Curso de Desenv. móvel p/ IOS com Swift Básico

Curso de

Desenv. móvel p/ IOS com Swift Básico

Conheça a linguagem Swift e comece a aprender a desenvolver aplicativos para o iOS.

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Curso de Desenv. móvel p/ IOS com Swift Básico

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Informações sobre o curso

Sobre o curso

A quantidade de aparelhos celulares vem aumentando, cada vez mais ao longo dos anos. Atualmente, o telefone celular é o produto de consumo mais utilizado no mundo, sendo a proporção de quase um celular para cada habitante da terra.

Com este aumento de celulares, a quantidade de aparelhos com acesso à internet representa mais que o dobro de computadores com o mesmo acesso. Sendo que o sonho de consumo de todos os usuários que compram um aparelho com acesso à internet, é o iPhone da Apple.

Em conjunto com o iPhone, foi apresentado a App Store: uma loja de aplicativos desenvolvidos pela Apple e por terceiros. Com os aplicativos centralizados em local de fácil utilização, surgiu um novo mercado – e que cresce a cada ano: o de aplicações para dispositivos móveis.

Devido a esse potencial, os desenvolvedores desses dispositivos se tornaram profissionais altamente procurados e bem remunerados. E para não ficar de fora deste novo mercado, é imprescindível que todo programador conheça essa plataforma, começando entendendo a sua linguagem, bem como o comportamento dos seus aplicativos.

Conhecimentos adquiridos

Após a conclusão deste curso, você saberá os conceitos da linguagem Swift, aprenderá como esta nova linguagem de programação da Apple funciona e a vantagem de utilizá-lo no desenvolvimento de aplicativos do iOS.

Você também conhecerá os conceitos básicos de um aplicativo do iOS, aprenderá o seu comportamento e entenderá os artefatos deste projeto.

No final, verá o exemplo prático de um aplicativo do iOS.

Quais os pré-requisitos para esse curso?

Os pré-requisitos não são obrigatórios, mas eles dão uma base de parte do conhecimento necessário que se precisa ter para fazer esse curso.

Carga horária do curso

6h54

Curso com 6h54 horas de vídeos

24h

Curso com certificado de 24 horas

31

Curso com 31 exercícios de fixação

Ambiente do curso

  • iOS 9.1 ou superior
  • Xcode 7.1.1 ou superior
  • Swift 2

Metodologia

  • Vídeo-aulas
  • Texto e imagens
  • Início imediato
  • Exemplos práticos
  • Testes de aprendizado
  • Desafios de código

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Conteúdo programático Baixar esta ementa

1 - Introdução

  1. Códigos, imagens, diagramas etc.

    A plataforma de desenvolvimento Apple e o Swift
  2. Códigos, imagens, diagramas etc.

    O sistema operacional iOS Visualizar
  3. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Swift Visualizar
  4. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Por onde começar?

2 - Preparando o Ambiente

  1. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Preparando o Ambiente
  2. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Baixando e instalando o Xcode

3 - Fundamentos do Swift: variáveis, constantes, tipos de dados e conversões

  1. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Variáveis e constantes
  2. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Tipos de dados
  3. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Conversões de dados
  4. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Variáveis nullable ou opcionais
  5. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Comentários
  6. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Ponto-e-vírgula Visualizar
  7. Vídeoaula com duração de: 00:11:06

    Conhecedo o Swift e o Xcode Visualizar
  8. Vídeoaula com duração de: 00:10:32

    Var, let e tipagem de dados Visualizar
  9. Vídeoaula com duração de: 00:13:30

    Conversões de dados
  10. Vídeoaula com duração de: 00:06:08

    Operadores "?" e "!"
  11. 3 desafios.

    Exercícios

4 - Operadores aritméticos

  1. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Operadores aritméticos
  2. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Precedência de operador
  3. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Operadores reduzidos e de incremento e decremento
  4. Vídeoaula com duração de: 00:11:17

    Operadores matemáticos e lógicos
  5. Vídeoaula com duração de: 00:12:17

    Strings: concatenação e interpolação
  6. 3 desafios.

    Exercícios

5 - Estruturas condicionais

  1. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Estruturas condicionais
  2. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Operadores condicionais
  3. Códigos, imagens, diagramas etc.

    O condicional if-else
  4. Vídeoaula com duração de: 00:09:38

    O condicional IF
  5. Códigos, imagens, diagramas etc.

    O condicional switch
  6. Vídeoaula com duração de: 00:06:30

    O condicional SWITCH
  7. 3 desafios.

    Exercícios

6 - Laços ou estruturas de repetição

  1. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Laços ou estruturas de repetição
  2. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Laço for
  3. Vídeoaula com duração de: 00:05:59

    O laço FOR
  4. Códigos, imagens, diagramas etc.

    O laços while e do-while
  5. Vídeoaula com duração de: 00:08:27

    O laço WHILE
  6. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Break e Continue
  7. 3 desafios.

    Exercícios

7 - Arrays

  1. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Arrays
  2. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Declarando arrays com o Swift
  3. Vídeoaula com duração de: 00:11:49

    Criando conjuntos de elementos com arrays
  4. 3 desafios.

    Exercícios

8 - Orientação a Objetos com Swift – classes, atributos, métodos e visibilidade

  1. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Orientação a Objetos com Swift – classes, atributos, métodos e visibilidade
  2. Códigos, imagens, diagramas etc.

    O que é uma classe?
  3. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Atributos e propriedades
  4. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Métodos e inicializadores
  5. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Atributos de visibilidade
  6. Vídeoaula com duração de: 00:05:59

    Orientação a Objetos com Swift: criando classes
  7. Vídeoaula com duração de: 00:04:09

    Orientação a Objetos com Swift: atributos
  8. Vídeoaula com duração de: 00:06:49

    Orientação a Objetos com Swift: métodos
  9. Vídeoaula com duração de: 00:11:52

    Orientação a Objetos com Swift: utilizando nossas classes no playground
  10. Vídeoaula com duração de: 00:06:54

    Orientação a Objetos com Swift: métodos observadores
  11. Vídeoaula com duração de: 00:12:00

    Orientação a Objetos com Swift: propriedades computadas
  12. Vídeoaula com duração de: 00:09:29

    Orientação a Objetos com Swift: estruturas estáticas
  13. Vídeoaula com duração de: 00:15:20

    Orientação a Objetos com Swift: parâmetros nomeados
  14. 4 desafios.

    Exercícios

9 - Orientação a Objetos com Swift - Herança, sobrescrita e sobrecarga de métodos

  1. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Orientação a Objetos com Swift - Herança, sobrescrita e sobrecarga de métodos
  2. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Herança
  3. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Sobrescrita de métodos
  4. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Sobrecarga de métodos
  5. Vídeoaula com duração de: 00:11:22

    Orientação a Objetos com Swift: herança - Parte 1
  6. Vídeoaula com duração de: 00:06:36

    Orientação a Objetos com Swift: herança - Parte 2
  7. Vídeoaula com duração de: 00:06:43

    Orientação a Objetos com Swift: sobrescrita de métodos
  8. Vídeoaula com duração de: 00:06:29

    Orientação a Objetos com Swift: sobrecarga de métodos
  9. 3 desafios.

    Exercícios

10 - Orientação a Objetos com Swift - Protocolos

  1. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Orientação a Objetos com Swift - Protocolos
  2. Vídeoaula com duração de: 00:13:25

    Orientação a Objetos com Swift: protocolos
  3. Vídeoaula com duração de: 00:10:43

    Princípio da Substituição de Liskov (LSP) e o Swift
  4. Vídeoaula com duração de: 00:09:44

    Value-Types e Reference-Types
  5. Vídeoaula com duração de: 00:14:58

    Structs
  6. Vídeoaula com duração de: 00:11:27

    Swift e type-casting
  7. 3 desafios.

    Exercícios

11 - Outras estruturas do Swift - Enumeradores

  1. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Outras estruturas do Swift - Enumeradores
  2. Vídeoaula com duração de: 00:23:59

    Tratamento de erros e o Swift - Parte 1
  3. Vídeoaula com duração de: 00:11:12

    Tratamento de erros e o Swift - Parte 2
  4. 3 desafios.

    Exercícios

12 - Conhecendo o iOS

  1. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Paradigma Model-View-Controller
  2. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Variáveis “outlet”
  3. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Actions – Adicionado interação na aplicação
  4. Vídeoaula com duração de: 00:08:31

    Primeiro projeto para iOS - criando o projeto
  5. Vídeoaula com duração de: 00:09:13

    Primeiro projeto para iOS - executando o projeto pela primeira vez
  6. Vídeoaula com duração de: 00:07:28

    Primeiro projeto para iOS - storyboards e o Cocoa Touch
  7. Vídeoaula com duração de: 00:08:48

    Primeiro projeto para iOS - criando outlets
  8. Vídeoaula com duração de: 00:09:42

    Primeiro projeto para iOS - criando as actions
  9. 3 desafios.

    Exercícios

13 - Projeto final Super-Calculadora

  1. Vídeoaula com duração de: 00:04:45

    Criando o projeto
  2. Vídeoaula com duração de: 00:10:29

    Desenhando os storyboards
  3. Vídeoaula com duração de: 00:04:23

    Especificando os protocolos
  4. Vídeoaula com duração de: 00:10:36

    Aplicando o design pattern "Template Method"
  5. Vídeoaula com duração de: 00:06:05

    Implementando as operações matemáticas
  6. Vídeoaula com duração de: 00:05:59

    Aplicando o design pattern "Simple Factory"
  7. Vídeoaula com duração de: 00:22:20

    Integrando as classes do projeto com os outlets e as actions

14 - Conclusão

  1. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Conclusão
  2. Depoimento / Brinde

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