Carreira

Erros mais comuns ao se candidatar a vagas

Veremos neste artigo alguns erros que podem estar te prejudicando para conseguir a tão sonhada vaga.

há 1 ano 4 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Quando estamos buscando uma vaga de emprego, precisamos nos atentar à maneira que nos portamos. Existem alguns erros que ainda são bem comuns e que poderiam ser evitados. Por isso, veremos neste artigo os erros mais comuns ao se candidatar a vagas.

Não aplicar para a vaga se não tiver todos os requisitos

Ao contrário de outras áreas, na área de TI, é comum as vagas pedirem muitos requisitos - alguns até demais. Por isso, muitas vezes as empresas têm dificuldades de encontrar um profissional que atenda 100% dos requisitos. Ao final, caso ela não encontre esse profissional, ela provavelmente irá reavaliar os requisitos daquela vaga ou vai aceitar alguém que tenha a maioria.

Por isso, mesmo que você não atenda 100% dos requisitos e mesmo assim acredita que seria ideal para a vaga, você pode tentar e se candidatar. Isso porque às vezes você perde a oportunidade de uma entrevista somente porque não tentou, porque não aplicou para aquela vaga.

Mas, vale ressaltar, que essas situações são diferentes daquelas que você praticamente não combina com a vaga, ou seja, não tem quase nenhum dos requisitos pedidos. Se fizer isso, o recrutador vai pensar que você mandou a mesma aplicação genérica para várias vagas ou que simplesmente não prestou atenção.

Não se preparar para as entrevistas

É muito importante se preparar para cada entrevista que você tiver. Isso te deixará mais seguro e confiante.

Você pode treinar a maneira de se apresentar, as respostas de perguntas que você acredita que podem ser feitas, etc. Faça perguntas, questione, se mostre interessado, pois os recrutadores gostam de candidatos que se mostrem interessados pela vaga. Além disso, não esqueça suas soft skills que também são avaliadas durante o processo seletivo.

Aqui no blog temos artigos sobre entrevistas específicos para a área de TI. Temos um artigo com 5 dicas para entrevistas, que seriam mais as entrevistas gerais, primeiro papo e depois temos um artigo específico para entrevistas técnicas, que é uma etapa muito importante. Vale a pena conferir!

Mentir nas entrevistas

No meio da entrevista, devido ao nervosismo ou não, o profissional pode acabar mentindo sobre alguma habilidade ou omitindo algo, o que lá na frente pode acabar caindo em contradição. Isso serve até para aquela “aumentadinha” de leve que você fala sobre alguma habilidade/conhecimento que você tem, do cargo que exercia na empresa anterior, etc…

Por mais que você não saiba algo, é importante ser verdadeiro e deixar claro que, naquele momento, você não sabe, mas está em busca de aprender e tem força de vontade para isso.

Quando você fala que sabe algo que não sabe, essa mentira pode ser descoberta na própria entrevista, quando os recrutadores começam a se adentrar mais naquele assunto – já que você falou que sabe. No final, você pode ficar marcado porque mentiu na entrevista. Portanto, nunca faça isso!

Terraform - Tópicos Avançados
Curso Terraform - Tópicos Avançados
Conhecer o curso

Não pedir feedback

Quando se participa de processos seletivos, muitas vezes o “não” pode vir por um e-mail. Isso quando não é um e-mail com resposta genérica. Mas, existem empresas que dão um feedback melhor sobre o porquê você não avançou no processo.

É interessante tentar extrair ao máximo o feedback das empresas. Ainda que a resposta seja genérica, você pode pedir mais detalhes, pois gostaria de saber onde pode aprimorar. Essa é uma ótima forma inclusive de você fazer uma autoanálise.

Não se dedicar ao LinkedIn

Isso significa deixá-lo desatualizado, ficar muito tempo sem entrar, não se candidatar às inúmeras vagas que tem lá, não ter um networking com outros profissionais, etc.

O LinkedIn se tornou uma ótima ferramenta para encontrar um novo trabalho e se conectar com pessoas que podem te ajudar com isso. A maioria dos recrutadores estão lá para procurar por profissionais como você, então seja visto. Para mais dicas de LinkedIn, confira nosso artigo de como melhorar seu perfil no LinkedIn.

Não dar “satisfações”

O que isso quer dizer? Não ir as entrevistas, chegar atrasado (sabendo que iria atrasar) – e simplesmente “sumir”, não dar nenhuma satisfação.

Mesmo que você tenha desistido da vaga ou tenha aparecido algum problema que te impeçam de ir à entrevista, dar esse feedback ao recrutador que está te esperando é importantíssimo para que ele não perca tempo esperando por um candidato que não virá. E isso também vale caso você veja que infelizmente irá atrasar: avisar não custa nada e ainda vai mantendo o recrutador informado.

Se você não puder ir na entrevista no dia e simplesmente sumir, você acha que eles irão remarcar sua entrevista? Muito provavelmente não. Isso é muito diferente de quando você avisa. Não dar satisfações nesses casos, que você ainda nem entrou na empresa, se mostra uma atitude irresponsável e com falta de comprometimento. E, vamos combinar que são atitudes fáceis de contornar, certo?

Com essas atitudes que não são difíceis de colocar em prática, a chance de você conseguir uma vaga é bem maior. Se você tiver mais erros que inclusive já cometeu, conte para gente nos comentários :)

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos