Carreira

Transição de carreira para TI: como fazer?

A área de TI tem atraído muitos profissionais que já estão em outras carreiras. Veja neste artigo algumas dicas de como fazer essa transição.

10 dias atrás

A área de TI tem atraído muitos profissionais que já estão em outras carreiras. Isso porque a área tem oferecido muitas oportunidades, altos salários e uma alta demanda de profissionais.

Existe uma necessidade muito grande de contratação, mas está muito difícil encontrar profissionais de TI qualificados. Agora, além de tudo, empresas no Brasil estão tendo que competir com o mercado externo.

Se você está em busca de realizar uma transição de carreira para TI, saiba que é uma escolha promissora, porém deve ser feita com consciência e planejamento.

Por isso, separamos algumas dicas de como você pode se preparar para se direcionar a esse mercado que está em alta!

Tenha um bom plano de estudos

Todo profissional que quer migrar para TI já deve estar ciente de uma coisa: você tem que estar constantemente atualizado, devido à abrangência da área e à velocidade de mudanças nas tecnologias. Por isso, o estudo é constante e nunca deve parar, porque isso faz diferença quando você vai atuar no mercado de trabalho.

Sendo assim, ter um plano de estudos estruturado, é algo extremamente importante para a evolução dentro da área de tecnologia. Por isso, aqui na TreinaWeb contamos com as formações, que são uma sequência de cursos para você tirar o máximo de proveito da plataforma. Além disso, você otimiza o seu tempo - algo tão valioso hoje em dia, estudando o que realmente deve ser estudado.

Consuma conteúdos variados

A quantidade de conteúdo variado e até mesmo gratuito que temos hoje é gigantesco.

Com isso, você pode estudar sobre uma tecnologia em um curso online, ouvir podcasts de quem já atua na área que você deseja seguir, ler relatos sobre pessoas que também fizeram transição de carreira, fazer uma pesquisa sobre como funciona o recrutamento no mundo tech, seguir pessoas influentes da área no LinkedIn e consumir o seu conteúdo, blog com novidades de tecnologia… É bastante coisa, mas a internet acaba facilitando.

Não queime a largada

Quando começamos a estudar algo novo, queremos ver os resultados o mais rápido possível. Mas, tenha muito cuidado nisso de pular etapas, pois isso pode te levar à frustração. Pular bases importantes que serão necessárias lá na frente só vai atrasar seu progresso. Então é importante levar isso em consideração e saber que uma transição de carreira não é do dia para a noite, ela leva tempo. Mas é um tempo de estudos que irá te recompensar lá na frente. Não existe isso de aprendizagem rápida, por isso que sempre falamos de planejamento principalmente quando falamos de transição de carreira.

Aproveite as oportunidades Home office

Devido à pandemia muitas empresas tiveram que se adequar ao home office. Hoje, o home office se tornou um “novo normal”, o que traz vantagens tanto para os funcionários quanto para as empresas. Os funcionários podem trabalhar de onde estiverem, sem perder tempo com locomoção, podendo estar mais presente na família, o que ocasiona em uma qualidade de vida melhor.

O Home office faz você aumentar seu leque de oportunidades, não te limitando a procurar somente na sua região, ainda mais se você não mora em grandes capitais. Hoje, com o home office você pode trabalhar em qualquer lugar do Brasil e até mesmo no exterior.

Foco no seu progresso

Lembra daquele ditado que “a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa”? Pois é, com isso começamos a nos comparar com outros profissionais, que o outro conseguiu um emprego muito mais rápido que você, que o outro aprendeu muito mais em um curto período de tempo… aí você começa a achar que o problema está em você, que a área de TI não te serve e aí é só ladeira abaixo. É aí que está o problema na comparação.

Sendo assim, não se desespere diante dos problemas, porque eles vão aparecer sim. O importante aqui é manter a cabeça no lugar para que você consiga guiar as suas ações. Cada um tem o seu tempo de aprendizado, suas limitações, seu tempo de estudo, portanto: não se compare!

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos