Como turbinar sua carreira em 2020

A área de TI sempre tem espaço para bons profissionais e, para sempre se manter competitivo e conseguir boas oportunidades, é preciso dar um up em sua carreira profissional. Isso vale tanto para quem está a procura de uma oportunidade quanto para quem já está colocado no mercado.

Veja neste artigo algumas dicas para turbinar sua carreira, visando o próximo ano.

Determine seus objetivos profissionais

É bom e necessário avaliar e reavaliar – quantas vezes for necessário – o desenvolvimento de nossa carreira, para ver se estamos na construção da carreira que realmente queremos para nós.

Tire um tempo para rever seus objetivos profissionais. O que era prioridade para você no começo do ano, pode ser não ser mais agora. Por exemplo, pode ser que você seja um desenvolvedor mas agora está empolgado em focar mais na área de BI por exemplo. Tendo essa visão, você consegue ver onde quer chegar e a partir disso, fica mais fácil buscar estratégias para chegar ao seu objetivo.

Para isso, não precisa definir coisas muito a longo prazo, pois se não cumprimos tendemos a desanimar, então você pode pensar em alguma estratégia e ir colocando em prática aos poucos. Por exemplo, no próximo semestre vou iniciar uma pós graduação e fazer inglês 2x na semana. São coisas que vão te ajudar muito profissionalmente e que possivelmente você consiga conciliar em sua rotina. Lembre-se que você é o responsável pela sua carreira.

Esteja aberto para o novo

A área de tecnologia muda a todo momento. Coisas novas surgem e muitas outras ainda estão por vir. Por isso, é importante sempre estar atento às mudanças que ocorrem em sua área de atuação e estar disposto a aprender coisas novas, não ficar preso somente a uma ferramenta ou apenas a uma maneira de fazer as coisas.

Isso também vale para mudanças profissionais. Às vezes ficamos presos a uma área que não estamos totalmente satisfeitos por comodismo, e poderíamos estar muito mais felizes em outra área. Pode ser que apareça alguma área que atende justamente ao que você está buscando e talvez você nem precisa mudar tanto assim para migrar de área, aproveitando todos os seus conhecimentos e adquirindo novos, para uma área mais específica. Veja o que você pode aprender e o quanto isso te ajudará a avançar.

Administrador AWS Júnior
Formação: Administrador AWS Júnior
Nesta formação você aprenderá os conceitos fundamentais para trabalhar com cloud computing, além de conhecer na prática a lógica de trabalho na Amazon Web Services (AWS) e seus principais serviços.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

Invista em si mesmo

O mercado de trabalho sempre é competitivo, não tem como. Precisamos ter nossos diferenciais e ser bom naquilo que fazemos. E, para isso, nada melhor que investir em nós mesmos. Cursos de aperfeiçoamento, cursos de alguma tecnologia que você não saiba ou não tenha tanto domínio, pós graduação, certificações, cursos de idiomas, são apenas algumas sugestões que você pode incluir no seu caminho. Além disso, você pode ir além da sua área de especialização, se abrindo para novas oportunidades.

Aprenda com os erros

A gente nunca sabe se algo vai dar certo se não tentarmos. E aí o resultado pode ser positivo ou negativo. Claro que ninguém gosta de ouvir um “não”, ou quando qualquer outra coisa dá errado, mas apesar de tudo devemos tentar ver o que e por que não deu certo para que possamos corrigir na próxima vez. É aquela velha história, “devemos aprender com os erros”. E realmente dá pra aprender bastante coisa.

Cerque-se de pessoas com o mesmo propósito

Essa é algo super fácil de se fazer e que eu acho muito importante. Dizem que temos amigos para diversas ocasiões, e isso também inclui amigos do seu meio profissional. Isso é importante pois temos uma troca de experiências, além de nos motivar ainda mais. Em certas ocasiões, um amigo pode te dar aquele empurrãozinho que faltava para você iniciar aquela pós que você tanto fica pensando se vai ou não vai. E claro, seja esse tipo de pessoa também =)

Com o passar dos anos, percebi o quanto isso nos ajuda. Isso faz com que gere motivação e admiração pelas pessoas ao nosso redor, não é concorrência, ok?

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.