Tecnologia Segurança da Informação

Dicas para proteger seus dados de aplicativos maliciosos

Neste artigo veremos algumas dicas de como proteger seus dados de aplicativos maliciosos.

há 4 anos 8 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

No artigo anterior falamos sobre o perigo do compartilhamento de informações com aplicativos na era digital, já que manter sua privacidade na rede, atualmente tem se tornando uma tarefa desafiadora.

Neste artigo veremos algumas medidas que podemos tomar para tentar nos proteger diante de tantas informações em nosso dia a dia.

Saiba a procedência dos aplicativos baixados

Saber a procedência dos aplicativos baixados também é uma ótima maneira de se proteger do uso indevido dos seus dados por terceiros.

Algumas empresas renomadas, por exemplo, lançam seus aplicativos para um determinado público alvo a fim de facilitar a interação com o usuário e, ao baixar aquele aplicativo, você estará ciente que se trata da determinada empresa a qual você já confia.

Então, ao baixar qualquer aplicativo em lojas oficiais, perceba qual a empresa desenvolvedora e o histórico dos seus outros aplicativos.

Verifique o escaneamento dos aplicativos pelo Google Play Protect

Se seu celular for Android, um recurso que vale a pena conferir é o Google Play Protect.

Dentro das configurações do aparelho, em segurança, este recurso estará disponível. O Google Play Protect realiza o escaneamento dos aplicativos que estão instalados no smartphone e verifica se há comportamentos nocivos nestes aplicativos ou no dispositivo.

Caso algum risco de segurança seja encontrado, o usuário será imediatamente informado.

Cuidado com as “modinhas”

Vários aplicativos surgem todos os dias e nos pegam de surpresa quando, de repente, todos começam a utilizar.

E esta grande onda do uso destes aplicativos muitas vezes é algo planejado, visto que empresas desenvolvem suas aplicações para que estas se tornem virais, mas com o intuito de obter determinadas informações dos usuários, como: Localização, acesso a câmera, entre outros.

Flutter  - Conhecendo o GetX
Curso Flutter - Conhecendo o GetX
Conhecer o curso

Leia os Termos de Uso

Por mais entediante e demorado que seja, que tal ler sobre aquilo que você está dizendo concordar e aceitar?

Sei que parece um pouco clichê, mas ler os termos de uso dos aplicativos ou de qualquer serviço que você irá aderir é de fato dever dos usuários. É por meio dos Termos de Uso que as empresas deixarão claro qual a sua política de privacidade em relação aos dados inseridos, quais as restrições para sua utilização, quais as responsabilidades ela irá assumir, qual a conduta esperam do usuário do serviço, dentre outras coisas.

Então, caso você não tenha costume de ler, dedique um pouco do seu tempo a ler e aceitar apenas após saber o que de fato estará estabelecido neste acordo (E essa dica importantíssima fica para todos nós!).

Observe as permissões

Sempre que possível, acesse as configurações do seu aparelho e veja as permissões que determinados aplicativos possuem.

Desta forma você saberá exatamente o que cada aplicativo possui acesso no seu dispositivo e, caso necessário, revogá-lo.

Utilize a loja oficial de aplicativos

Android Package ou Android Application Pack é um software empacotado num formato de arquivo destinado ao sistema operacional Android.

Os APKs podem ser obtidos oficialmente em lojas virtuais como o Google Play ou simplesmente baixados em sites de terceiros, neste último caso, onde mora todo perigo na realização do seu download.

Por exemplo, para a realização do download de um APK fora das lojas virtuais oficiais, será necessário dar a permissão para seu smartphone a baixar aplicativos de qualquer página desconhecida (Fontes desconhecidas).

Os aplicativos que são fornecidos dentro das lojas virtuais passam por uma checagem automática dupla, quando o aplicativo é enviado para loja e quando ele é instalado em qualquer aparelho, fazendo com que seja verificado contra qualquer comportamento malicioso. Já os APKS de fontes desconhecidas podem causar desde danos ao seu aparelho ou qualquer outro tipo de exploração de vulnerabilidades.

Então tenha sempre cuidado ao baixar aplicativos de fontes desconhecidas sem antes checar de fato a sua procedência.

Fique atento aos pequenos e “inofensivos” testes do Facebook

Raros são os usuários que nunca fizeram os “testes” no Facebook, que vão desde: Qual personalidade você se parece ou qual a profissão para seu futuro.

Atualmente, a quantidade destes tipos de aplicativos pode parecer um pouco menor, mas ainda é notável a quantidade de pessoas que se submetem a estes tipos de testes (Beijo, mãe!).

Logo ao clicar sobre estes aplicativos, muitas vezes eles já informam quais os dados que serão coletados, como e-mail, nome, idade, sexo e etc. São por meio destes dados, como informamos no artigo anterior, que algumas empresas utilizam para a propagação de anúncios. Então, nada melhor que verificar em suas redes sociais quais os aplicativos estão conectados a, por exemplo, seu Facebook.

Podemos concluir que…

Mesmo com a melhoria na segurança das lojas de aplicativos, os usuários também precisam fazer a sua parte para manter a sua privacidade.

Neste artigo vimos algumas dicas que poderão ser utilizadas como base para que você tenha uma maior segurança no uso do seu smartphone.

Desenvolvedor Android
Formação Desenvolvedor Android
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos