Magento

O que é Magento?

Veja neste artigo o que é o Magento.

há 3 anos 7 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O Magento é uma plataforma completa para criação de lojas virtuais de qualquer porte ou segmento, tendo sua primeira versão estável lançada em 2008.

De código aberto, escrito em PHP e com o banco de dados MySQL, utiliza elementos do Zend Framework. Atualmente, segue sobre o domínio da Adobe, após sua compra em 2018.

É muito utilizado no mercado, diversas são as empresas que o utilizam, dentre elas podemos citar: Coca-cola, Samsung, Nike, Burger King, dentre outras.

Construído em módulos independentes, permite que os desenvolvedores criem novas funcionalidades a partir das necessidades do mercado.

Magento - Criação de lojas virtuais Básico
Curso Magento - Criação de lojas virtuais Básico
Conhecer o curso

Com o Magento é possível instalar novos módulos criados por colaboradores de todo o mundo. Desta forma, sua customização pode ser feita de forma rápida e prática. Como exemplo, possuímos os módulos dos correios e do boleto eletrônico, amplamente utilizados no Brasil, mas não somente eles, temos também os módulos de pagamento, ERP, integração com e-mail marketing, dentre outros. Dispõe de diversos módulos gratuitos ou pagos e integração com outros sistemas.

Características do Magento

Além da possibilidade da instalação de novas funcionalidades (módulos), diversas são as vantagens em sua utilização. Dentre elas podemos citar:

  • Inclui diversas funcionalidades dos grandes players do mercado;
  • Possui otimização de sites (SEO);
  • Dispõe de uma infinidade de módulos (Plugins);
  • Arquitetura modular e escalável;
  • Multiplataforma;
  • Customização da aparência;
  • Amplamente utilizado no mercado;
  • Suporte a múltiplas moedas;
  • Open Source, entre outras.

Versões disponíveis

O Magento possui duas versões disponíveis, a Community e a versão Enterprise.

A versão Community foi a primeira lançada em 2008, tendo a sua atualização em 2015 com a chegada do Magento 2.0, o tornando ainda mais poderoso. É uma versão gratuita com recursos básicos para lojas virtuais como cadastro de produtos, inserção de preços, gerenciamento de produtos, emissão de relatórios e administração de estoques.

Já a versão Enterprise é a edição paga do Magento, que conta com todas as funções disponíveis na versão Community, porém sendo mais voltada para grandes grupos empresariais que demandam um grande volume de transações, além de possuir mais desempenho, flexibilidade e opções de personalização.

Vantagens de utilizar o Magento

Visualizando as suas características já podemos dizer que o Magento é uma excelente opção para a criação do seu e-commerce. Dentre suas diversas vantagens podemos citar:

  • Foco em E-commerce: Por ser inteiramente focado na construção de e-commerces, o Magento se destaca em sua grande variedade de recursos e extensões para a criação da sua loja online;
  • Escalabilidade: O Magento, por ser Open Source, também recebe contribuições de melhorias desenvolvidas pela comunidade, ajudando no crescimento da plataforma;
  • Otimização de sites (SEO): Permite a aplicação de técnicas de SEO nas páginas de vendas de produtos ou serviços, mantendo destaque pelos motores de busca;
  • Gratuito: Por possuir seu código aberto, não precisamos pegar nada para construir uma loja online utilizando o Magento.

Magento - Criação de lojas virtuais Intermediário
Curso Magento - Criação de lojas virtuais Intermediário
Conhecer o curso

Concluindo

Como vimos neste artigo, o Magento é uma excelente plataforma para criação de lojas online. Utilizado por diversas empresas no mundo, permite a criação de e-commerce de forma gratuita e personalizada.

Todas as informações sobre o Magento podem ser encontrados em seu site oficial.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos