Estudos Como manter uma rotina nos meus estudos?

Falta de tempo? Perda de interesse? Veja como ter uma rotina de estudos e conseguir mantê-la.

Marylene Guedes 31 de outubro de 2018

Muitas vezes começamos a estudar um determinado assunto, mas com o passar dos dias, acabamos perdendo o interesse por mais que queiramos aprender. A rotina do dia-a-dia, coisas do trabalho, cansaço e até mesmo o estresse são fatores que acabam nos desanimando e deixando o estudo de lado. Se você é do time que estuda online sabe que deve ter mais disciplina e organização ainda.

Por isso, vamos abordar algumas dicas voltadas para quem é da área de TI e que vão te ajudar a se manter firme nos estudos para chegar aos seus objetivos.

Pessoa Estudando

Windows - Fundamentos para desenvolvedores
Curso de Windows - Fundamentos para desenvolvedores
CONHEÇA O CURSO

1) Saiba exatamente o que estudar

O primeiro passo é determinar o que você vai estudar e fazer uma sequência. Não adianta querer estudar várias coisas de uma só vez, pois além de não aprender como se deve, você acaba se frustrando e não terminando nada.

Se você é aluno daqui da TreinaWeb pode seguir uma de nossas formações ou solicitar uma formação personalizada para você. Assim, basta seguir a ordem de cursos até finalizar sua formação. Com o tempo você verá o benefício que esse planejamento trará.

2) Estude todos os dias

Por mais que você não tenha tanta disponibilidade de tempo para estudar, tire um tempinho para rever ou aprender algo. Esse estudo constante faz você manter essa rotina. Se você fica um dia sem estudar, acaba ficando dois, três… e assim vai indo.

Analise o seu dia. Se possível tenha um horário fixo, assim você sabe que aquele horário é o de estudo. Se você não tem tanto tempo, aproveite alguns momentos que podem até passar despercebidos no dia-a-dia, como o tempo que você fica no ônibus, o tempo de espera em uma consulta. Pensando nisso, nós lançamos um aplicativo para que você possa estudar de onde estiver, inclusive offline. Dá uma olhada se você ainda não conhece. 😊

Enfim, trace seus objetivos e estabeleça uma meta diária de estudos por menor que seja, assim você conseguirá se manter motivado. A motivação é o que te faz continuar.

“Um passo de cada vez e você nunca estará no mesmo lugar”. Independente do tamanho do passo. 😉

Desenho tartaruga

Lógica de Programação Completo
Curso de Lógica de Programação Completo
CONHEÇA O CURSO

3) Respeite seu tempo

Cada pessoa tem seu tempo. Uns tem uma facilidade maior de aprender do que outros, mas isso não faz você pior que eles. Interaja com seus instrutores e tire todas as dúvidas antes de prosseguir.

4) Evite distrações

Para que seu estudo tenha um melhor aproveitamento, é importante evitar distrações como redes sociais e qualquer outra coisa que venha a tirar seu foco. Mais vale 30 minutos bem estudados do que uma hora bem mais ou menos. Além disso, você pode aplicar a lei da recompensa.

Por exemplo: estudar por 30 minutos e depois, durante 5 minutos, você pode olhar suas redes sociais ou algo da sua preferência. Também tem a técnica de Pomodoro, onde você estuda por 25 minutos e pausa por 5. Você pode escolher, o importante é ter essas pausas, pois isso ajuda muito a evitar as distrações.

Concluindo

A última dica é: tenha persistência. No começo pode ser que não dê certo, que você caia em algumas tentações, que possa postergar… Enfim, mas o importante é que você sempre recomece e não desista. Pense sempre no seu objetivo e que lá na frente isso te trará muitos bons resultados. Você pode conferir neste artigo mais dicas de como melhorar sua rotina de estudos.

Até a próxima!

Desenvolvedor Front-end
Formação: Desenvolvedor Front-end
HTML, CSS e JavaScript são a base de toda a web. Tudo o que você está vendo aqui agora depende deste tripé. Nesta formação vamos iniciar aprendendo lógica. Em seguida veremos todos os aspectos do HTML, CSS e JavaScript. Por fim, aprenderemos Sass, Google Analytics, empacotar nossas aplicações com Webpack, criação de aplicações Desktop com Electron, UX/UI e uma introdução aos frameworks mais utilizados no mercado: Angular, React, Vue e Ember.
CONHEÇA A FORMAÇÃO
Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Marylene Guedes
    Marylene Guedes

    Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados