AWS CLI v2: confira as novidades da nova versão

O AWS CLI v2 é uma ferramenta em linha de comando capaz de gerenciar recursos na AWS. Com ela é possível listar todas as EC2 no seu ambiente, ou até mesmo criar um novo banco de dados com RDS com poucos comandos. Primeiramente, para conhecer um pouco mais sobre o AWS CLI, veja como pode ser feita a instalação e configuração da primeira versão.

Amazon Web Services (AWS) - Fundamentos
Curso de Amazon Web Services (AWS) - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Novidades do AWS CLI v2

O AWS CLI v2 é a nova versão da ferramenta em linha de comando capaz de gerenciar seus recursos na AWS. Lançado em Fevereiro de 2020, o AWS CLI v2 conta com algumas novidades, como um novo script de instalação, novas formas de configuração e ao mesmo tempo um melhor suporte ao autocomplete.

A novidade ao ponto de vista da sua instação está eu não ter nenhuma dependência com o Python instalado na sua máquina. Agora o AWS CLI inclui internamente uma versão suportada do Python, configurado de forma isolada para evitando qualquer conflito com os pacotes já instalados.

Por fim, o AWS CLI v2 conta também com o auto-prompt e os assistentes. Com isso é possível criar seus recursos sem saber de cabeça todos os parâmetros necessários, bem como criar recursos mais complexos, que antes envolveriam um script com vários comandos.

Para utilizar o auto-prompt, basta inserir o parâmetro --cli-auto-prompt logo após o comando que você tem dúvida quais são os parâmetros necessários:

Demonstração do auto-prompt

Já para utilizar o assistente, utilize o subcomando wizard em determinados comandos do AWS CLI. No momento temos assistentes para os comandos configure, iam, dynamodb e lambda:

Demonstração do Wizard

Amazon Web Services (AWS) - RDS - Fundamentos
Curso de Amazon Web Services (AWS) - RDS - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Instalação e configuração no Linux

Vamos agora acompanhar como pode ser feita a instalação e configuração do AWS CLI v2 em um sistema Linux. Antes de mais nada, caso você já tenha instalado o AWS CLI na versão 1 no seu ambiente, é recomendado que você faça a desinstalação:

# Instalação pelo pip
pip uninstall awscli

# Instalação pelo bundled installer
sudo rm -rf /usr/local/aws
sudo rm /usr/local/bin/aws

Agora, você pode realizar a instalação a partir do seguinte script:

curl "https://awscli.amazonaws.com/awscli-exe-linux-x86_64.zip" -o "awscliv2.zip"
unzip awscliv2.zip
sudo ./aws/install

Logo depois, verifique se o AWS CLI está disponível:

> aws --version
aws-cli/2.0.17 Python/3.7.3 Linux/4.19.104-microsoft-standard botocore/2.0.0dev21

Por último, fazer a configuração do AWS CLI com sua access e secret key ficou mais fácil. Ao gerar suas chaves no console da AWS, é possível baixar um arquivo CSV contendo essas credenciais. O AWS CLI v2 consegue reconhecer diretamente esse arquivo e se configurar usando o comando abaixo:

aws configure import --csv file://credentials.csv

Com isso, você não precisa copiar e colar manualmente suas chaves, a princípio basta você baixar o CSV de credenciais e apontar para aquele caminho.

Linux - Fundamentos para desenvolvedores
Curso de Linux - Fundamentos para desenvolvedores
CONHEÇA O CURSO

Conclusão

Nesse artigo conhecemos as principais novidades disponíveis no AWS CLI v2. Além de entregar uma ferramenta isolada das dependências da sua máquina, você ainda tem novas funcionalidades como o auto-prompt e os assistentes. Vale lembrar que os scripts que você já tinha com o AWS CLI v1 continuam funcionando com o AWS CLI v2, dessa forma você pode garantir a retrocompatibilidade.

Fiquem ligados e nos sigam nas nossas redes sociais, como Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn para receber mais dicas e novidades da TreinaWeb!

Deixe seu comentário

Autor dos cursos de cloud computing da TreinaWeb. Graduado em Gestão de TI pela FATEC e quase bacharel em Sistemas de Informação pela UFSCar. Tem experiência em desenvolvimento backend com PHP, mas se encontrou trabalhando com DevOps. Microsoft Certified: DevOps Engineer Expert, Azure Solutions Architect Expert e Azure Data Engineer Associate, AWS Certified Solutions Architect - Associate, e Zend Certified Engineer (ZCE). @gmsantos

© 2004 - 2019 TreinaWeb Tecnologia LTDA - CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765, Conj 71 e 72 - Bela Vista - São Paulo - SP - 01311-200