Desenvolvimento

O que é uma requisição AJAX?

Hoje, é relativamente comum estarmos em contato com requisições AJAX. Confira neste artigo como essa requisição funciona.

há 3 anos 8 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Hoje, é relativamente comum estarmos em contato com requisições AJAX. Sabe quando você está preenchendo um formulário de uma aplicação e você clica no botão para enviar os dados, mas a página não é atualizada? Ali, por “debaixo dos panos”, está acontecendo uma requisição AJAX. Ao clicar no botão, automaticamente a página envia os dados ao servidor e recebe uma mensagem de volta, seja de sucesso ou de erro, sem que a página seja recarregada.

AJAX é um acrônimo para Asynchronous Javascript and XML, ou JavaScript e XML Assíncronos. É uma técnica utilizada pelos desenvolvedores para criar aplicações capazes de manter a comunicação assíncrona com o servidor. Essa técnica combina várias tecnologias como HTML ou xHTML, que fornecem os objetos para a estrutura do documento; e o DOM (Document Object Model), que define a estrutura que esse documento terá. O JavaScript utiliza a estrutura definida pelo DOM para acessar dinamicamente partes desse documento.

Além disso, o JavaScript utiliza um objeto chamado XMLHttpRequest. Este objeto é o responsável por realizar as requisições AJAX, permitindo o compartilhamento assíncrono de informações entre cliente e servidor. As informações trocadas entre cliente e servidor geralmente estão no formato de um JSON.

Alguns exemplos de aplicações que fazem o uso de requisições AJAX são as notificações de Trending Topics do Twitter e os chats.

JQuery Completo
Curso JQuery Completo
Conhecer o curso

Como o AJAX funciona?

Primeiramente, temos que relembrar que, quando acessamos uma página por um navegador, o navegador está do lado do cliente, enquanto a página está no servidor.

Precisamos saber como funciona uma requisição no modelo de comunicação síncrona. Neste primeiro caso, ao fazer uma requisição, a aplicação cliente ficará em espera e não permitirá que os usuários continuem interagindo até receber uma resposta do servidor. Este servidor realizará uma série de tarefas e depois retornará as informações solicitadas em outra página, produzindo um recarregamento completo da aplicação.

modelo-comunicacao-sincrona

Para ajudar a melhorar a experiência do usuário, no AJAX, a requisição é chamada em segundo plano.

O navegador gera uma chamada do JavaScript que irá ativar o XMLHttpRequest. Com isso, em segundo plano, o navegador cria uma requisição HTTP para o servidor. Este recebe a requisição, busca os dados e envia para o navegador. O navegador, ao receber a resposta de volta, utiliza o DOM para modificar a página atual de maneira que esta reflita a resposta que veio do servidor. Como a reação na página acontece via navegação e modificação do DOM, a página não é recarregada, o que oferece uma experiência muito mais fluída para o usuário.

modelo-comunicacao-assincrona-AJAX

As aplicações web que implementam AJAX são capazes de se atualizar continuamente, sem a necessidade de recarregar a página completamente, já que o JavaScript somente manipula o DOM quando recebe a resposta assíncrona recebida do servidor. Isso é possível porque o AJAX funciona como um intermediário entre o cliente e o servidor: as solicitações e respostas produzidas serão gerenciadas em segundo plano, otimizando dessa maneira a velocidade, interatividade e usabilidade das aplicações.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos