Desenvolvimento Front-end

Vídeos Picture-in-Picture com JavaScript

Aprenda a usar a API de Picture-in-Picture do HTML5 para exibir vídeos fora do navegador com JavaScript

há 4 anos 5 meses

Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conheça a formação em detalhes

Olá Web Developers! Hoje vamos ver como permitir o usuário assistir a um vídeo da sua página web fora do navegador.

O que é PIP?

Picture-in-Picture (PIP), também conhecida aqui como Imagem sobre Imagem, é quando temos a imagem de uma tela sendo exibida em cima de outra imagem.

Um exemplo são monitores para computador que também possuem funcionalidade de TV. Com PIP você pode trabalhar e ao mesmo tempo deixar a imagem da TV no canto da tela.

Monitor - TV - PIP

PIP no HTML5

A API de Picture-in-Picture permite que páginas da web peguem um vídeo qualquer presente em seu corpo e o exiba em uma pequena janela flutuante que ficará sempre em cima das outras janelas. Assim o usuário poderá continuar assistindo enquanto faz outras tarefas.

Na imagem abaixo estamos com um vídeo comum no YouTube:

Ao ativar o PIP o vídeo passa a ser reproduzido em uma janela flutuante que você pode mover e redimensionar. Mesmo que você abra outras janelas, o vídeo continua em cima de todas as outras janelas.

Na imagem abaixo vemos um exemplo de navegação em nosso blog enquanto o vídeo do YouTube permanece visível. Claro que você pode minimizar as janelas do navegador e abrir qualquer outro programa.

Esta funcionalidade está sendo adotada também em smartphones, o que nos permite continuar assistindo a um vídeo do navegador enquanto utilizamos outros aplicativos.

Como iniciar o PIP?

Para iniciar o Picture-in-Picture é necessário acessar o elemento HTML <video> que está com o vídeo que você quer que flutue. Imagine que a gente tenha o seguinte HTML:

<button onclick="iniciarPIP()">Picture in Picture</button>

<video src="./meu-video.mp4" id="meu-video" controls></video>

Criamos um botão para iniciar o PIP e adicionamos um vídeo. Agora basta pegar o elemento <video> e executar o método .requestPictureInPicture(). Este método retorna uma Promise.

async function iniciarPIP(){
	const video = document.querySelector('#meu-video');
	await video.requestPictureInPicture();
}

Você pode ver o resultado abaixo:

Autor(a) do artigo

Akira Hanashiro
Akira Hanashiro

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-graduado em Projetos e Desenvolvimento de Aplicações Web e MBA em Machine Learning. Especializado em Front End e curte desenvolvimento de jogos.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos