Carreira

Dicas para tirar o máximo de proveito em hackathons

Confira nesse artigo algumas dicas para tirar o máximo de proveito e maximizar o seu aprendizado em hackathons.

há 3 meses 3 semanas


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Participar de hackathons é uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal. Falando bem brevemente, hackathon é um evento que reúne desenvolvedores (estejam eles na faculdade ou não) e outros profissionais relacionados à área de TI, com o intuito de, em um período curto (muitas vezes em um fim de semana), criar uma solução para um problema proposto.

Com ele você consegue ter uma imersão em desafios, colaborar e criar soluções inovadoras. Apesar de ser um ambiente desafiador, que te tira completamente da sua zona de conforto, essa maratona é mais que uma competição: é uma grande oportunidade de aprendizado, por isso é importante tirar o máximo de proveito dessa experiência intensiva.

Seja proativo

Se você se dispõe a participar de um evento como esse, é importante estar lá de corpo e alma. Por isso, participe, seja proativo, compartilhe suas ideias, participe das decisões do grupo. À partir do momento em que se está na maratona, você precisa ser um bom ouvinte e um bom interpretador. Isso ajudará muito para o sucesso da equipe.

Seja aberto às mudanças

Em um hackathon as coisas podem mudar muito rápido e a pressão do tempo pode não ajudar muito, por isso mantenha a calma e seja flexível. Saiba lidar para adaptar sua ideia ou projeto caso necessário - esteja preparado para isso caso aconteça.

Encontre uma boa equipe

Escolher os colegas que vão se juntar a você pode ser um desafio, já que uma equipe boa e engajada é uma das peças chaves para você se sair bem em um hackathon. Caso algum colega já tenha participado de algum hackathon é um ponto a mais, pois ele já saberá como funciona e já tem uma experiência, mas caso contrário, também não tem problema.

O importante é encontrar pessoas que estejam comprometidas com o desenvolvimento do projeto do início ao fim. Ah, e ter uma equipe diversificada também ajuda bastante!

Aproveite o networking

Aproveite os momentos de interação para fazer networking, conhecer novas pessoas, saber o que elas pensam do evento, de onde são, onde trabalham, enfim ampliar sua rede de contatos. Preste atenção também nas apresentações de outros participantes e interaja com eles depois.

Outra dica é utilizar as redes sociais do evento, pois muitos deles tem grupos ou hashtags dedicados em plataformas de redes sociais. Participe dessas opções online para começar a interagir com outras pessoas até mesmo antes do evento começar.

Aprimore suas soft skills

Aproveite o momento para aprimorar e até desenvolver novas soft skills. Nesse ritmo acelerado de trabalho com certeza você será levado ao seu máximo, trabalhando em equipe, tendo que ser resiliente, estar sempre voltado a resolver o problema, ser inovador, criativo, comunicativo, saber resolver problemas de forma rápida e muito mais…

Invista no seu marketing pessoal

O marketing pessoal não se trata apenas de uma autopromoção: com ela você consegue construir relações mais genuínas, comunicar seu valor e se destacar como profissional, como você pode contribuir positivamente

Por isso, não deixe de passar uma imagem positiva com todas as pessoas possíveis, mostrar interesse pelos outros participantes e estar disposto a compartilhar suas ideias e conhecimentos. Essas estratégias ajudarão a criar conexões mais significativas durante o hackathon.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos