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Curso de Unity - Criação de jogos RPG 2D

Jogos de RPG fazem sucesso em qualquer lugar. Aprender a criar a mecânica de um jogo como esse é essencial para “morder uma fatia” desse mercado que atrai muitos fãs pelo mundo inteiro.

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Sobre o curso

Os jogos de RPG conquistam fãs seja pela sua complexidade e/ou semelhança com os tradicionais RPGs de mesa. Mas infelizmente, a complexidade pode repelir uma grande parte dos desenvolvedores de jogos. Conseguir programar algo que chegue perto do tradicional RPG pode ser trabalhoso e exige muito estudo. Para lhe ajudar neste processo, este curso mostra os primeiros passos da criação de um RPG, apresentando as principais mecânicas usadas em RPGs 2D.

Conhecimentos adquiridos

Neste curso abordaremos tudo o que você precisa aprender para criar um pequeno RPG 2D. São vídeo aulas que mostram os principais conceitos usados no desenvolvimento desse tipo de jogo. Também serão passados exercícios para que você possa fixar, praticar e aplicar o conteúdo aprendido. Dentre várias outras coisas, você aprenderá os tópicos abaixo: - O funcionamento da visão isométrica; - Criar mapas isométricos; - Design de cenários de jogos. - Aplicações de efeitos; - Inteligência artificial dos personagens não jogáveis; - Codificação do personagem jogável.

Para quem é esse curso?

Esse curso é destinado a desenvolvedores que já conhecem a Unity, e desejam desenvolver jogos RPG 2D isométricos.

Quais os pré-requisitos para esse curso?

Os pré-requisitos não são obrigatórios, são apenas sugestões. Eles dão uma base de parte do conhecimento que é interessante ter para um bom aproveitamento nesse curso.

  • Curso com 21h52 horas de vídeos
  • Curso com certificado de 32 horas
  • Curso com 51 exercícios de fixação
Ambiente do Curso
Unity 5
Adobe Photoshop CC
Tiled 0.15 ou superior
LibreCAD 2.0.0 ou superior
Tiled2Unity 1.0.2.1 ou superior
FontStruct
Metodologia
Videoaulas
Início imediato
Exemplos práticos
Testes de aprendizado
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1 - Tipos de RPG
RPG de Mesa Visualizar
RPG Eletrônico Visualizar
Exemplos de RPG
Exercícios
2 - Teoria isométrica
Teoria isométrica Visualizar
Exercícios
3 - Criando tiles do jogo
Criando o tile do chão - Parte 01 Visualizar
Criando o tile do chão - Parte 02 Visualizar
Criando o tile do chão - Parte 03
Criando o tile da vegetação - Parte 01
Criando o tile da vegetação - Parte 02
Criando o tile da estrutura - Parte 01
Criando o tile da estrutura - Parte 02
Exercícios
4 - Construindo os itens de coletáveis
Construindo os itens de coletáveis - Parte 01
Construindo os itens de coletáveis - Parte 02
Exercícios
5 - Construindo personagens
Construindo o personagem - Parte 01
Construindo o personagem - Parte 02
Construindo o personagem - Parte 03
Criando o vilão
Animando o vilão
Exercícios
6 - Construíndo telas, componentes e elementos de interface
Menu Iniciar
Tela de Game Over
Botões
Barra de vida
Esfera de energia
Poções
Armas
Chaves
Caixa de diálogo
Tela de Pause
Inventário
Exercícios
7 - Construíndo cenários
Desenho do exterior da loja - Parte 01
Desenho do exterior da loja - Parte 02
Desenho do interior da loja - Parte 01
Desenho do interior da loja - Parte 02
Desenho da parte externa da casa do vilão - Parte 01
Desenho da parte externa da casa do vilão - Parte 02
Desenho da parte interna da casa do vilão - Parte 01
Desenho da parte interna da casa do vilão - Parte 02
Mapa de cena - Parte 01
Mapa de cena - Parte 02
Exercícios
8 - Criando cenário com Tiled
Tiled
Montando a cena do jogo
Colisores
Exportando cenários para o Unity
Exercícios
9 - Fontes
Fontes
Exercícios
10 - Criando cenas
Criando o projeto do jogo
Cena inicial
Cena de Game Over
Cena de Game
Painel Pause
Exercícios
11 - Codificando o jogo
Codificando o menu do jogo
Movendo nuvens
Criando brilho de cena
Movimentando o herói
Animando o herói - Parte 01
Animando o herói - Parte 02
Exercícios
12 - Codificando itens e elementos da interface
Coleta de moedas
Perder moedas
Interface das moedas
Esfera de energia
Esfera de vida
Diálogo
Itens letais - Parte 01
Itens letais - Parte 02
Exercícios
13 - Trabalhando com fome e sede do personagem
Trabalhando com fome e sede do personagem - Parte 01
Trabalhando com fome e sede do personagem - Parte 02
Trabalhando com fome e sede do personagem - Parte 03
Exercícios
14 - Alterando cena, criando mapa e aplicando efeitos nas cenas
Portas
Mapa do jogo
Efeito fade da cena inicial
Efeito fade da cena game over
Exercícios
15 - Relógio
Relógio - Parte 01
Relógio - Parte 02
Exercícios
16 - Inventário
Inventário - Parte 01
Inventário - Parte 02
Inventário - Parte 03
Inventário - Parte 04
Inventário - Parte 05
Exercícios
17 - Criação do Processo de batalha e ajustes finais.
Batalha
Últimos ajustes
Exercícios
18 - Conclusão
Despedida
Depoimento / Brinde

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Resultados de quem
já é nosso aluno!

  • Muito bom. aprendizado excelente ! Ótimo professor, poderia ter falado um pouco sobre Save game, pois todo rpg deve ser salvo! Mas de resto ta muito bom Treinaweb esta de parabéns Rafael Bruno (Marília - SP) Unity - Criação de jogos RPG 2D
    Rafael Bruno
  • Adorei o curso, tudo extremamente didático ao mesmo tempo que foi dinâmico. Aprendi muito. Já estou ansioso pelos próximos voltados para a área de games Rafael Schubert (Rio de Janeiro - RJ) PixelArt - Arte pixelada para jogos
    Rafael Schubert
  • Excelente o Curso. Explica de modo fácil e simples a criação de um projeto angular do zero. Mais que recomendado. Wagner Aparecido (São Paulo - SP) AngularJS - Criação de interfaces web
    Wagner Aparecido
  • Curso traz uma boa iniciação na linguagem, indo até as primeiras operações com banco de dados. Vale a pena, recomendo. Gustavo Salvador (Brasília - DF) PHP Básico
    Gustavo Salvador
  • Para quem nunca teve contato com a área de programação, é um exemplo ponta pé inicial. Dá um verdadeiro norte para a pessoa. Depois desse curso, é seguir adiante! Junior de (PORTO XAVIER - RS) Lógica de Programação Completo
    Junior de
  • Ótimo aprendizado. A combinação e a revisão periódica do básico ao avançado faz a diferença no final do curso! Tenho muito interesse em outros cursos! Raphael Silva (Vila Velha - ES) C# (C Sharp) Avançado
    Raphael Silva

Garantia incondicional
de satisfação

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Confiamos tanto nos resultados dos nossos cursos, que criamos uma garantia incondicional de satisfação para você, que são 7 dias de teste!

Se, após 7 dias, você decidir que a TreinaWeb não é para você, devolvemos o seu dinheiro sem fazer perguntas. Basta enviar um email na área de contato aqui no site.

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FAQ - Perguntas Frequentes

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