Ferramentas para trabalhar em equipe remotamente

Trabalhar em equipe exige comprometimento e dedicação, desta forma, a comunicação torna-se elemento essencial para um bom desempenho na realização de um projeto.

Atualmente, o trabalho remoto tem se tornado cada vez mais comum, e as ferramentas estão cada vez mais preparadas para auxiliar as equipes nestes trabalhos, para que tudo possa fluir de maneira esperada.

Mas, não trabalho ainda. Estas ferramentas também podem me ajudar?

Sim! Em trabalhos da faculdade, por exemplo, é uma ótima forma de manter a comunicação ativa entre grupos, tornando a execução de um projeto muito mais eficiente, já que um dos principais problemas em sua realização é a falta de comunicação entre os membros de uma equipe.

Desta forma um conjunto de ferramentas para auxiliar na comunicação e na organização de ideias de maneira mais profissional é, sem dúvidas, um elemento essencial. Neste artigo veremos algumas destas ferramentas e como elas podem auxiliar o processo de execução de um projeto.

Slack

A ferramenta Slack permite que equipes possam se comunicar através de canais criados para determinados assuntos. Possui integração com diversas outras ferramentas, tais como: Google Drive, Tiwitter, GitHub, Dropbox, Evernote,Trello, etc.

No Slack também é possível a criação de canais a partir de sua privacidade, como canais públicos (abertos) ou privados (somentes membros com permissão).

O envio de arquivos também é uma ótima forma de compartilhar seus projetos, onde membros destes canais poderão comentar ou auxiliar em sua realização.

Sendo assim, o Slack é uma ótima forma de manter sua equipe sempre em comunicação.

Evernote

O Evernote é, sem dúvidas, uma verdadeira “mão na roda” para manter seus arquivos e te auxiliar em dias de sufoco!

É um software que irá te ajudar na organização de suas ideias, substituindo os blocos de anotações espalhados por todo canto. Nele você poderá realizar anotações de todos os tipos e compartilhá-las com quem quiser. Você também poderá guardar textos, artigos, notícias, imagens, sons, enfim, qualquer arquivo que poderá ser utilizado em seus projetos ou para leitura futura.

Trello

O Trello é um excelente gerenciador de tarefas. Com ele é possível acompanhar todo processo do seu projeto através do uso de cartões. Neste cartões, pode ser adicionado o membro que irá realizar determinada tarefa, inserir uma data limite para entrega, e mover este cartão para listas criadas, como, por exemplo, para acompanhar o andamento deste projeto (Concluído, em atraso, cancelado, entre outros).

Desta forma é possível acompanhar as tarefas que estão sendo realizadas de maneira mais ampla e super simples.

Slack + Trello + Evernote

As ferramentas citadas acima, podem ser configuradas para funcionarem de forma integrada.

Com uma conta do Slack, do Trello e do Evernote criadas, teremos que configurar o Slack para que tenha permissão de acesso nos outros aplicativos (Evernote e Trello). Para isso, no Slack clicamos no “Apps +” para instalar uma nova aplicação:

Após isso, buscaremos as aplicações que queremos integrar com o Slack, e clicamos sobre o botão “Install” ao lado do aplicativo desejado (Neste caso usaremos o Trello):

Seremos redirecionados para página de configuração do aplicativo desejado.

Feito isso, o Trello estará integrado ao Slack.

O próximo passo é configurar as notificações de modificação do Trello no Slack, para que cada alteração realizada seja exibida.

Para isso, devemos ir até ao Trello, no cartão que deverá exibir suas modificações no Slack. Sendo assim, na página do cartão do Trello, na barra lateral direita, clicamos no botão “Power-Ups” para habilitar a exibição de aplicações no Slack.

Ao clicar no botão “Adicionar” precisamos determinar em qual canal do Slack estas notificações do Trello serão exibidas.

O último passo é confirmar as permissões de acesso do Trello no Slack:

Agora, toda modificação feita no Trello, é exibida no canal desejado do Slack.

Este processo é similar para a integração com outras aplicações (Evernote, GitHub, Google Drive, entre outros). =)

Concluindo

Desta forma, concluímos que não é difícil manter a comunicação em grupo remotamente. As ferramentas utilizadas de maneira adequada, nos auxiliam em todo processo.

Deixe seu comentário

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia.

JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PROGRAMADORES