Desenvolvimento Front-end

Conhecendo o Next.js

Veja neste artigo o que é o Next.js e suas principais características.

há 3 anos 1 mês

Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conheça a formação em detalhes

Lançado em 2016 sobre a licença MIT, o Next.js é um framework de código aberto, criado com React e permite o desenvolvimento de aplicações tanto front-end quanto back-end.

React - Introdução
Curso React - Introdução
Conhecer o curso

Relembrando Framework

Aqui no blog já possuímos um artigo que aborda “Para que serve um Framework”, mas em palavras mais simples, o framework é um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações e, sem dúvida, sua utilização poupa tempo e custos para quem utiliza, pois de forma mais básica, é um conjunto de bibliotecas utilizadas para criar uma base, onde as aplicações são construídas, um otimizador de recursos.

Possui como principal objetivo resolver problemas recorrentes com uma abordagem mais genérica. Ele permite ao desenvolvedor focar nos “problemas” da aplicação, não na arquitetura e configurações.

Um pouco sobre o React

Anteriormente denominado React.js ou ReactJS, foi desenvolvido pelo Facebook para criação de elementos de interface reutilizáveis de forma simples, intuitiva e com uma ótima performance onde, diversas são as empresas que o utilizam. Dentre elas podemos citar o próprio Facebook, o Instagram, que também faz parte da empresa Facebook, Twitter, Netflix, Uber, Spotify e muitas outras.

O React possui diversas características marcantes, dentre elas podemos citar a sua utilização com o JavaScript, a utilização de componentes para criação de interfaces, sua utilização para o desenvolvimento mobile e o fato de ser amplamente utilizado, o que o torna uma excelente escolha para o desenvolvimento de aplicações.

De volta ao Next.js

O Next.js por sua vez, busca reunir diversas funcionalidades a fim de manter o foco total em sua produtividade e eficiência. Totalmente pré-configurado, fornece toda estrutura para a criação de projetos com maior facilidade, trazendo para o desenvolvedor maior agilidade na criação de suas aplicações.

Além disso, o Next.js permite que suas aplicações sejam renderizadas no lado do servidor (SSR), diminuindo o tempo de carregamento da aplicação, já que o esforço fica por conta do servidor, não do dispositivo do cliente, além de consumir menos recursos.

Mantido pela equipe da Vercel, o Next.js vem sendo utilizado por diversas empresas em todo mundo, dentre elas podemos citar o Uber, GitHub, TikTok, Twitch, AT&T, Nike,entre outras.

Características do Next.js

Apesar de utilizar o React como base para sua criação, o Next.js possui diversas características, algumas exclusivas do framework e outras compartilhadas do React como veremos abaixo:

  • Possibilidade de criar aplicações back-end;
  • Suporte ao Server Side Rendering, permitindo que as aplicações sejam renderizadas pelo servidor;
  • Geração de sites estáticos;
  • Suporte ao TypeScript;
  • Sistema de rotas;
  • Permite a instalação de diversos plugins para implementar o desenvolvimento da aplicação;
  • Permite criar aplicações em diferentes idiomas e traduzi-las em tempo real utilizando a internacionalização;
  • Possui CSS modularizado;
  • Fast Refresh (atualiza os elementos da página rapidamente sem recarregar o navegador, mantendo o valor das variáveis);
  • Separa o código para que seja carregado apenas o necessário;
  • Pré-configurado, entre outros.

React - Dominando Componentes
Curso React - Dominando Componentes
Conhecer o curso

Podemos concluir que…

Neste artigo vimos o que é o Next.js e suas principais características. Muito utilizado por grandes empresas, o frameworks é uma excelente alternativa para o desenvolvimento de diversos tipos de projetos.

No site do Next.js podemos encontrar toda a sua documentação, boletim informativo, tudo sobre novas atualizações, recursos, guias e muito mais.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos