Carreira

Dicas para um currículo de sucesso

Saber fazer um bom currículo pode te abrir portas. Por isso, ainda que você já tenha seu currículo pronto, vale a pena dar aquela revisada e quem sabe até uma formatada?! Confira essas dicas.

há 1 ano 1 mês


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Saber fazer um bom currículo pode te abrir portas. De acordo com pesquisas, 7 segundos é o tempo médio que os recrutadores gastam olhando para um currículo – o que é muito pouco tempo. Por isso, se você já tem seu currículo pronto, vale a pena dar aquela revisada e quem sabe até uma formatada?! Confira essas dicas de como melhorar o seu currículo.

Mais clean e objetivo o possível

Seu currículo tem que ser bem assertivo, fácil de ler, com seções claras e objetivas. Por isso, devemos tomar cuidado com a forma como colocamos as informações na página. Sendo assim, escolha um formato limpo e de fácil leitura, onde o recrutador conseguirá ver rapidamente o máximo de informações possíveis sobre você. Se estiver muito confuso, dificilmente ele continuará a olhar seu currículo.

No Canva já tem alguns modelos prontos de currículo, basta escolher um e ir fazendo em cima. Você pode escolher dos mais simples até os que são um pouco mais elaborados, ainda mais se você trabalhar mais com front-end ou UI. Também não se esqueça de colocar links que redirecionam para seu LinkedIn, GitHub e portfólio (se tiver).

Se atente ao objetivo profissional

Cuidado para não pegar aqueles objetivos profissionais clichês já prontos na internet. Tente escrever nessa seção o que você espera. Seus objetivos tem que estar atrelados a tecnologia que você quer trabalhar e como você pode ajudar a empresa. Também não é necessário escrever um parágrafo muito grande, pois os recrutadores não vão ficar lendo várias linhas. Então dê uma aprimorada nessa seção e seja mais direto e claro, podendo ser algumas linhas (mas curtas), em tópicos, etc.

Destaque suas habilidades técnicas

Liste suas habilidades técnicas relevantes de forma prática, como em tópicos por exemplo. Nessa seção, você escreverá o que você sabe e o nível, sem aumentar nada, pois caso você seja chamado para uma entrevista, deverá estar pronto para responder questões do nível que você colocou ou ainda fazer um teste prático. Se você tiver muitos conhecimentos, dê mais enfase no que a vaga pede.

React - Boas práticas
Curso React - Boas práticas
Conhecer o curso

Detalhe suas experiências – mas sem exagero

Você pode detalhar suas experiências por tópicos, o que fica mais simples de visualizar e rápido de ler, contando as tecnologias que você trabalhou, o que desenvolveram, algum case de sucesso que vocês atingiram, projetos bem sucedidos. Isso porque somente a experiência, nada muito explicativa, não chama muito a atenção. O recrutador não saberá o que você desempenhou em cada uma delas e nem como você aplicou os conhecimentos que tem.

Se caso você não tiver muita experiência profissional, então você pode colocar essa descrição nos cursos que você fez, falando rapidamente o que foi aprendido, no que eles te ajudaram, se você aplicou aquilo em algum projeto pessoal, etc.

Personalize seu currículo

Não tenha preguiça de adaptar seu currículo para cada vaga específica quando necessário, destacando as habilidades e experiências que correspondem aquela posição. Isso serve para evitar de ficar aquele currículo imenso com muitas informações que não serão úteis para aquela vaga.

Outro exemplo é quando você vai enviar seu currículo para uma vaga no exterior: se atente ao modelo de currículo daquele país e faça no formato que eles pedem.

Se atente a sua carta de apresentação

Se você for enviar o currículo por e-mail, se atente ao assunto e ao corpo do texto. Essa parte também é um momento para se destacar entre os candidatos, então escreva rapidamente sobre você, sua formação e o por que você busca aquela oportunidade. Um bom texto e bem escrito (você pode deixar um pré-pronto e ir modificando para cada vaga) faz com que você também mostre suas habilidades de comunicação e com isso gere conexão, se diferenciando das pessoas que enviam apenas um “segue meu currículo em anexo”.

Vale ressaltar também uma atenção ao nome do arquivo, muitas pessoas enviam apenas como “currículo.pdf” o que dificulta para os profissionais que estão fazendo essa triagem, podendo facilmente seu currículo ser perdido. Você pode até colocar a palavra currículo, mas acrescente seu nome e sobrenome também.

Por fim, revise e revise novamente

Muito cuidado com erros gramaticais e de digitação, por isso revise seu currículo quantas vezes for necessário. Se possível, peça a amigos para revisar seu currículo antes de enviá-lo. Isso porque quando revisamos muitas vezes, podemos acabar deixando algo passar, seja algum errinho sem querer ou até mesmo alguma frase que não está tão clara assim, o que pode ser melhorado.

Essa são algumas dicas, mas também temos um artigo específico para criar seu currículo onde você pode usar como base. Mas, como disse acima, existem vários templates prontos, o importante é colocar essas dicas em prática para deixá-lo o mais legível possível.

O currículo é o lugar onde você vai se “vender” para conseguir a oportunidade de fazer uma entrevista. Como vimos no começo deste artigo, os recrutadores ficam 7 segundos em média em cada currículo, então vamos ajeitar nosso currículo para aproveitar esse tempo da melhor maneira possível? Bora lá!

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos