Como aumentar sua produtividade nos estudos?

Estudar é preciso!

Já começaremos com a frase mais clichê de todos os tempos para te preparar pelo que vem pela frente.

Estamos em constante evolução e a todo momento aprendemos coisas novas ou aprimoramos nossos conhecimentos. Desta forma, a velha frase dita pelos nossos pais e professores, é que estudar realmente é preciso.

Também sabemos que, para muitos, estudar é, sem dúvidas, um excelente hobby, mas para outros… Sono, impaciência, inquietação, dispersões, tudo que torna o estudo monótono e exaustivo.

Neste artigo falaremos sobre algumas dicas que podem te ajudar a aumentar sua produtividade nos estudos e fazer com que aprender não seja somente preciso, mas prazeroso!

Git e GitHub - Controle de versão
Curso de Git e GitHub - Controle de versão
CONHEÇA O CURSO

Conheça seus horários

Todos nós possuímos um horário de maior produtividade. Conhecer esse horário é uma forma que você tem de se dedicar aos estudos sem estar com a sensação de improdutividade e aproveitar do seu descanso para fazer progressos.

Muitas pessoas produzem melhor a noite, desta forma, reservar alguns minutos para realizar uma leitura ou assistir vídeos fará com que sua rotina fique fixa aquele horário e tornará muito mais gratificante os minutos dedicados a você e ao seu aprendizado.

Comece por aquilo que você realmente gosta

Conhecer sobre aquilo que você realmente gosta também é essencial para aumentar sua produtividade. Não adianta você gostar de programação e estar estudando sobre algo que não segue a mesma linha daquilo que você possui afinidade. Acaba tornando seu estudo maçante e tedioso.

Então, se pergunte todos os dias: O que eu realmente gosto? Ao obter sua resposta, dedique-se sempre e será, sem dúvidas, gratificante.

Anotar é sempre uma excelente escolha

Fazer anotações será sempre uma ótima forma de fixar qualquer assunto. Se gosta de escrever, estudar com o caderno ao lado é uma ótima forma de melhorar sua produtividade. As anotações são essenciais na hora de sanar qualquer dúvida, seja anotações em cadernos ou até mesmo em seu computador.

Responda exercícios

Praticar exercícios para fixação também é uma forma de se manter produtivo nos estudos, pois você estará colocando em prática tudo que aprendeu em horas de dedicação.

Pensando nisso, todos os cursos da TreinaWeb possuem exercícios para melhorar a fixação do conteúdo abordado.

Intervalos são essenciais

Se alongar, beber água, fazer um lanche, ir ao banheiro, jogar \o/ qualquer coisa que te faça relaxar um pouco é essencial para te manter no foco.

Não acumule matéria

Sempre que estamos estudando, seja no colégio, na faculdade, pós-graduação, entre outros, acabamos acumulando matérias seguindo o pensamento que seremos capazes de terminar qualquer atividade no tempo determinado. Muitas pessoas conseguem, de fato, e se sentem mais confortáveis em realizar aquele trabalho um dia anterior à entrega, mas caso você não faça parte deste grupo, não acumule suas matérias.

A dica é simples: Ao chegar em casa, relaxe e dedique-se revisando aquilo que foi estudado, desta forma, caso possua alguma atividade mais complexa, com o passar dos dias você estará se dedicando a ela até a sua entrega final, além de evitar a correria e a noite mal dormida, seu aprendizado será, sem dúvidas, mais fixado.

Plante árvores

Sim! Você leu corretamente!

Recebi esta dica e achei maravilhoso compartilhar. Sabemos que o celular é um verdadeiro problema nos dias de foco extremo. São notificações de vários aplicativos que te levam a desbloquear a tela e lá se foram sagrados 30 minutos ou até horas de dispersão.

O aplicativo “Forest” (https://www.forestapp.cc/) é uma excelente opção para os amantes de celular. Nele você plantará árvores realizando qualquer que seja atividade, pois manterá seu aparelho bloqueado até aqueles minutos declarados por você.

É super simples de utilizar. Você programa o tempo que quer que seu aparelho fique bloqueado e enquanto isso sua arvorezinha estará crescendo. Caso ocorra o desbloqueio antes dos minutos que definiu, essa árvore morrerá. Sendo assim, acredito que não irá gostar de ver seu terreno cheio de árvores mortas. rs

Você pode dar nomes a essas “árvores” para acompanhar as atividades que foram realizadas e acompanhar também a sua produtividade no dia, semana, mês e ano. Lembrando: Nada te impede que também sejam árvores de verdade, afinal, o meio ambiente agradece! =)

Deixe seu comentário

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.