Como começar com Java?

O Java é uma poderosa linguagem de programação em constante crescimento, sendo uma das mais populares entre os desenvolvedores. Com um forte desenvolvimento orientado a objetos, ela favorece o desenvolvimento de sistemas flexíveis e extensíveis.

É uma linguagem gratuita, tendo isso como um dos principais fatores que ajudou a popularizá-la entre os programadores e empresas no geral. O objetivo dessa linguagem é ser simples, orientada a objetos e de fácil aprendizagem.

Aprender Java é importante para qualquer profissional da área de desenvolvimento, pois essa é uma das linguagens que mais oferecem oportunidades no mercado de trabalho.

Curso de
CONHEÇA O CURSO

O que é o Java?

O Java é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Sun Microsystems, mas atualmente pertence à Oracle.

Possui arquitetura portável, ou seja, pode ser utilizada em diversos sistemas operacionais. Diferente das outras linguagens, que são compiladas para código nativo, o Java é compilado para um bytecode que é interpretado por uma máquina virtual. Sendo assim, as aplicações feitas em Java podem ser executadas em qualquer plataforma que possua a Java Virtual Machine (JVM) instalada.

Quem usa Java? E o que pode ser feito?

Por ser multiplataforma, você pode encontrar Java presente em diferentes dispositivos. Java está presente no acesso a serviços bancários online e até mesmo em aplicativos da Receita Federal, como por exemplo, o programa de declaração de imposto de renda.

Empresas como IBM, a rede social LinkedIn e a Netflix também utilizam Java em seus produtos.

Sintaxe do Java

Como qualquer outra linguagem, o Java tem as suas próprias regras de sintaxe e estrutura.

Vamos imprimir o tradicional “Hello World” e você verá como é fácil!

public class TreinaWeb {
    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Hello World!");
    }
}

Agora vamos partir para as classes em Java. Uma classe nada mais é que uma coleção de variáveis (estados) e métodos (comportamentos). Primeiramente vamos criar uma classe que define um cliente em um sistema de uma loja.

public class Cliente {
    private String nome;
    private String endereco;
    private int telefone;
}

Agora, vamos criar uma outra classe com um método:

public abstract class Animal {
   public abstract void fazerBarulho();
}

Neste caso, temos a classe Animal que tem o método fazerBarulho(). Porém, todos os animais não fazem o mesmo barulho, então podemos criar outras classes derivadas da classe Animal. Esta redefinição é classificada como uma sobreposição de métodos, no caso o fazerBarulho().

Como exemplo, vamos criar a classe Cachorro derivando da classe Animal:

public class Cachorro extends Animal {
     public void fazerBarulho() {
         System.out.println("Au!");
     }
}

Simples, não é? Além de tudo ainda temos reaproveitamento de código.

Quer declarar um array? Muito fácil também:

int[] notas = new int[4];

Neste caso teremos um array chamado “notas” com 4 posições. Para atribuir as notas ao array também não tem segredo, só vale lembrar que um array sempre começa na posição 0.

notas[0] = 10;
notas[1] = 6;
notas[2] = 8;
notas[3] = 5;

Mercado de trabalho

Desenvolvedores Java são muito requisitados pelo mercado de trabalho, devido a uma enorme escassez desses profissionais que estejam devidamente qualificados. Por isso é recomendado você estudar orientação a objetos mesmo que de forma básica, pois ela é essencial.

Segundo o site TIOBE (Programming Community Index Definition), o Java é a linguagem mais utilizada no mundo e a que permanece no topo atualmente, como podemos ver neste gráfico de janeiro/2018:

Como aprender Java?

Para aprender Java é importante você buscar um material que te traga todos os conceitos da linguagem e que te ajude a colocar tudo em prática. Aqui no TreinaWeb o curso de Java Básico é excelente para você começar pois ele aborda tudo isso.

E ainda tem mais: no final do curso é desenvolvido um projeto final onde você poderá acompanhar todo seu passo a passo.

Curso de
CONHEÇA O CURSO

Conheça nossa metodologia

Nosso ambiente de aprendizagem é 100% online. Nossa metodologia de ensino é baseada em vídeo aulas, apostilas, exercícios aula-a-aula e exemplos completos. Você estuda no seu tempo e ao final pode baixar o seu certificado digital ou solicitar o certificado impresso.

Na parte escrita, fornecemos um material totalmente atualizado e completo para que você possa usufruir do conteúdo, utilizando-se de textos e imagens. Já as vídeo-aulas são bem explicativas e práticas, abordando todo o conteúdo passo-a-passo, para que você entenda tudo da melhor maneira possível.

Além disso, você encontrará exercícios para poder fixar, praticar e aplicar todo o conteúdo aprendido. São exercícios que são propostos em cada aula do curso. Eles podem variar entre alguns formatos, como por exemplo questões de escolha única, questões de múltipla escolha e complemento de trechos de código.

Se ainda assim você tiver alguma dúvida, você poderá pedir ajuda aos nossos professores através de tickets de atendimento. Funciona como um canal direto entre você e o professor, onde você poderá realizar perguntas que serão respondidas muito brevemente!

Além disso, ainda pelo sistema suporte, você também poderá consultar todas as perguntas que já foram respondidas a outros alunos! =)

Quais conhecimentos preciso ter para iniciar este curso?

O curso é recomendado para você iniciar seus estudos na linguagem Java, no entanto, é interessante saber as bases necessárias para aprender qualquer linguagem de programação: “Lógica de Programação” e “Lógica Orientada a Objetos”.

Também ministramos esses cursos:

Curso de
CONHEÇA O CURSO
Curso de
CONHEÇA O CURSO

Gostou do que viu?

Se entusiasmou com a linguagem? Gostaria de conhecê-la com mais detalhes? Sim, você pode dar uma espiadinha. Acesse o nosso curso de Java Básico e veja algumas aulas de exemplo. =D

Curso de
CONHEÇA O CURSO

Bons estudos!

Deixe seu comentário
Share

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.