Principais IDEs para desenvolvimento Java

IDE ou Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) é um software que auxilia no desenvolvimento de aplicações. Desta forma, combinam ferramentas comuns em uma única interface gráfica do usuário (GUI).

No artigo anterior, exploramos algumas características, vantagens e desvantagens em sua utilização, porém podemos dizer que, para o desenvolvedor, é uma forma de criar aplicações de maneira mais rápida, uma vez que estas IDEs auxiliam em todo o processo de desenvolvimento de uma aplicação.

Além disso, as IDEs proveêm diversos benefícios, como a análise de todo o código a ser escrito para identificar bugs causados por um erro de digitação, autocompletam trechos de códigos, e etc.

Java - Fundamentos
Curso de Java - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Sendo assim, veremos neste artigo as principais IDEs para desenvolvimento em Java.

Principais IDEs para desenvolvimento em Java

Eclipse

Logo do Eclipse

Lançada em 2001, possuindo como autor a IBM, sobre a licença EPL (Eclipse Public Licence), o Eclipse é uma IDE para desenvolvimento em Java que também suporta diversas outras linguagens apenas com a instalação de plugins (C/C++, PHP, Python, Kotlin, entre outras).

Dentre suas principais características podemos citar:

  • Multiplataforma: Pode ser executado nos diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux e macOS);
  • Tecnologia baseada em plugins: Através da instalação de plugins, o desenvolvedor poderá incrementar as funcionalidades do Eclipse;
  • Pacotes de desenvolvimento: Podemos utilizar diversos pacotes de desenvolvimento para criar diferentes tipos de aplicações com Java (Web e Desktop);
  • Uso de SWT (Standard Widget Toolkit): Widget toolkit para uso com a plataforma Java;
  • Criação de aplicações gráficas multiplataforma: Com o Eclipse podemos criar interfaces gráficas para aplicações Java.

O Eclipse é uma excelente IDE, muito utilizada no mercado. Desta forma, seu uso facilita a criação de aplicações Java tanto para Desktop ou Web.

O download do Eclipse poderá ser realizado em seu próprio site.

NetBeans

Logo do NetBeans

O NetBeans é uma IDE gratuita e de código fonte aberto para desenvolvimento Java, porém extensível para diversas outras linguagens, como PHP, Python, JavaScript, etc.

Lançada em dezembro de 2000, o NetBeans é uma das principais IDEs para o desenvolvimento Java.

Inicialmente desenvolvido como um software proprietário, em 2010, ao ser adquirido pela Oracle, o NetBeans se tornou parte do ecossistema Java, alavancando ainda mais sua utilização e popularidade.

Porém, em 2016, a Oracle propôs mover o projeto NetBeans para um projeto aberto dentro da Apache, o chamando de Apache NetBeans.

Dentre suas principais características, podemos citar:

  • Multiplataforma: Podemos utilizar o NetBeans nos principais sistemas operacionais do mercado (Windows, Linux e macOS);
  • Melhor suporte ao Java: Por fazer parte do ecossistema do Java, é a IDE oficial e recomendada pela própria Oracle;
  • Criação de interfaces: Possui suporte para criação de interfaces para aplicações web, desktop e mobile.

IDE oficial para o desenvolvimento Java, seja ela Desktop ou Web.

Em seu site é possível baixar o NetBeans, além de visualizar suas características.

IntelliJ

Logo do IntelliJ

O IntelliJ IDE é uma das principais IDEs do mercado.

Criada pela Jetbrains, uma empresa especializada no desenvolvimento de IDEs, o IntelliJ teve um crescimento impressionante nos últimos anos.

Apesar de ter sido lançada em 2001, foi a partir de 2010 que a IDE começou a ser reconhecida no mercado.

Em 2014, a Google anunciou que o Android Studio, uma IDE baseada no IntelliJ IDE para criação de aplicações Android, seria a IDE oficial para o desenvolvimento Android. Com este anúncio, as IDEs desenvolvidas pela Jetbrains ganharam mais visibilidade.

Dentre suas principais características, podemos citar:

  • Assistente de código: Possui um ótimo assistente de código, autocompletando trechos de sentenças para facilitar a criação de aplicações;
  • Uso de plugins: É possível desenvolver em diferentes tecnologias com o IntelliJ (Python, Dart, etc) com o uso de plugins;
  • Suporte nativo ao Kotlin: Podemos desenvolver aplicações utilizando o Kotlin, linguagem baseada no Java criada pela própria Jetbrains.

O IntelliJ cresceu muito nos últimos anos, se tornando uma das principais IDEs para o desenvolvimento de aplicações Java.

O IntelliJ possui duas versões, a “Ultimate” que possui diversos recursos, como ferramentas de bancos de dados, suporte nativo ao Spring e detecção de duplicidades.

Java - Orientação a objetos
Curso de Java - Orientação a objetos
CONHEÇA O CURSO

Já sua versão “Community”, um pouco mais limitada, porém completa o bastante para os principais desenvolvedores do mercado.

O download do IntelliJ pode ser feito em seu site oficial.

Podemos concluir que…

Como sabemos, uma IDE facilita (e muito) o desenvolvimento de aplicações, independente da linguagem e tecnologia que utilizamos.

No Java, o número de IDEs é bem alto, por isso, precisamos estudar bem a ferramenta que será utilizada em nossos projetos.

Neste artigo vimos algumas das principais opções do mercado, que possuem features essenciais e que facilita o desenvolvimento de nossos projetos.

Deixe seu comentário

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

© 2004 - 2019 TreinaWeb Tecnologia LTDA - CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765, Conj 71 e 72 - Bela Vista - São Paulo - SP - 01311-200