Curso de Unity - Criação de Jogos 2D

A Unity é umas das game engine mais usadas no mundo, permitindo a criação de jogos para iOS, Android, Windows, Mac OS, Linux, consoles da Sony, consoles da Microsoft, entre outras plataformas.

Nível Intermediário Categoria E mais

  • Curso com 20h56 de videos
  • Certificado com 36 horas
  • 51 exercícios

Sobre o curso

A Unity é umas das game engine mais usadas no mundo, permitindo a criação de jogos para iOS, Android, Windows, Mac OS, Linux, consoles da Sony, consoles da Microsoft, entre outras plataformas.

Atualmente os jogos 2D vem ganhando grande destaque no mundo dos jogos, principalmente nas plataformas móveis.

Devido a este sucesso, a Unity adicionou na sua quinta versão várias ferramentas para o desenvolvimento de jogos 2D, não importando a plataforma. Neste curso, você conhecerá estas ferramentas para desenvolver o seu jogo 2D matador

O que irá aprender?

Neste curso abordaremos tudo o que você precisa aprender para criar jogos 2D com Unity. São vídeo aulas e apostilas que mostram os principais conceitos e recursos disponíveis para o desenvolvimento de jogos 2D com Unity. Também serão passados exercícios para que você possa fixar, praticar e aplicar o conteúdo aprendido.

Dentre várias outras coisas, você aprenderá:

  • O processo de criação de um personagem;
  • Criar jogos de progressão lateral;
  • Como funciona os efeitos de física e como aplicá-los no jogo;
  • Como funciona o processo de colisão e como aplicá-lo no jogo;
  • Animar os personagens do jogo;
  • Aplicar inteligência artificial nos personagens não jogáveis.

Pra quem é esse curso?

Esse curso é destinado a desenvolvedores e/ou entusiastas com conhecimento em C#, que desejam aprender a criar jogos 2D.

Quais os pré-requisitos para esse curso?

Os pré-requisitos não são obrigatórios, são apenas sugestões. Eles dão uma base de parte do conhecimento que é interessante ter para um bom aproveitamento nesse curso.

Metodologia

  • Videoaulas
  • Texto e imagens
  • Início Imediato
  • Testes de aprendizado

Ambiente do curso

  • Unity 5.1 ou superior
  • Inkscape 0.91 ou superior
  • PhotoShop CS6 ou superior
  • Pixel Art 0.2.22c ou superior
  • Blender 2.75 ou superior
  • Wings 3D
  • Autodesk 3DS Max 2014 ou superior
  • Sketchup Pro 2015 ou superior

Conteúdo programático

  1. Introdução

    Nesta aula, vamos ver uma introdução geral dos jogos 2D.

    8 aulas
    • A história dos jogos 2D
    • O que é um jogo 2D
    • Por que aprender a fazer jogos 2D
    • Tipos de jogos 2D
    • Com o que devo me preocupar quando estou criando jogos 2D?
    • Arte em Alta resolução
    • Arte para games
    • Questionário
  2. Criando o personagem

    Nesta aula, veremos o processo de criação de um personagem.

    10 aulas
    • Começando a criação do personagem
    • Retrabalhando o personagem
    • Iniciando a pintura
    • Pintura do personagem - Parte 01
    • Pintura do personagem - Parte 02
    • Pintura do personagem - Parte 03
    • Pintura do personagem - Parte 04
    • Pintura do personagem - Parte 05
    • Pintura do personagem - Parte 06
    • Questionário
  3. Arte Pixelada

    Nesta aula, conheceremos a arte pixelada.

    8 aulas
    • Arte pixelada
    • Softwares a serem utilizados
    • PyxelEdit
    • Criando desenho pixalado com PyxelEdit
    • Criando personagem pixelado
    • Animando personagens pixalados - parte 01
    • Animando personagens pixalados - parte 02
    • Questionário
  4. Obtendo e conhecendo o Unity

    Nesta aula, veremos como preparar o ambiente.

    15 aulas
    • Unity3D e 2D
    • Obtendo a Unity
    • Criando um projeto na Unity
    • Conhecendo a interface da Unity.
    • Organizando as coisas dentro da Unity
    • Importação de mídias
    • Importação e exportação de pacotes
    • Interface do Unity
    • Criando um projeto
    • Criando Cena e o efeito de passar de fase
    • GameObjects e Prefabs
    • Nomes e Tags
    • Layers
    • Components
    • Questionário
  5. Scroll

    Nesta aula, veremos como aplicar o efeito de scroll lateral no jogo.

    4 aulas
    • Scroll de Imagens
    • Trabalhando com Scroll em uma cena
    • Trabalhando com Parallaxscroll
    • Questionário
  6. Inputs

    Nesta aula, aprenderemos como ler inputs de periféricos externos.

    6 aulas
    • Input Teclado
    • Input Mouse
    • Input Joystick
    • Input Scroll do Mouse
    • Input Mobile
    • Questionário
  7. Iluminação e partículas

    Nesta aula, veremos como aplicar o efeito de iluminação e partículas.

    4 aulas
    • Iluminação de cena
    • Partículas no mundo 2D
    • Trabalhando com partículas
    • Questionário
  8. Menu e elementos da interface

    Nesta aula, veremos como criar os elementos da interface.

    6 aulas
    • Menu 2D
    • Criando um menu
    • Criando uma barra de vida
    • Criando uma barra de energia
    • Criando um save game
    • Questionário
  9. Game Design Document

    Nesta aula, conheceremos o Game Design Document.

    3 aulas
    • Criação de um GDD
    • Criando um GDD
    • Questionário
  10. Fazendo uso do 3D

    Nesta aula, veremos como aplicar modelos 3D em jogos 2D.

    16 aulas
    • Uso de modelos 3D em jogos 2D
    • Usando modelos 3D em jogo 2D (jeito fácil)
    • Técnicas 3D e 2D
    • Programas de modelagem 3D que posso usar
    • Obtendo o Sketchup
    • Obtendo o Blender
    • Modelagem com 3DS Max
    • Mapeamento UV com 3DS Max
    • Modelagem com Blender
    • Mapeamento de objetos com Blender
    • Animação de personagem via Bones
    • Modelagem com Sketchup
    • Adicionando texturas com Sketchup
    • Modelagem com Wings3D
    • Mapeamento com Wings3D
    • Questionário
  11. Física

    Nesta aula, veremos como aplicar física nos nossos jogos.

    17 aulas
    • Física
    • Física básica para jogos 2D
    • Física avançada
    • Adicionando força a um objeto de game via código
    • Física para games
    • Adicionando força a um game object
    • Trabalhando com SpringJoint
    • Trabalhando com DistanceJoint
    • Trabalhando com HingeJoint
    • Trabalhando com SliderJoint
    • Trabalhando com Constant Force
    • Trabalhando com AreaEffector
    • Trabalhando com PointEffector
    • Trabalhando com PlataformEffector
    • Trabalhando com SurfaceEffector
    • Trabalhando com materiais físicos
    • Questionário
  12. Colisões

    Nesta aula, veremos como trabalhar com colisões.

    8 aulas
    • Colisões
    • Pulo de personagens
    • Trigger
    • Trabalhando com wheel joint 2D
    • Criando tiros 2D
    • Efeito de quebra
    • Coleta de itens
    • Questionário
  13. Áudio

    Nesta aula, veremos como trabalhar com áudio.

    3 aulas
    • Áudio em games 2D
    • Trabalhando com áudio
    • Questionário
  14. Animação

    Nesta aula, veremos como trabalhar com animação.

    17 aulas
    • Animação via imagesheet
    • Softwares para animação 2D
    • Conhecendo o Spriter2D
    • Primeiro projeto
    • Spriter Parado
    • Spriter Correndo
    • Spriter Atingido
    • Spriter Bones
    • Efeito explosão - Parte 01
    • Efeito explosão - Parte 02
    • Animação interna
    • Preparação para animar
    • Anima parado
    • Anima correndo
    • Anima atingido
    • Qualidade e tipo de imagens
    • Questionário
  15. Mapas

    Nesta aula, veremos como criar mapas.

    3 aulas
    • TileMap
    • Criando um TileMap
    • Questionário
  16. Inteligência artificial

    Nesta aula, veremos como trabalhar com Inteligência artificial.

    3 aulas
    • IA 2D
    • Coroutines
    • Questionário
  17. Otimizando o jogo

    Nesta aula, veremos como otimizar o jogo.

    2 aulas
    • Otimizando os jogos
    • Questionário
  18. Jogo Completo

    Nesta aula, criaremos um jogo completo.

    2 aulas
    • Criando um jogo completo - Parte 01
    • Criando um jogo completo - Parte 02
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