Java

O que é o Spring?

Veja neste artigo o que é o Spring.

há 3 anos 3 meses

Formação Desenvolvedor Java
Conheça a formação em detalhes

Inicialmente desenvolvido para criação de aplicações web escritas em Java, e anteriormente denominado como Spring Framework, o Spring é um ecossistema de desenvolvimento para facilitar a criação de aplicações Java utilizando diversos módulos independentes.

PHP - Recursos essenciais
Curso PHP - Recursos essenciais
Conhecer o curso

No início, o Spring Framework possuía diversos recursos integrados em uma mesma plataforma, porém o projeto cresceu tanto que alguns de seus recursos foram copiados por outros projetos. A partir daí, surgiu a ideia de modularizar as principais funcionalidades do Spring Framework e assim facilitar a integração com outros projetos que utilizavam outros frameworks.

Com essa modularização, surgiu o projeto Spring, composto por diversos módulos, cada um com a sua especialidade. Estes módulos podem ser utilizados em conjunto com outros ou até com Frameworks que não façam parte do ecossistema Spring.

Spring

Principais módulos do Spring

Como dito anteriormente, o Spring é composto por diversos módulos independentes que incrementam e facilitam o desenvolvimento de aplicações web.

Dentre os principais módulos do Spring podemos citar:

  • Spring Boot: Módulo do Spring que facilita a configuração e publicação das aplicações desenvolvidas, visando reduzir a quantidade de configurações iniciais que geralmente são fundamentais em projetos java;
  • Spring Data: Módulo do Spring que visa facilitar a forma de acesso aos dados por parte da aplicação. Possui suporte desde o JDBC até o JPA;
  • O Spring MVC: Permite a criação e desenvolvimento de aplicações utilizando o padrão MVC;
  • Spring Security: Módulo do Spring responsável por gerenciar toda a parte de autenticação e autorização de uma aplicação;
  • Spring Mobile: Facilita a criação de aplicações web que também serão executadas em dispositivos móveis.

Java - Arquivos e I/O API
Curso Java - Arquivos e I/O API
Conhecer o curso

Conclusão

Neste artigo vimos rapidamente o que é o Spring e quais os seus principais módulos.

Nos próximos artigos, falaremos sobre cada um de seus principais módulos de forma individual e as características fundamentais para sua utilização.

Mais informações a respeito do Spring, basta acessar o seu site para visualizar a sua documentação e principais informações.

Até lá! :)

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos