Amazon Ferramentas

AWS CLI v2: confira as novidades da nova versão

O AWS CLI v2 é uma ferramenta em linha de comando capaz de gerenciar recursos na AWS. Com ela é possível listar todas as EC2 no seu ambiente, ou até mesmo criar um novo banco de dados com RDS com poucos comandos. Nesse artigo vamos conhecer as novidades dessa segunda versão.

há 3 anos 10 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O AWS CLI v2 é uma ferramenta em linha de comando capaz de gerenciar recursos na AWS. Com ela é possível listar todas as EC2 no seu ambiente, ou até mesmo criar um novo banco de dados com RDS com poucos comandos. Primeiramente, para conhecer um pouco mais sobre o AWS CLI, veja como pode ser feita a instalação e configuração da primeira versão.

Amazon Web Services (AWS) - Fundamentos
Curso Amazon Web Services (AWS) - Fundamentos
Conhecer o curso

Novidades do AWS CLI v2

O AWS CLI v2 é a nova versão da ferramenta em linha de comando capaz de gerenciar seus recursos na AWS. Lançado em Fevereiro de 2020, o AWS CLI v2 conta com algumas novidades, como um novo script de instalação, novas formas de configuração e ao mesmo tempo um melhor suporte ao autocomplete.

A novidade ao ponto de vista da sua instação está eu não ter nenhuma dependência com o Python instalado na sua máquina. Agora o AWS CLI inclui internamente uma versão suportada do Python, configurado de forma isolada para evitando qualquer conflito com os pacotes já instalados.

Por fim, o AWS CLI v2 conta também com o auto-prompt e os assistentes. Com isso é possível criar seus recursos sem saber de cabeça todos os parâmetros necessários, bem como criar recursos mais complexos, que antes envolveriam um script com vários comandos.

Para utilizar o auto-prompt, basta inserir o parâmetro --cli-auto-prompt logo após o comando que você tem dúvida quais são os parâmetros necessários:

Demonstração do auto-prompt

Já para utilizar o assistente, utilize o subcomando wizard em determinados comandos do AWS CLI. No momento temos assistentes para os comandos configure, iam, dynamodb e lambda:

Demonstração do Wizard

Amazon Web Services (AWS) - Ferramentas de Rede e Distribuição de Conteúdo – Fundamentos
Curso Amazon Web Services (AWS) - Ferramentas de Rede e Distribuição de Conteúdo – Fundamentos
Conhecer o curso

Instalação e configuração no Linux

Vamos agora acompanhar como pode ser feita a instalação e configuração do AWS CLI v2 em um sistema Linux. Antes de mais nada, caso você já tenha instalado o AWS CLI na versão 1 no seu ambiente, é recomendado que você faça a desinstalação:

# Instalação pelo pip
pip uninstall awscli

# Instalação pelo bundled installer
sudo rm -rf /usr/local/aws
sudo rm /usr/local/bin/aws

Agora, você pode realizar a instalação a partir do seguinte script:

curl "https://awscli.amazonaws.com/awscli-exe-linux-x86_64.zip" -o "awscliv2.zip"
unzip awscliv2.zip
sudo ./aws/install

Logo depois, verifique se o AWS CLI está disponível:

> aws --version
aws-cli/2.0.17 Python/3.7.3 Linux/4.19.104-microsoft-standard botocore/2.0.0dev21

Por último, fazer a configuração do AWS CLI com sua access e secret key ficou mais fácil. Ao gerar suas chaves no console da AWS, é possível baixar um arquivo CSV contendo essas credenciais. O AWS CLI v2 consegue reconhecer diretamente esse arquivo e se configurar usando o comando abaixo:

aws configure import --csv file://credentials.csv

Com isso, você não precisa copiar e colar manualmente suas chaves, a princípio basta você baixar o CSV de credenciais e apontar para aquele caminho.

Linux - Fundamentos para desenvolvedores
Curso Linux - Fundamentos para desenvolvedores
Conhecer o curso

Conclusão

Nesse artigo conhecemos as principais novidades disponíveis no AWS CLI v2. Além de entregar uma ferramenta isolada das dependências da sua máquina, você ainda tem novas funcionalidades como o auto-prompt e os assistentes. Vale lembrar que os scripts que você já tinha com o AWS CLI v1 continuam funcionando com o AWS CLI v2, dessa forma você pode garantir a retrocompatibilidade.

Fiquem ligados e nos sigam nas nossas redes sociais, como Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn para receber mais dicas e novidades da TreinaWeb!

Autor(a) do artigo

Gabriel Machado
Gabriel Machado

Autor dos cursos de cloud computing da TreinaWeb. Graduado em Gestão de TI pela FATEC e quase bacharel em Sistemas de Informação pela UFSCar. Tem experiência em desenvolvimento backend com PHP, mas se encontrou trabalhando com DevOps. Microsoft Certified: DevOps Engineer Expert, Azure Solutions Architect Expert e Azure Data Engineer Associate, AWS Certified Solutions Architect - Associate, e Zend Certified Engineer (ZCE). @gmsantos

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos