Carreira

Transição de carreira para TI: dicas práticas

Fazer uma transição de carreira pode ser muito desafiador e com muitas incertezas. Confira essas dicas práticas!

há 2 meses 2 semanas


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Fazer uma transição de carreira pode não ser muito fácil: é desafiador, com muitas incertezas e aquela sensação de começar do zero. Por mais que tenhamos alguns objetivos claros na nossa mente, nós temos muitas outras atividades no nosso dia a dia, onde por muitas vezes fica difícil conciliar com essa transição. Mas, isso não é impossível com um bom planejamento. Por isso, separamos nesse artigo algumas dicas que você já pode colocar em prática.

Autoavaliação

O primeiro passo é a autoavaliação. Antes mesmo de começar, você já deve saber, pelo menos de forma inicial, o por que deseja fazer uma transição de carreira e quais os motivos que te levam a isso. Ainda sim, é importante fazer uma autoavaliação mais profunda, para se entender melhor, traçar objetivos, ter clareza sobre suas habilidades e competências atuais que podem ser reaproveitadas, para que não aja nada por impulso. Isso vai te ajudar nessa caminhada, a passar pelas dificuldades que podem aparecer e principalmente para que você não desista da sua jornada.

Pense também qual área te chamou a atenção: provavelmente você viu sobre ela em algum lugar ou conhece alguém que atua e isso te despertou algo em fazer essa mudança de carreira. Então, pesquise mais sobre ela, fale com profissionais da área para cada vez mais ter certeza do que você quer.

Desenvolvimento de habilidades

Depois dessa análise, tanto pessoal quanto da área de escolha, é a hora de começar a se capacitar e para isso precisamos de um plano de ação. É importante investir na base e construir uma base sólida para você ir avançando da forma correta e assim ir focando nas tecnologias necessárias para atuar no campo que deseja.

Ainda mais nesse começo, por mais que tenhamos a correria do dia a dia, é importante colocar um esforço inicial, até mesmo porque sua intenção é fazer uma transição, então é necessário ter uma dedicação maior.

Sendo assim, se você já está em um emprego fixo, pense em como vai acrescentar os estudos em sua rotina. Tente colocar em sua rotina estudos diários, deixe uma hora programada para isso e tente não procrastinar.

Lembre-se de aproveitar suas competências das experiências anteriores também, nada é perdido. Você já tem habilidades interpessoais, então você não começará totalmente do zero, pois isso você já consegue carregar da sua carreira anterior.

Planejamento financeiro

Planejamento financeiro sempre é importante – falando até mesmo da vida em geral – mas quando falamos em uma transição de carreira ele se torna essencial.

Enquanto você estiver nesse processo, se organize com o quanto você pode investir nisso, seja com cursos, mentorias, bootcamps, etc. Dependendo da sua realidade, você pode já ter um ganho mensal considerável, porém é comum que profissionais que mudam de carreira passem por possíveis quedas salariais. Por isso esteja preparado financeiramente com alguma reserva, pelo menos neste início.

Dê atenção ao portfólio

Se você não tiver experiência na área, o que te ajudará a mostrar o que você sabe fazer é o seu portfólio. Por isso, no momento exato, dê uma atenção a ele, colocando seus projetos aprendidos e pessoais – os melhores, claro.

Tente criar seus projetos do zero, não somente copiar os dos cursos, pois assim você aprenderá muito mais. Ter essa autonomia é importante para o aprendizado. Em nossa plataforma, temos cursos de diversas tecnologias e temos também o MultiStack, onde você cria conosco um projeto do zero até a sua publicação, excelente para iniciantes e para quem está em transição.

E não para por aí: para te ajudar nesse quesito de “faça você mesmo” como mencionei antes, temos um desafio ao final do projeto. Um desafio onde você poderá aplicar sozinho na prática tudo o que aprendeu, com a mentoria e feedback dos nossos professores. Nada melhor do que ter um projeto seu analisado e corrigido por quem entende do assunto, né?!

Participar de projetos colaborativos também é uma ótima forma, pois além do aprendizado, você ainda já começa um networking ali.

Consistência e resiliência

Por mais difícil que esteja a jornada, o cansaço, a falta de tempo ou os muitos outros motivos, lembre-se do por que você iniciou. Ninguém decide uma transição de carreira do nada: seja por melhores salários, por não estar satisfeito na carreira atual, seja lá qual for seu motivo, lembre-se que por mais difícil que possa parecer, com um planejamento estruturado, constância, resiliência e perseverança você irá chegar lá.

Também não se apegue ao tempo que isso irá levar, pois o tempo passará de qualquer forma e, se esta de fato for sua decisão, lá na frente você estará muito mais realizado(a).

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos