em nuvem, onde os dados são armazenados como JSON e sincronizados em tempo real com todos os clientes conectados.

  • Storage: Útil para armazenar arquivos como imagens, vídeos e áudio, além de outros conteúdos gerados por usuários.

  • Hosting: Este serviço é oferecido para hospedar HTML, CSS e JavaScript para seu site, além de outros ativos fornecidos pelo desenvolvedor, como gráficos, fontes e ícones. O Firebase Hosting possui certificado SSL fornecido automaticamente, é ideal para aplicativos web e web para dispositivos móveis.

  • Remote Config: Armazena pares de chave-valor especificados pelo desenvolvedor que permite alterar o comportamento e a aparência do aplicativo sem exigir que os usuários baixem uma atualização do app.

  • Test Lab: O Firebase Test Lab fornece toda infraestrutura em nuvem que você precisa para testar seus aplicativos Android e mesmo que você não tenha escrito o código de teste para o app, o Test Lab pode operar no seu aplicativo automaticamente em busca de falhas. Todos os resultados do teste são disponibilizados no Firebase console.

  • Crash Reporting: Este recurso é capaz de criar relatórios de erro detalhados para os aplicativos Android e iOS. Os erros são agrupados em conjuntos e são organizados de acordo com a gravidade do impacto para os usuários. Até o momento está na versão beta e já demonstra ser um excelente aliado para os desenvolvedores.

Nem todos os recursos para desenvolvedores são disponibilizados em todas as plataformas (Android, iOS, web), para resumir, é possível ver no quadro abaixo a relação de Recurso x Plataforma:

React - Fundamentos
Curso React - Fundamentos
Conhecer o curso

Grow

Além de vários recursos para auxiliar no desenvolvimento das aplicações, o Firebase também disponibiliza recursos voltados ao envolvimento e conquista dos usuários para a aplicação, estes recursos são:

  • Notifications: Através deste recurso é possível gerenciar campanhas de notificações para seu app e quando integrado ao Firebase Analytics é possível entregar mensagens a um segmento específico de usuários.

  • App Indexing: Com o App Indexing você consegue aumentar a visibilidade do seu app em pesquisas do Google e do Now on Tap em dispositivos Android. E um recurso interessante é que os usuários ao buscarem um conteúdo relacionado eles poderão iniciar o aplicativo diretamente dos resultados de busca, se app estiver instalado no dispositivo, e caso não esteja, é exibido uma opção para instalação do aplicativo.

  • Invites: O Invites, é uma solução desenvolvida para indicações e compartilhamento de aplicativos. Permite que os usuários do app compartilhem o aplicativo ou o conteúdo por e-mail ou SMS.

  • AdWords: Este recurso vinculado ao Firebase Analytics permite que você mostre anúncios direcionados a segmentos de usuários, assim é possível otimizar o desempenho de sua campanha de forma eficaz.

Earn

Para lucrar com seus aplicativos através da exibição de anúncios, o Firebase disponibiliza o AdMob. Com ele é possível monetizar seus apps mobile com publicidade segmentada dentro do aplicativo e assim gerar receita sem prejudicar a experiência do usuário.

O Firebase fornece tudo que você precisa para desenvolver aplicações web e mobile, desde o desenvolvimento e testes até a publicação e divulgação do aplicativo. Para conhecer mais sobre ele, acesse Firebase.

Um abraço e até a próxima!

JavaScript Básico
Curso JavaScript Básico
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Daniel Viana
Daniel Viana

Instrutor, Desenvolvedor Android, Mestrando em Bioinformática pela UFMG, MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela UCAM, Graduado em Ciência da Computação pela FUNIP, Membro da SBC, ACM e AB3C.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos