Algoritmos Desenvolvimento Python Machine Learning

Criando um Chatbot com Python

Veja neste artigo como criar um Chatbot utilizando o Python.

há 5 anos 4 meses

Formação Desenvolvedor Python
Conheça a formação em detalhes

Os chatbots são aplicações que trocam e gerenciam mensagens. Atualmente, várias empresas estão investindo neste segmento para a criação de assistentes virtuais (robôs que interagem com o usuário e realizam determinadas tarefas cotidianas).

Neste artigo veremos como criar um chatbot com Python que interage com o usuário e aprende enquanto conversa em um jogo de perguntas e respostas.

Instalando as ferramentas

O primeiro passo para o desenvolvimento do nosso chatbot é instalar as ferramentas necessárias. Para isso, vamos precisar do Python, PIP e da biblioteca Chatterbot. Também vamos utilizar o PyCharm em sua versão Community para ajudar no desenvolvimento, mas seu uso é opicional.

O download do Python pode ser feita por meio do seu site oficial e o processo é bem simples (next > next > finish).

Já o PIP, gerenciador de pacotes do Python, pode ser baixado também por meio de seu site oficial. Todo o processo de instalação do PIP pode ser visto neste post do blog da TreinaWeb.

Por fim, com o Python e o PIP instalados, precisamos instalar a biblioteca Chatterbot. Para isso, após criar o projeto no PyCharm, vamos até a aba “Project Interpreter”, localizado em “Preferences” dentro do PyCharm. Lá, vamos buscar pela biblioteca Chatterbot e realizar sua instalação, como podemos ver abaixo:

Feito isso, todas as ferramentas necessárias já estão instaladas e prontas para serem utilizadas.

Criando o Chatbot

O processo de criação do Chatbot é bem simples. Basicamente, vamos criar uma lista de perguntas e respostas que serão usadas como aprendizado inicial do nosso Bot. A partir daí, utilizaremos alguns métodos para que todas as perguntas e respostas que vamos informando para ele, sejam analisadas, processadas e aprendidas conforme o tempo. Veremos abaixo todo o código detalhado:

from chatterbot.trainers import ListTrainer
from chatterbot import ChatBot

O primeiro passo para a criação do nosso chatbot é importar o método ListTrainer responsável por permitir que uma lista de strings seja utilizada no processo de aprendizagem do Bot. Após isso, importamos o construtor Chatbot para que possamos criá-lo em nosso programa.

Feito isso, precisamos inicializar nosso Chatbot e determinar a lista inicial de mensagens que serão utilizadas como base para o aprendizado do Bot:

bot = ChatBot('TW Chat Bot')

conversa = ['Oi', 'Olá', 'Tudo bem?', 'Tudo ótimo', 
			'Você gosta de programar?', 'Sim, eu programo em Python']

bot.set_trainer(ListTrainer)
bot.train(conversa)

Com isso, nós registramos três perguntas. Por padrão, cada resposta se refere ao item anterior da lista. Por exemplo, a string ‘Olá’ se refere como resposta da pergunta ‘Oi’. Já a string ‘Tudo ótimo’ é resposta da pergunta ‘Tudo bem?’ e assim por diante.

Após isso, definimos, através do método train(), que utilizaremos a lista conversa como ponto de partida para o aprendizado do Bot.

Finalmente, criamos um loop infinito que vai capturar a pergunta do usuário, buscar uma possível resposta e retornar ao usuário. Definimos, também, que se o grau de confiança da resposta for menor que 0.5, o Bot vai informar que ainda não sabe responder tal pergunta:

while True:
    pergunta = input("Usuário: ")
    resposta = bot.get_response(pergunta)
    if float(resposta.confidence) > 0.5:
        print('TW Bot: ', resposta)
    else:
        print('TW Bot: Ainda não sei responder esta pergunta')

Sendo assim, o código final do nosso Chatbot pode ser visto abaixo:

from chatterbot.trainers import ListTrainer
from chatterbot import ChatBot

bot = ChatBot('TW Chat Bot')

conversa = ['Oi', 'Olá', 'Tudo bem?', 'Tudo ótimo', 'Você gosta de programar?', 'Sim, eu programo em Python']

bot.set_trainer(ListTrainer)
bot.train(conversa)

while True:
    pergunta = input("Usuário: ")
    resposta = bot.get_response(pergunta)
    if float(resposta.confidence) > 0.5:
        print('TW Bot: ', resposta)
    else:
        print('TW Bot: Ainda não sei responder esta pergunta')

Vale ressaltar que as perguntas e respostas do nosso ChatBot vão sendo armazenadas em um banco de dados SQLite criado automaticamente. Um outro ponto importante é que o processo de aprendizado é um pouco lento, então você terá que conversar alguns minutos com seu ChatBot até que ele aprenda novas perguntas e suas respectivas respostas.

Após isso, podemos executar nosso ChatBot e conversar com nosso novo amigo. Para isso, clicamos com o botão direito no arquivo e selecionamos a opção “Run”:

Nosso ChatBot será inicializado e nós podemos trocar mensagens com ele. Após alguns minutos de conversa, você perceberá que o ChatBot fará perguntas que não estão cadastradas em nossa lista conversa. Estas perguntas são aprendidas com o tempo e armazenadas no banco de dados:

Nem sempre as respostas possuem exatidão, mas este processo vai melhorando com o tempo. Basta você indicar o caminho correto para o Bot que ele aprenderá mais rápido.

Concluindo

Neste artigo vimos como é simples criar um ChatBot com Python. O processo de aprendizado, no início, é demorado, mas vai melhorando com o tempo. Após alguns minutos de conversa, você terá um amigo pra dialogar nas horas vagas sobre os assuntos que você mais gosta. :D

Python - Orientação a objetos
Curso Python - Orientação a objetos
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Fagner Pinheiro
Fagner Pinheiro

Professor na TreinaWeb e graduado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. Apaixonado por desenvolvimento web, desktop e mobile desde os 12 anos de idade. Já utilizou todos os sistemas operacionais possíveis, mas hoje se contenta com o OSX instalado em seu desktop. Quando não está trabalhando, é IGL e Awper do time de CS:GO da Treinaweb. Até passou em uma peneira do Cruzeiro, mas preferiu estudar Python.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos