Java Tecnologia Principais IDEs para desenvolvimento Java

Veja neste artigo as principais IDEs para desenvolvimento em Java.

Ana Paula de Andrade 11 de maio de 2020

IDE ou Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) é um software que auxilia no desenvolvimento de aplicações. Desta forma, combinam ferramentas comuns em uma única interface gráfica do usuário (GUI).

No artigo anterior, exploramos algumas características, vantagens e desvantagens em sua utilização, porém podemos dizer que, para o desenvolvedor, é uma forma de criar aplicações de maneira mais rápida, uma vez que estas IDEs auxiliam em todo o processo de desenvolvimento de uma aplicação.

Além disso, as IDEs proveêm diversos benefícios, como a análise de todo o código a ser escrito para identificar bugs causados por um erro de digitação, autocompletam trechos de códigos, e etc.

Java - Fundamentos
Curso de Java - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Sendo assim, veremos neste artigo as principais IDEs para desenvolvimento em Java.

Principais IDEs para desenvolvimento em Java

Eclipse

Logo do Eclipse

Lançada em 2001, possuindo como autor a IBM, sobre a licença EPL (Eclipse Public Licence), o Eclipse é uma IDE para desenvolvimento em Java que também suporta diversas outras linguagens apenas com a instalação de plugins (C/C++, PHP, Python, Kotlin, entre outras).

Dentre suas principais características podemos citar:

  • Multiplataforma: Pode ser executado nos diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux e macOS);
  • Tecnologia baseada em plugins: Através da instalação de plugins, o desenvolvedor poderá incrementar as funcionalidades do Eclipse;
  • Pacotes de desenvolvimento: Podemos utilizar diversos pacotes de desenvolvimento para criar diferentes tipos de aplicações com Java (Web e Desktop);
  • Uso de SWT (Standard Widget Toolkit): Widget toolkit para uso com a plataforma Java;
  • Criação de aplicações gráficas multiplataforma: Com o Eclipse podemos criar interfaces gráficas para aplicações Java.

O Eclipse é uma excelente IDE, muito utilizada no mercado. Desta forma, seu uso facilita a criação de aplicações Java tanto para Desktop ou Web.

O download do Eclipse poderá ser realizado em seu próprio site.

NetBeans

Logo do NetBeans

O NetBeans é uma IDE gratuita e de código fonte aberto para desenvolvimento Java, porém extensível para diversas outras linguagens, como PHP, Python, JavaScript, etc.

Lançada em dezembro de 2000, o NetBeans é uma das principais IDEs para o desenvolvimento Java.

Inicialmente desenvolvido como um software proprietário, em 2010, ao ser adquirido pela Oracle, o NetBeans se tornou parte do ecossistema Java, alavancando ainda mais sua utilização e popularidade.

Porém, em 2016, a Oracle propôs mover o projeto NetBeans para um projeto aberto dentro da Apache, o chamando de Apache NetBeans.

Dentre suas principais características, podemos citar:

  • Multiplataforma: Podemos utilizar o NetBeans nos principais sistemas operacionais do mercado (Windows, Linux e macOS);
  • Melhor suporte ao Java: Por fazer parte do ecossistema do Java, é a IDE oficial e recomendada pela própria Oracle;
  • Criação de interfaces: Possui suporte para criação de interfaces para aplicações web, desktop e mobile.

IDE oficial para o desenvolvimento Java, seja ela Desktop ou Web.

Em seu site é possível baixar o NetBeans, além de visualizar suas características.

IntelliJ

Logo do IntelliJ

O IntelliJ IDE é uma das principais IDEs do mercado.

Criada pela Jetbrains, uma empresa especializada no desenvolvimento de IDEs, o IntelliJ teve um crescimento impressionante nos últimos anos.

Apesar de ter sido lançada em 2001, foi a partir de 2010 que a IDE começou a ser reconhecida no mercado.

Em 2014, a Google anunciou que o Android Studio, uma IDE baseada no IntelliJ IDE para criação de aplicações Android, seria a IDE oficial para o desenvolvimento Android. Com este anúncio, as IDEs desenvolvidas pela Jetbrains ganharam mais visibilidade.

Dentre suas principais características, podemos citar:

  • Assistente de código: Possui um ótimo assistente de código, autocompletando trechos de sentenças para facilitar a criação de aplicações;
  • Uso de plugins: É possível desenvolver em diferentes tecnologias com o IntelliJ (Python, Dart, etc) com o uso de plugins;
  • Suporte nativo ao Kotlin: Podemos desenvolver aplicações utilizando o Kotlin, linguagem baseada no Java criada pela própria Jetbrains.

O IntelliJ cresceu muito nos últimos anos, se tornando uma das principais IDEs para o desenvolvimento de aplicações Java.

O IntelliJ possui duas versões, a “Ultimate” que possui diversos recursos, como ferramentas de bancos de dados, suporte nativo ao Spring e detecção de duplicidades.

Java - Orientação a objetos
Curso de Java - Orientação a objetos
CONHEÇA O CURSO

Já sua versão “Community”, um pouco mais limitada, porém completa o bastante para os principais desenvolvedores do mercado.

O download do IntelliJ pode ser feito em seu site oficial.

VSCode

Logo VSCode

Lançado pela Microsoft em 2015, o Visual Studio Code (VSCode) é um editor de código para desenvolvimento de aplicações web, tendo uma grande adoção pelas comunidades de diversas linguagens e tecnologias, não atendendo somente a projetos ASP.NET como também projetos em Node.js.

Dentre suas principais características podemos citar:

  • Multiplataforma: Pode ser executado nos diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux e macOS);
  • Open source: seu código foi disponibilizado no GitHub, o que permite à comunidade contribuir com a criação de extensões e novas funcionalidades.
  • Integração com o git

O download do VSCode pode ser realizado em seu próprio site, além de podermos conferir diversas outras informações.

Podemos concluir que…

Como sabemos, uma IDE facilita (e muito) o desenvolvimento de aplicações, independente da linguagem e tecnologia que utilizamos.

No Java, o número de IDEs é bem alto, por isso, precisamos estudar bem a ferramenta que será utilizada em nossos projetos.

Neste artigo vimos algumas das principais opções do mercado, que possuem features essenciais e que facilita o desenvolvimento de nossos projetos.

Se você quer conhecer mais sobre essa linguagem, não se esqueça de acessar nosso Guia da linguagem Java. Te esperamos lá 🙂

Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Ana Paula de Andrade
    Ana Paula de Andrade

    Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados