Como Conseguir Clientes e Trabalhos Como Desenvolvedor Freelancer

Você que é um desenvolvedor freelancer, home-office, ou pretende ser um, e tem tido dificuldade pra conseguir clientes: Saiba que você abriu o artigo certo, na hora certa :)!

A partir de hoje vou escrever uma série de artigos sobre como atrair, precificar e fechar clientes, utilizando técnicas novas de marketing digital, marketing de diferenciação e neuromarketing.

Ah! E detalhe, sem depender destes sites de freelance como Workana e 99Freelas. Porque não é este tipo de clientes “pechincheiros” que queremos atrair, não é mesmo?

A princípio o que você vai precisar é de #HARDWORK, de muita dedicação e trabalho duro. Um programador que inicia o seu próprio negócio e fica esperando clientes, dependendo do acaso pra conseguir trabalho, comete o mesmo erro daqueles estudantes universitários que terminam a faculdade e depois ficam esperando que as empresas batam na sua porta. É necessário estratégia e luta pra ganhar atenção em torno do seu trabalho.

Marketing Digital - Fundamentos
Curso de Marketing Digital - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Como vai funcionar?

Antigamente, o estilo de se fazer marketing digital, e isso foi levado do Marketing Offline pra dentro da Internet, era: Fazer um burburinho que os clientes chegavam, a gente só usava o marketing pra promover ofertas. Era só fazer um anúncio com preço no Google Adwords, nos tempos dourados da plataforma, que aquilo estourava, enfim… tudo funcionava. Hoje, nem de longe, mas mesmo assim a maioria dos profissionais ainda trabalham assim. Inclusive muitas empresas ainda tem o tal do “vendedor ativo”, usam telefone fixo pra ligar para as empresas, ou mandam emails spam, oferecendo seu serviço.

Este estilo de marketing, o chamado Outbound Marketing, virou muito intrusivo, e as pessoas odeiam ver ou ouvir “publicidade” daquilo que elas nem conhecem.

O que eu vou ensinar é totalmente diferente, são princípios do Inbound Marketing, que inclui qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas, em vez de interrompê-las. Nós iremos:

  • Atrair os potenciais clientes
  • Criar um relacionamento
  • E eles irão decidir fechar negócio com você.

Os benefícios do Inbound Marketing são muitos, por exemplo:

  • Favorecer a escolha de uma marca para influenciar vendas no futuro;
  • Aumentar a credibilidade e autoridade da sua marca (e marcas que possuem autoridade vendem-se sozinhas);
  • Engajar consumidores com a sua marca;
  • Colocar as necessidades dos clientes como prioridade;
  • Investimento baixo pra captação de clientes
  • Causa

Preparando o Terreno para Atrair os Clientes

Existe uma analogia dentro do Inbound Makerting, chamada de “técnica do jardim”, que funciona mais ou menos assim: Você é um caçador de borboletas e o seus potenciais clientes são as borboletas.

A grande maioria dos profissionais, programadores e agências, pegam uma rede e saem correndo atrás das borboletas, tentando capturá-las. E só quem já caçou borboletas sabe como isso é complicado. E detalhe, se existe muito caçador e pouca borboleta, a maioria vai sair dessa caça com a rede vazia, certo?

Por outro lado, se o seu negócio é um jardim bem cuidado, se você investe nele, você não precisa sair correndo atrás das borboletas. Elas são atraídas até o seu jardim.

E existe uma maneira de construir o seu jardim que serve tanto para que as borboletas se convençam que devem contratar o seu serviço, quanto descubram que ele existe.

Em vez de flores, nesse jardim, teremos: Redes Sociais bem preparadas, conteúdo de qualidade focado exatamente para estas borboletas e um bom portfólio.

E o seu papel, daqui pra frente, será na construção desse jardim virtual. Continue lendo no próximo artigo: Como Diferenciar-se no Mercado e Atrair Clientes: Nicho vs. Especialidade

Deixe seu comentário

Pós-Graduado em Marketing pela FGV. Sou um grande estudioso na área de marketing digital e empreendedorismo digital. Estou há mais de 10 anos neste mutante mercado. Vem comigo!