Carreira

3 dicas para o seu portfólio

Será que você está dando a devida atenção ao seu portfólio? Veremos neste artigo 3 dicas para você deixá-lo pronto para utilizar quando precisar.

há 1 ano 7 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Se você está começando agora e ainda não tem bom networking, seu portfólio será um dos responsáveis para você conseguir uma vaga em uma empresa ou também um job para trabalhos freelancer.

O portfólio serve para mostrar o seu valor, sendo um reforço para o currículo ou para a atração de clientes, caso você prefira trabalhar como freelancer. Mas, para isso, ele precisa ser visto de forma positiva e atrativa.

Será que você está dando a devida atenção ao seu portfólio? Veremos neste artigo 3 dicas para você deixá-lo pronto para utilizar quando precisar :)

Selecione seus melhores projetos e sempre o mantenha atualizado

Apesar de parecer clichê falar isso, é sempre importante ressaltar, pois às vezes com a correria do dia a dia podemos simplesmente esquecer de atualizar o portfólio. O principal objetivo do portfólio é ser uma vitrine do seu trabalho, mostrando o que você sabe fazer e todo seu potencial. Sendo assim, como você está em constante evolução, muitas coisas acabam mudando: tanto suas habilidades e conhecimentos quanto o próprio mercado de trabalho. Por isso, seu portfólio também deve acompanhar essa evolução.

Não é necessário você colocar todos os projetos que você já criou na vida. Ter uma quantidade muito grande, pode o tornar cansativo de ver, e esse excesso de informações pode levar a pessoa a desistir de olhar seu portfólio. O importante é a qualidade dos seus projetos, não a quantidade.

Acreditamos que de 3 a 5 projetos muito bem feitos e chamativos já são o suficiente. Seu portfólio será usado para que as pessoas possam ver se você atenderá as expectativas delas - o que é muito importante.

Crie um projeto fictício de algo que você ainda não desenvolveu na “vida real”

Se você aprendeu uma tecnologia nova, mas ainda não surgiu uma oportunidade de colocar em prática, uma forma de mostrá-la é criando um projeto fictício.

Com um projeto já realizado, muitas pessoas ao verem ele pronto e vendo o que ele oferece, podem se interessar. Como vimos no início, as pessoas gostam de ver o projeto já pronto, pois assim elas saberão o que esperar de você.

Assim, a partir de um projeto fictício, você pode torná-lo um projeto real. Aí se esse projeto puder ser utilizado em seu portfólio (ou seja, que ele seja permitido pelo seu cliente/empresa), aí sim você o atualiza.

Desenvolvedor Python
Formação Desenvolvedor Python
Conhecer a formação

Se atente ao design

Mesmo que você seja um desenvolvedor, ainda sim é importante se atentar ao visual do seu portfólio. Isso porque as pessoas são atraídas quando se tem um visual bonito e agradável.

Por isso, deve-se fazer pelo menos o básico para deixá-lo bem feito e produzido, tendo tudo com muita qualidade, tanto do projeto quanto das imagens, uma boa organização e um contraste legal. Tudo isso só conta pontos para o seu portfólio e o torna mais fácil e agradável de ler.

Já temos aqui no nosso blog como você pode criar seu portfólio com o Pingendo. A partir do tutorial, você já pode dar o primeiro passo e até ir além das funcionalidades apresentadas.

Ao final, você poderá utilizá-lo para compartilhar suas experiências de maneira mais organizada na web. Bons projetos!

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos